Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitch

Caravan SandWitch | REVIEW

A Dear Villagers traz ao STEAM e aos consoles o seu mais ambicioso jogo de exploração, Caravan SandWitch, que chama a atenção por seu formato único e sua proposta imersiva.

Caravan SandWitch - Cover
  • Jogo: Caravan SandWitch
  • Desenvolvedora: Studio Plane Toast
  • Publicadora: Dear Villagers
  • Lançamento: 12 de setembro de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Adventure
  • Plataformas: PS5, SW, PC
  • Site Oficial: Aqui
Caravan SandWitch - Logo

Um Aventura Reconfortante

Caravan Sandwitch é o mais novo jogo de aventura da Dear Villagers. A proposta do jogo é oferecer uma aventura lúdica e inesquecível, no qual o jogador tem total liberdade para explorar um planeta inóspito e cheio de histórias e segredos. Não há inimigos no jogo, nem qualquer tipo de combate. Não há nem mesmo barra de vida, ou dano por queda, independente de quão alto caia. A ideia é justamente oferecer uma experiência relaxante e criativa.

A história começa quando a jovem Sauge recebe uma mensagem da nave de sua irmã, Garance, que havia desaparecido seis anos antes. Ela já considerava a irmã morta, pois a nave sumiu e nunca mais foi encontrada, mas ao receber a mensagem, ela resolve investigar. Sauge volta então ao planeta Cigalo, onde costumava viver em família anos atrás, para encontrá-la. Os recursos naturais do planeta Cigalo foram subtraídos por uma impiedosa organização futurista, chamada Consórcio, a principal antagonista da história. Ao retornar ao planeta, ela reencontra seu pai, assim como velhos amigos e conhecidos, e precisa da ajuda deles para conseguir explorar o planeta. Esses amigos irão fornecer missões principais e secundárias, que ajudarão a desenvolver a trama do jogo e a história individual de cada personagem.

A história do jogo progride em um ritmo confortável, através de cenas conforme completamos as missões. A trama segue um tom bem leve, mesmo ao tratar temas de bem complexos, como relacionamentos familiares conturbados, crises climáticas e crescimento desenfreado do consumo de bens materiais. Há momentos de tensão, de suspense e de comédia, mas nada pesado. Os personagens da história são fofos e carismáticos, mas é uma pena que não há vozes no jogo (com exceção de algumas poucas músicas cantadas), isso abrilhantaria ainda mais a personalidade de cada um.

Explorando Cigalo

Caravan SandWitch é um jogo de aventura e exploração, e a sua jogabilidade se assemelha a um jogo de plataforma. Controlamos Sauge em terceira pessoa, e passaremos boa parte do tempo pulando, interagindo com máquinas e resolvendo quebra-cabeças simples. Neste quesito, o jogo funciona como um jogo de plataforma, em que temos de olhar ao redor, ver onde temos de chegar e tentar identificar como vamos conseguir chegar até lá. Sempre há uma rota para se chegar ao objetivo, o que geralmente envolve uma série de saltos e alavancas.

Nenhum quebra-cabeça do jogo é complicado demais, já que o jogo fornece muitas pistas. Sempre há alguma linha colorida para seguir, ou mesmo elementos do cenário que apontam na direção certa. O padrão de cores do jogo ajuda a identificar exatamente o que precisa ser feito até mesmo fora das construções, uma vez que cores avermelhadas indicam locais que podem ser escalados, por exemplo. Basta prestar atenção ao cenário que o caminho a ser seguido fica bem à vista.

Os cenários são lindos, e o planeta é excelente para se explorar. Com vários biomas diferentes, encontrará montanhas, cavernas, florestas, desertos, construções enormes e ruínas antigas. O planeta já foi muito vivo e cheio de gente, mas com os excessos na extração de matéria-prima e a saída de moradores para outros planetas, agora se encontra abandonado. Apesar de ainda haver moradores no planeta, a maior parte de suas construções está abandonada, dando um ar misterioso de mundo pós apocalíptico.

Tunando Nossa Caranga

Além de explorarmos a pé, estaremos dirigindo por boa parte do tempo. Sauge consegue uma van de exploração, que ela usa para se locomover ao longo do planeta. A direção é simples, uma vez que o jogo não quer ser um simulador, e a ideia é relaxar. Não precisa se preocupar com curvas complicadas, nem com a gasolina, e nem com acidentes. Pode ser um pouco complicado transitar em terrenos mais acidentados, mas caso capote a van, poderá voltar automaticamente para a cidade. É possível descer da van a qualquer momento, caso precise escalar algo ou pegar alguma coisa.

