Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Bot Gaiden | REVIEW

Continua após a publicidade..

Se você sente saudades dos jogos de ação 2D da era 16 bits e quer diversão garantida com uma boa dose de desafio, você precisa conhecer melhor Bot Gaiden. O game reúne diversas das características mais marcantes de uma geração com leves toques de modernidade, incluindo fases frenéticas, dificuldade elevada e batalhas intensas contra chefes. O jogo já foi lançado para PC há alguns meses, e chega recentemente aos consoles.

  • Jogo: Bot Gaiden
  • Desenvolvedora: SwordSwipe Studios
  • Publicadora: Eastasiasoft
  • Lançamento: 7 de dezembro de 2022
  • Número de Jogadores: 1 ou 2 jogadores cooperativo
  • Gênero: 2D Shooter / Platformer
  • Plataformas: PS4 / PS5 / XONE / XSXS / Switch / PC
  • Site Oficial: Aqui

Ninja Gaiden + Mega Man + Sonic

Bot Gaiden é um jogo de plataforma 2D de alta velocidade e com ação frenética. Trata-se de uma mistura muito bem-vinda de Ninja Gaiden com Mega Man, com alguns toques modernos que fazem toda a diferença. O jogo possui uma pegada diferenciada justamente pelo seu lado frenético, totalmente baseado na velocidade e ancorado na tentativa e erro constante, aspecto que era muito presente nos jogos da geração 16 bits.

Continua após a publicidade..

O jogador pode escolher jogar com Robyu ou com Bytron, os ninjas-robôs que são os protagonistas da história. Caso tenha um amigo local, poderá jogar de modo cooperativo, com os dois personagens destroçando inimigos em alta velocidade pela tela. A trama gira em torno da mente do mal, Giorqio, que roubou 6 Power Skulls, itens de imenso poder, e os deixou protegidos por seus melhores capangas robôs, cada um em uma base diferente. Nossa missão é ir em cada base, eliminar o capanga robô e reaver o Power Skull. Após obter todos os 6 Power Skulls, podemos ir até a base secreta do Giorqio e acertar as contas diretamente com ele. E haverá muito o que fazer até lá!

O jogo é totalmente 2D com ação lateral. Cada estágio possui diversos obstáculos e inimigos para ultrapassar. Não espere enigmas ou qualquer coisa que diminua o ritmo do jogo, a ideia é ser rápido! Robyu e Bytron atacam com espadadas, e possuem saltos simples como sua movimentação básica. Conforme avança pelas fases, é possível encontrar power-ups temporários que acrescentam novas formas de ataque, como shurikens e saltos turbinados, o que torna mais fácil matar os vários robôs pelo caminho. De início, precisará de poucos golpes para morrer, e cada morte retira uma vida e lhe coloca no último checkpoint, sem resetar seu tempo. Há poucas vidas disponíveis de início, mas conforme avançar, irá adquirir vidas adicionais.

Além disso, vale mencionar que o jogo foi perfeitamente pensado para ser jogador em modo cooperativo. O game garante que os dois jogadores irão se divertir na aventura, mesmo que um dos jogadores não seja lá muito bom com o estilo de jogo. O personagem que ficar para trás pode alcançar o personagem mais avançado automaticamente, todas as habilidades são imediatamente compartilhadas e o jogo cooperativo possui uma série de facilidades únicas que tornam esse modo o ideal para jogar com um amigo ou parente.

Acúmulo de Poderes

Há 7 estágios no jogo, sendo 6 deles disponíveis desde o início, para serem jogados na ordem que preferir. A primeira fase possui um tutorial embutido, sendo a escolha mais óbvia para iniciantes, mas pode realmente escolher qualquer fase que quiser. Cada fase possui inimigos diferentes, um design completamente diferente, e todas terminam com uma intensa batalha contra chefe ao final. Cada fase possui uma série de poderes diferente para ser liberada, de acordo com a velocidade em que conseguiu concluir a fase.

Completar as fases dentro dos tempos estipulados garante habilidades únicas e permanentes. Sempre que uma fase é concluída, independente do tempo, ele receberá uma vida extra, o que já é um excelente prêmio. Além disso, há um prêmio de prata, recebido ao completar a fase em menos de 4 minutos, e um prêmio de ouro, recebido ao completar a fase em menos de 2 minutos. A primeira fase, Ratbot, por exemplo, garante a habilidade de prata Shield Batteries, que nos permite receber um dano extra sem perder habilidades, e é muito útil. Quase todos os poderes são muito úteis e valem a pena serem adquiridos.

A liberdade de escolha de fases lembra inicialmente a dinâmica de Mega Man, em que o jogador era livre para escolher qual chefe derrotar primeiro baseado na escolha de qual poder queria adquirir primeiro. A ideia é basicamente a mesma, com a diferença que o poder adquirido com um chefe não necessariamente irá fornecer uma vantagem exclusiva contra outro chefe, não interferindo tanto na ordem. Cada poder adquirido deixa todas as próximas fases mais fáceis, então fica realmente em critério pessoal a escolha da próxima fase.

Domine cada Estágio

A ideia de progressão do jogo é bem clara. A primeira vez em que conseguir terminar uma fase, receberá uma vida extra, além de provavelmente uma nova habilidade, o que irá facilitar consideravelmente a próxima fase, e a próxima luta contra chefão. Não há uma ordem específica de chefes a serem derrotados, você pode ir para qualquer um que preferir. Cada chefe irá fornecer uma habilidade diferente, mas essas habilidades não irão exatamente ser mais ou menos eficiente contra outro chefe, e sim fornecer ferramentas que tornam o jogo em si mais fácil, como pulo duplo e triplo, tipos diferentes de ataque, escudos protetores e mais.

O principal objetivo do jogo é a velocidade. O game quer que você seja não apenas rápido, mas muito, muito rápido. Primeiro porque o chefe da fase ganha vida adicional a cada segundo que você leva para chegar até ele, então, se for realmente rápido, poderá encurtar bastante o dano necessário para derrotá-lo. Em segundo lugar, porque há uma meta de tempo a ser batida para completar a fase (meta esta que não reseta quando se morre, fique ciente disso), e irá adquirir poderes incríveis se bater essa meta.

É claro que não é nem um pouco fácil atingir esses objetivos. Há uma série de obstáculos em seu caminho, tanto de saltos em plataforma quanto de inimigos. O caminho é sempre simples e linear, mas oferece opções diferentes de caminho dentro do mesmo traçado. As fases foram pensadas para serem completadas de várias formas, usando diferentes níveis de habilidade. Sempre há um modo de desviar ou passar pelos inimigos sem precisar realmente matá-los. Lembre-se que não é necessário matar os inimigos para avançar, limite-se a matar os inimigos que estejam diretamente em seu caminho. Lidar com os inimigos consome muito tempo, e o modo mais rápido de completar a fase na meta de tempos é decorar a localização deles e desviar de seus ataques enquanto avança correndo.

Para facilitar a sua jornada, há uma série de power-ups espalhados pela fase, alguns em locais de difícil acesso, que podem ou não valer a pena serem coletados. Caso colete os power-ups, poderá obter vantagens que lhe permitirão avançar ainda mais rápido pela fase, a menos que o power-up fique em um local do qual não consiga sair rapidamente. A ideia é minimizar ao máximo o tempo perdido, então não perca tempo à toa. Não há áreas secretas ou colecionáveis no jogo, então não há motivos para ficar explorando. Tenha como foco chegar ao final no menor tempo possível, e acostume-se a morrer diversas vezes até começar a sentir a fase na palma da sua mão.

Seja Persistente

Bot Gaiden não é um jogo fácil de se dominar, muito pelo contrário. Sua mecânica de morte rápida e retorno rápido, além do sistema de vidas, o tornam pouco convidativo a um iniciante em jogos de ação 2D. Pensando nisso, há quatro dificuldades para escolher: Casual, Normal, Hardcore e Ludicrous. Quem estiver tendo dificuldades, recomendo imensamente que coloque na dificuldade Casual e se acostume com a jogabilidade. Não há motivos para se sentir frustrado ao não conseguir completar uma fase ou chefe. Tire proveito da opção de dificuldade e reduza um pouco até se sentir confortável com a dificuldade. Jogue do seu jeito!

É muito difícil mesmo conseguir bater o tempo de dois minutos logo de cara, mesmo na dificuldade Casual. Porém, conforme completar fases, irá pegar novas habilidades permanentes e pegar as manhas do jogo, deverá conseguir. Entenda que o jogo quer que você rejogue cada fase diversas vezes, então não fique parado na mesma fase tentando obter o recorde de tempo. Acredite: tudo ficará mais fácil quando conseguir algumas habilidades secretas que irão lhe permitir passar voando pelos inimigos e economizar muito tempo.

Bonito e Viciante

Como pode ver pelas imagens, o jogo é artisticamente bonito e muito estiloso. A música também anima muito o combate frenético e demora a enjoar, permitindo ao jogador passar vários minutos ou horas na mesma fase sem se cansar. Em um jogo que apela tanto para a repetição até que se domine cada aspecto da jogabilidade, isso não poderia passar batido.

A diversão do jogo é garantida para os fãs do gênero. As fases são divertidas e bem pensadas, e as lutas contra chefes exigirão um alto nível de habilidade. Os jogadores hardcore poderão apreciar a dificuldade mais alta e se sentir em casa, enquanto os jogadores não tão hardcore, como eu, podem se acostumar com a jogabilidade nas dificuldades mais fáceis e depois entrarem com tudo nas dificuldades elevadas. Além disso, o modo cooperativo foi pensado para ser simples e dinâmico, permitindo que um jogador mais experiente possa jogar ao lado de um menos experiente, sem que um atrapalhe a diversão do outro.

O jogo premia a persistência, e tem bastante conteúdo para manter o jogador jogando, mesmo após fechar o jogo e obter todos os poderes. É um jogo divertido com uma jogabilidade viciante que vai lhe manter entretido por várias horas e dias. É o jogo perfeito para se divertir com os amigos.

Bot Gaiden – Vale a Pena?

Bot Gaiden é uma excelente homenagem aos jogos da geração 16 bits, pois consegue resgatar o sentimento da essência do que tornava aqueles jogos divertidos, sem perder a tão necessária acessibilidade aos gamers atuais. Seja você novato ou experiente, casual ou hardcore, e fã ou não do gênero de ação 2D, certamente conseguirá se divertir muito com Bot Gaiden. Recomendo para todos.

Bot Gaiden foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Eastasiasoft – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Bot Gaiden

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 95%
Diversão - 100%
Som - 85%
Fator Replay - 90%

91%

Bot Gaiden é uma excelente homenagem aos jogos da geração 16 bits, pois consegue resgatar o sentimento da essência do que tornava aqueles jogos divertidos, sem perder a tão necessária acessibilidade aos gamers atuais. Seja você novato ou experiente, casual ou hardcore, e fã ou não do gênero de ação 2D, certamente conseguirá se divertir muito com Bot Gaiden. Recomendo para todos.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo