Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
NotíciasPCPlayStationXbox

Alien: Isolation | REVIEW

Continua após a publicidade..

Em comemoração ao Halloween, o Games Ever esta fazendo um especial, onde vamos estar apresentando diariamente do dia 25 ao dia 31 de outubro, games do gênero terror e suspense. Agora é a vez de um dos games mais marcantes desse gênero: Alien: Isolation.

Existem alguns games que conseguem marcar época, independente quanto tempo passe, e de quantos games do mesmo gênero sejam lançados. Esse é o caso de Alien: Isolation. O jogo da Creative Assembly publicado pela SEGA foi um dos grandes games do gênero survival horror lançado inicialmente para PlayStation 3, Xbox 360 e PC

Continua após a publicidade..

Confira abaixo nosso REVIEW completo.

  • Jogo: Alien: Isolation
  • Desenvolvedora: Creative Assembly, Feral Interactive
  • Publicadora: SEGA
  • Lançamento: 6 de outubro de 2014
  • Número de Jogadores: Single player
  • Gênero: Survival Horror, FPS
  • Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC, Android, Xbox One, XSSX
  • Site OficialAqui

Alien: Isolation – A história

A história de Alien: Isolation se passa no ano 2137 da franquia Alien, o que corresponde a 15 anos após os acontecimentos do filme Alien: O Oitavo Passageiro. Tudo começa quando Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, é informada que a caixa-preta da Nostromo havia sido localizada por uma espaçonave de nome Aneisidora e que naquele momento estava localizada dentro de uma estação espacial de trânsito livre, chamada Sevastopol. Esta, por sua vez, estava em órbita ao redor de KG-348.

Amanda ganha um lugar na equipe que irá buscar a caixa-preta e com isso ter acesso a informações que possam esclarecer o paradeiro de sua mãe. Ao chegar em Sevastopol, é percebido que algo esta errado, obrigando os passageiros a entrarem através de uma caminhada espacial, após um acidente, as coisas começam a dar errado.

Chegando a estação, Amanda percebe que o local está um completo caos, não havendo uma ordem civil comandante na estação. A nave é gigantesca, e diante da falta de autoridade, o local é perigoso Após alguns eventos, Amanda encontra com Axel, que concorda em ajudar em troca de um lugar a bordo da Torrens, espaçonave em que ela havia chegado na estação.

Entretanto, além dos residentes hostis, algo espreita nas sombras e começa a caçar à todos.

Anesidora tem as dimensões de uma cidade.

Terror e Tensão em uma Gameplay Única

A primeira coisa que temos de deixar bem claro, é que Alien: Isolation esta muito, mais muito a frente mesmo de qualquer coisa que você tenha jogado da franquia até esse momento. O game presenteia o jogador com uma gameplay totalmente diferente dos outros games que já levaram a franquia Alien no nome. Além disso a carga de tensão e terror nos remetem à poucos games desse gênero.

O game é explicitamente um survival horror, onde se manter desapercebido é a grande chave para que tudo funcione bem. E por mais que você tenha diversas formas de se manter escondido, pois praticamente tudo nos cenários podem ser usados, a tarefa não é nada fácil, isso por que nosso inimigo tem uma Inteligencia Artificial extremamente apurada. Confesso que em poucas vezes na minha vida gamer, eu me deparei com um inimigo tão implacável como em Alien: Isolation.

Nosso inimigo é implacável.

Apesar de todas as naves que você vai passar em sua gameplay terem dimensões metropolitanas, o pouco movimento de seres humanos e androides deixam o game com um aspecto de abandono e solidão, sentimentos que aumentam ainda mais a sensação de ameaça. Associe isso a uma ambientação limpa com uma iluminação apurada e que não usa a escuridão como mero subterfúgio para amedrontar o jogador. Alias, essa iluminação ressalta bem todos os detalhes do cenário, e em nenhum momento nos deixa dúvidas de que estamos um uma nave espacial.