Mas apenas dirigir, pular e pressionar alavancas não será suficiente para desbravarmos todo o cenário. Para conseguirmos avançar mais, será preciso realizar upgrades para nosso veículo. Obtendo os componentes necessários, poderá realizar diversas melhorias na van, na forma de novas bugigangas. Podemos adquirir um radar que nos permite localizar componentes e equipamentos eletrônicos por perto, um poderoso gancho que pode arrancar portas e servir como tirolesa, e também um carregador que nos permitirá eletrificar equipamentos à distância usando a bateria do veículo.

Enquanto explora Cigalo, encontrará diversos locais inalcançáveis, que só poderá chegar com os novos periféricos. O jogador pode marcar estes locais no mapa, com pontos de interesse, para voltar depois, quando tiver tudo o que é necessário. Esses locais difíceis de alcançar podem levar a mais componentes, locais de meditação e também a estações de rádio, que nada fazem a não ser tocar uma música relaxante. A exploração às vezes leva apenas a locais lúdicos e bonitos, sem que necessariamente sejam locais necessários para o desenvolver da história do jogo.

Caçando Componentes

Para podermos realizar as melhorias na nossa querida van, precisaremos encontrar componentes. Há diversos componentes espalhados pelo mundo, em diversos equipamentos eletrônicos destruídos. Também receberá muitos componentes em baús enterrados e como recompensa por completar missões secundárias. Vale a pena explorar cada canto do planeta em busca desses itens essenciais.

Os componentes são divididos em quatro categorias, com diferentes níveis de raridade, indo do verde ao roxo. Os componentes verdes são os mais fáceis de encontrar, e estão por toda parte. Os vermelhos são um pouco mais raros, depois os amarelos e os roxos, que possuem uma quantidade bem limitada e só estão presentes em locais bem difíceis de se chegar. O jogo possui uma grande quantidade de componentes, muito mais do que o necessário para comprar todas as melhorias, então não precisa serão excessivamente meticuloso na busca pelos itens. Até porque, uma vez que realize todas as melhorias na van, não haverá outra serventia para os componentes sobressalentes.

Além das melhorias, a van também pode ser customizada com uma série de apetrechos cosméticos que não servem para nada a não ser deixar a van mais fofinha. Esses itens são obtidos ao completar missões secundárias e pequenas tarefas adicionais para os moradores do planeta. Já a Sauge em si, ou os demais personagens e localidades, não podem ser customizados.

Conheça Todes

A Sauge fará diversos amigos ao longo de sua aventura, e também reencontrará velhos conhecidos. Esses amigos abrilhantam cada cenário com seu estilo próprio. Conhecerá os moradores da vila de Estello, a única grande cidade do planeta, os nômades, que são pessoas que não possuem moradia fixa, pois vivem nas ruínas do planeta, e também os reinetos, criaturas incríveis e imortais que vivem no planeta e são uma fonte inesgotável de sabedoria.

Os amigos irão fornecer missões para Sauge, que envolvem explorar e escalar novos locais. Para completar essas missões, precisará usar novas bugigangas e habilidades. Diversas dessas missões são temporárias, só ficando disponíveis ao longo daquele capítulo. Quando for encerrar o capítulo, o jogo irá avisar se ainda houver missões temporárias não completadas. Caso avance o jogo sem completar as missões temporárias, aquela linha de missões ficará perdida para sempre. Ao completar as missões secundárias, novas ficarão disponíveis, criando uma rede de missões que fornece mais detalhes sobre as relações dos personagens e sua importância para a trama e para o planeta.

Vale mencionar que Caravan SandWitch está presente na língua portuguesa, e com direito à linguagem neutra. O jogo aposta firme na ideia da linguagem neutra, de modo que os personagens falam entre si em língua neutra (elu, dile, todes). É meio estranho acompanhar alguns diálogos quando não se está familiarizado com o dialeto, mas logo se acostuma.

Caravan SandWitch – Vale a Pena?

Recomendo imensamente o Caravan SandWitch para todos os fãs de aventura e exploração. O jogo é bonito, relaxante e muito divertido. Considero este um dos melhores jogos independentes que joguei este ano, e sua proposta é muito bem-vinda nos dias atuais. Se for um fã do gênero, não deixe de conhecer Caravan SandWitch.

Caravan SandWitch foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Dear Villagers – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Caravan SandWitch

Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Som - 8
Dificuldade - 9
Fator Replay - 9.5

9.2

Recomendo imensamente o Caravan SandWitch para todos os fãs de aventura e exploração. O jogo é bonito, relaxante e muito divertido. Considero este um dos melhores jogos independentes que joguei este ano, e sua proposta é muito bem-vinda nos dias atuais. Se for um fã do gênero, não deixe de conhecer Caravan SandWitch.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo