Após aquisição da Sony, Bungie anuncia demissão de 220 funcionários, além de uma realização de outros 230 para divisões da Sony. A empresa alega dificuldades financeiras devido ao atual momento da indústria de games.
Se justificando, a Bungie, revela que mesmo com o sucesso da expansão The Final Shade de Destiny 2, a Bungie esgotou todas as suas alternativas, e diante do momento conturbado que passa a indústria de games, precisou rever sua posição financeira para manter a saúde da empresa.
Por mais de cinco anos, nossa meta foi lançar jogos em três franquias globais duradouras. Para concretizar essa ambição, criamos vários projetos de incubação, cada um deles formado por líderes de desenvolvimento sênior de nossas equipes existentes. Por fim, percebemos que esse modelo espalhava muito nosso talento. Também forçou nossas estruturas de suporte de estúdio a escalar para um nível maior do que poderíamos suportar realisticamente, dados nossos dois produtos principais em desenvolvimento — Destiny e Marathon.
Além disso, em 2023, nossa rápida expansão colidiu de frente com uma ampla desaceleração econômica, uma forte desaceleração na indústria de jogos, nossa falta de qualidade com Destiny 2: Lightfall e a necessidade de dar a The Final Shape e Marathon o tempo necessário para garantir que ambos os projetos entregassem a qualidade que nossos jogadores esperam e merecem. ”— Pete Parsons
A Bungie deixa de ter 1.300 colaboradores passando para 850. De acordo com o CEO Pete Parsons, o estúdio foi “ambicioso demais, nossas margens de segurança financeira foram posteriormente excedidas e começamos a ficar no vermelho”.
Os colaboradores que continuam na Bungie, vão trabalhar exclusivamente em Destiny e Marathon.
Fonte: Bungie