O game passa a sensação exata de que estamos um uma unidade espacial, e que em nenhum momento você pode ameaçar nosso algoz. A ameaça alienígena é real, definitiva e impiedosa. Quem assistiu os filmes ou leu as obras literárias mais recentes, como Surgido das Sombras (Tim Lebbon – 2014) sabe bem do que estou falando.

O game se passa totalmente em primeira pessoa, mas não se deixe levar pela perspectiva da câmera, nem de longe você pode se comportar como se estivesse em um game de ação. Furtividade é a chave. A curva de aprendizado é exigente, e não vai perdoar aqueles jogadores mais apresados, e nesse caso pode ser frustrante caso você insista em jogar da maneira errada.

Desde o primeiro momento em que você passa a ser perseguido pelo Xenomorfo, sua vida vai ser difícil, pois a IA do inimigo é bastante apurada e imprevisível. Isso deixa o game com uma carga de tensão muito alta, pois os padrões de comportamento do Alien mudam muito, e saber se ele realmente foi embora do ambiente ou se esta apenas a espreita, é uma tarefa que exige muito cuidado. Qualquer descuido chama a atenção do inimigo, seja um movimento, uma luz ou um andar mais apressado, e quando isso acontece, se esconder nem sempre ajuda.

Para elevar a tensão, o game não tem checkpoints. Os pontos de save são de onde você surge ao morrer, portanto nunca deixe de salvar o game. As pessoas acostumadas com checkpoints frequentes podem se sentir frustradas, mas o game é assim mesmo: difícil. Lembrando que se o Alien pegar você… não tem o que fazer, você vai aparecer novamente no último ponto e save. Nosso inimigo não pode ser morto, o que você pode fazer é intimida-lo com fogo, mas isso só vai acontecer quando você estiver bem mais avançado no jogo, e não entenda isso como uma vantagem, essas armas são limitadas, improvisadas e frágeis.

Esse é outro detalhe em Alien: Isolation, Todas as armas são construídas de forma improvisada, com recursos recolhidos durante a exploração da Sevastopol. Nosso principal aliado é nosso sensor, que nos mostra onde o Xenomorfo esta, mas isso em um raio bastante curto.

A Paciência é Amiga da Perfeição

Os games do gênero Survival Horror tendem a ser mais curtos, com campanhas dificilmente passando das 15 horas de duração, entretanto Alien: Isolation esta bem ácina disso. O game chega facilmente a 20 horas de gameplay, e dificilmente vai ser só isso, pois caso você seja um exímio jogador, sua aventura vai ser repleta de mortes.

Confesso que a duração do game, por mais qualidade que ele tenha, acaba desgastando o jogo, e afeta a qualidade final do jogo. Nas últimas horas de gameplay o game acaba ficando um pouco repetitivo, e se o jogador não tiver uma certa identidade com o game, pode acabar abandonando o jogo antes de terminar.

Boa parte desse tempo de gameplay se dá na busca por itens que vão aumentar seu nível de acesso as portas, sempre na busca pela fuga do local. O fato de você estar sempre só, aliado a caçada implacável do Alien sobre você.

A sensação de solidão e ameaça colocam você em constante tensão, e no meu caso, isso acaba cansando, não no termo pejorativo da palavra, mas você acaba ficando tão envolvido com o game que não consegue relaxar. Essa sensação é parte importante da diversão, e se acostumar com ela vai ser a diferença entre amar o jogo ou odiar.

O game tem uma duração elevada, em contra partida o fator replay é muito baixo. Caso você esteja na busca pela platina ou dos 1000G, você ainda deve voltar no game, caso contrário você não é incentivado a isso. particularmente joguei o game algumas vezes, motivado pela minha paixão pelo tema Alien e pelos troféus no PlayStation, mas sei que esse não é o caso para muitas pessoas.

Caso queira uma experiência ainda mais intensa, você pode jogar o game no difícil, sendo essa a dificuldade recomendada para você ter a sensação exata do que os desenvolvedores querem passar com o jogo. Entretanto, se prepare para ser massacrado por uma dificuldade que não alivia. Nosso inimigo vai esta ainda mais inteligente e surge no ambiente em momentos que você menos espera.

No difícil, o game pode ser extremamente frustrante, pois se o Xenomorfo aparecer no mesmo ambiente que você, a morte é quase certa. Com a aquisição do lança chamas você tem alguma chance, mas mesmo assim tenha poucas esperanças, já que a munição é bastante limitada. Junte a isso, uma gameplay extensa, o nível de estresse vai ser muito alto. Prepare-se.

Por fim, o game conta com um modo de sobrevivencia, instigando o jogador a completar as missões em diferentes cenários e alcançar a melhor pontuação possível, mas infelizmente não funciona bem. Não que seja ruim, mas quando você termina um jogo tão longo, fica difícil voltar a fazer as mesmas coisas, e se você jogar antes de completar a campanha, tudo fica ainda mais cansativo quando for jogar o modo historia.

Confesso que mesmo tendo amado o jogo, mal passei pelo modo sobrevivência.

O Poder do Som

Como um jogo que incita você a ser o mais furtivo possível e diante de um inimigo que não pode ser vencido, saber usar e interpretar os sons do jogo é fator preponderante para que você consiga vencer o jogo. Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho nesse sentido, e Alien: Isolation é um jogo com ótimos efeitos sonoros, além de uma música muito bem adaptada.

Nosso inimigo, apesar de inteligente e furtivo, ainda sim emite sons, e eles gritam para que você saiba onde o Alien esta, e assim possa se esconder. Boa parte dos ambientes são divididos por portas, e abrir essas portas emitem sons que podem ser ouvidos de longe, e bem, se não foi você que abriu essa porta…

Você consegue identificar perfeitamente de onde o som esta vindo, e se você esta jogando com fones de ouvido, a coisa fica melhor ainda. A jogo não faz uso de uma trilha sonora que se sobressaia aos demais sons. O silencio esta em boa parte do jogo, já evidenciando que os sons são algo importante no jogo.

Estar escondido dentro de um armário, e ouvir os sons do Alien pelo ambiente é algo que eleva incrivelmente o nível de tensão. E nesses momentos você vai perceber o quanto os sons do jogo são importantes.

Alien: Isolation – Vale a Pena

Independente da sua atração pelo argumento “Alien”, ou até mesmo se você não é um grande fã do gênero Survival Horror, Alien: Isolation é um game que deve ser jogado por qualquer amente de games que procura um experiencia mais exigente. O jogo é um exemplo de como fazer um bom jogo, sem evidenciar determinados aspectos, deixando a gameplay balanceada, e com uma dificuldade que faz jus a um jogo direcionado ao público adulto.

Se esgueirar pelos cantos de Sevastopol, em um ambiente desolador enquanto somo caçados por um ser implacável e que não pode ser morto, nos proporciona uma sensação única. Esse é o grande barato do jogo, saber que você não é o ser dominante no jogo faz toda a diferença.

Alien: Isolation peca na sua duração, o game poderia ser um pouco mais curto, essa gameplay mais estendida pode afastar jogadores menos hardcores. A curva de dificuldade pode ser um pouco elevada, principalmente se você não se adaptar ao que o jogo exige. Alie isso a falta de checkpoints e temos um jogo que pode não agradar o público mais casual.

Ademais, Alien: Isolation é a versão definitiva da franquia no que se refere a games. Independente de alguns problemas que o jogo tem, essa experiência é a mais próxima que você vai ter no que se diz respeito a um Xenomorfo. Assim espero.

Alien: Isolation

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 80%
Diversão - 90%
Som - 85%
Dificuldade - 90%
Fator Replay - 75%

83%

Ótimo

O game é explicitamente um survival horror, onde se manter desapercebido é a grande chave para que tudo funcione bem. E por mais que você tenha diversas formas de se manter escondido, pois praticamente tudo nos cenários podem ser usados, a tarefa não é nada fácil, isso por que nosso inimigo tem uma Inteligencia Artificial extremamente apurada.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo