Alguns consoles, por mais poderosos que tenham sido em suas épocas de lançamento, não acabaram vendendo bem, e com isso bons jogos acabaram ficando conhecidos por uma parte pequena de games. Esse é o caso do Shoot’em up, Andro Dunos, lançado exclusivamente no Neo Geo MVS e Neo Geo AES em 1992.

Entretanto, 30 anos depois o jogo ganha uma continuação, e nós estamos trazendo uma review completa para você conhecer Andro Dunos, um dos Shmups mais aclamados dos anos 90, confira:

  • Jogo: Andro Dunos II
  • Desenvolvedora: PixelHeart, PICORINNE SOFT
  • Publicadora: PixelHeart, PICORINNE SOFT
  • Lançamento: 25 de março de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Shmup / Shoot’em up
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, SW, PC
  • Site OficialPixelHeart

Apresentação

A PixelHeart é uma empresa que distribui e publica videogames independentes em múltiplas plataformas como Dreamcast, Super Nintendo ou Nintendo Switch, mas também trabalha em projetos como jogos de tabuleiro, jogos de cartas… a oportunidade de trabalhar com a produtora JoshProd e estúdios como Storybird, Visco, Invictus Games ou Mr. Paul Cuisset, pai de Flashback e Fade to Black. Um verdadeiro trabalho de pesquisa é feito para encontrar novos jogos, encontrando os legítimos proprietários dessas licenças.

Queremos reavivar a alma de seus gamers/retrogames oferecendo produtos de qualidade, tanto na embalagem quanto no conteúdo dos cartuchos/CD. Mas vamos ainda mais longe trabalhando também em projetos Next Gen e estamos constantemente à procura de novos projetos. Quer seja um estúdio profissional ou uma equipe de designers amadore.

A PixelHeart quer que você envie seus comentários para que eles possam melhorar seus produtos e garantir um serviço ideal.

Um clássico dos anos 90

Como dissemos anteriormente, Andro Dunos foi um game lançado originalmente nos consoles Neo Geo AES e MVS em 1990 e rapidamente caiu nas graças dos jogadores que curtiam (e curtem) um bom Shoot’ N Up. O game foi um grande sucesso, entretanto devido às vendas pontuais dos consoles Neo Geo, acabou por ficar restrito a um número pequeno de jogadores.

O jogo conta com uma história bem simples, entretanto a jogabilidade é robusta e o game conta com ótimos gráficos. Alé, disso o game tem diversas opções de armas e uma vasta gama de inimigos que deixar o game extremamente divertido.

Você vai ter o comando de uma aeronave cheia de tecnologia e com diversas armas, e vai ser enviado para uma missão nada fácil. Você vai assumir a responsabilidade de encerrar uma longa guerra contra uma raça alienígena.

Um arcade no seu console

Como sabemos, os consoles Neo Geo na década de 90 eram a representação dos arcades na sua casa. Os consoles tenham um poder absurdo, e com isso conseguiam trazer a experiência dos fliperamas para a na sala da casa do jogador. Vale ressaltar que isso tinha um preço, e não era nada barato, por isso os consoles acabaram se tornando extremamente de nicho, o que dificultou a popularização dos aparelhos.

Com isso em mente, ao jogar Andro Dunos II você percebe toda a pegada arcade anos 90 do jogo, com gráficos marcantes, uma trilha sonora inspiradora e principalmente muita diversão. Logo no início temos o clássico tutorial que era apresenta os principais comandos do jogo. Os comandos são bem simples, e você não vai ter qualquer problema quanto a aprender o que fazer no jogo.

Você basicamente vai usar o direcional analógico ou digital do seu controle, no nosso caso estamos usando o controle DualSense do PlayStation 5. Vale ressaltar que apesar de estar jogando no mais novo console da Sony, não, existe qualquer melhoria com relação à versão do PlayStation 4.

Você vai usar um botão para atirar, podendo deixar ele apertado para atirar continuamente. Outro botão serve para disparar sua arma especial, mas também pode ser deixado pressionado para soltar um disparo mais poderoso. Além disso, você vai poder alternar entre as posições das armas, o que faz com que cada arma, tenha diversas configurações.

Após aprender tudo isso basta atirar em tudo que aparecer na tela. Ao destruir determinados inimigos, você vai ganhar diversa melhorias para suas armas, e também muitos pontos para aumentar seu score. O legal é que o game é bastante generoso com essas melhorias, e você rapidamente vai estar com as melhores armas do jogo. Com isso temos a sensação de que somos invencíveis, entretanto não é bem assim, pois o game também tem seus trunfos para destruir você.

Bonito e prazeroso

Graficamente, Andro Dunos II é um game muito bem feito, e com certeza vai impressionar quem gosta de games de tiro com gráficos mais apurados. O jogo tem o DNA usado pela SNK em seus jogos na década de 90. Sprites muito bem construídos e uma diversidade de cores que deixa o game pulsante. Além disso, todos os inimigos são bem construídos e atacam de formas distintas. Em poucos momentos o jogo fica repetitivo, e quando isso acontece, é por um breve instante.

As locações do jogo vão de cidades com seus arranha-céus, até desertos áridos e cheios de poeira. Em alguns momentos o game alterna, entre enfrentar inimigos no céu a destruir tudo debaixo do mar. Você vai ter toda essa diversidade ao longo dos 7 níveis do jogo.

Muitos games Shmups são caracterizados pela sua dificuldade elevada, um bom exemplo é Sine Mora, o jogo é extremamente bonito e cheio de articulações, entretanto a maioria dos jogadores esbarrou em sua dificuldade elevada. Isso não acontece em Andro Dunos 2, pois o jogo tem uma dificuldade balanceada e com um fator de recompensa bastante satisfatório.

Você vai poder escolher a dificuldade do jogo, e além disso, também pode escolher a quantidade de continues que podem ser usados após você perder suas 3 vidas no jogo. Como o game é relativamente curto, esses 9 continues são mais que suficientes para você chegar ao final. O game tem uma curva de dificuldade bem balanceada e com isso você não deve ter dificuldades para desbravar o jogo.

A grande diversão em Andro Dunos II é a coerencia em todo o jogo. A intenção do game é divertir, com bons gráficos, boa música e uma dificuldade justa para toda categoria de jogador. Ponto para desenvolvedora, que considerou a possibilidade de qualquer jogador conseguir ter uma experiência completa no jogo.

Confira abaixo nossa gameplay completa de Andro Dunos II, e se você gosta do nosso trabalho, não deixe de se inscrever nas nossas redes sociais e no YouTube para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos games:

Andro Dunos II – Vale a Pena?

Andro Dunos II é a prova de como um jogo lançado a mais de 30 anos ainda pode divertir e ser cativante. Gráficos matadores com uma jogabilidade simples e direta fazem do jogo um dos melhores Shmups lançados nos últimos tempos.

Além disso, o game conta com troféus/conquistas que mantém o padrão de dificuldade do jogo. Nada de fazer o jogador ficar horas e horas para conseguir seguir. Outro fator a ser ovacionado, é a do game também ter sido lançado para Dreamcast. Isso mesmo, o console derradeiro da gigante SEGA.

Se você esta procurando apenas um jogo de navinha para se divertir, ou conhece o jogo e gosta desse gênero, Andro Dunos II é a escolha certa para todas as horas. A diversão é garantida, principalmente pela sensação de estar voltando algumas décadas no tempo.

Andro Dunos II foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Just For Games – Agradecemos a cordialidade!

Andro Dunos II

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 85%
Diversão - 85%
Som - 85%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 90%

84%

Se você esta procurando apenas um jogo de navinha para se divertir, ou conhece o jogo e gosta desse gênero, Andro Dunos II é a escolha certa para todas as horas. A diversão é garantida, principalmente pela sensação de estar voltando algumas décadas no tempo.

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio