Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
ArtigosDestaqueNotíciasPC

Ainda compensa comprar um Steam Deck em 2025?

Diante da concorrência mais moderna, vale a pena ter um Steam Deck!

O mercado de PCs portáteis está a vivendo seu auge. Com dezenas de opções, atendendo aos mais diversos tipos de jogadores, cada vez mais aparelhos chegam ao mercado, competindo um os outros já disponíveis. Um dos pioneiros e mais bem sucedidos é o Steam Deck da Valve. O aparelho foi lançado em 25 de fevereiro de 2022 e até hoje é um dos aparelhos mais interessantes do mercado, sendo um dos mais lembrados quando se fala em PCs portáteis.

O aparelho mais recente é o Zeenix Lite da Tectoy, lançado no final de 2024 e agora, com o Zeenix Pro no último dia 27 de julho de 2025. Além disso, devemos ressaltar a chegada do Xbox ROG Ally e ROG Ally X, inserindo o Xbox no universo de PCs portáteis a partir de aparelhos construído pela gigante ASUS. Os aparelhos devem chegar em algum momento no final de 2025.

Com uma oferta de aparelhos cada vez mais abrangentes, vale se questionar se o Steam Deck ainda é uma opção viável, diante de concorrentes mais modernos e consequentemente, com especificações mais robustas. Confira abaixo nossas impressões do sobre o aparelho da Valve e por que ele ainda é uma das melhores escolhas do mercado.

A força está no equilíbrio

Mesmo com a chegada de novos concorrentes no mercado, o Steam Deck continua sendo uma das opções mais equilibradas em termos de preço, desempenho, suporte e compatibilidade. Um dos pontos mais interessantes é a compatibilidade e a gigantesca biblioteca de jogos que possue a curadoria da Valve. Ainda que lançado em 2022, a Valve já revelou claramente que não pensa lançar um novo modelo a curto prazo, deixando o consumidor tranquilo quanto ao suporte para o aparelho.

O jogador ainda pode esperar que o Steam Deck rode bem a grande maioria dos jogos da Steam em qualidade média ou alta, especialmente títulos otimizados ou menos exigentes. Ter o SteamOS customizado instalado no aparelho garante um desempenho acima da média para jogos, e quando se pensa em jogar títulos mais pesados, com uma boa customização, muitas vezes, já feita pela Valve, o console se sai muito bem, rodando a maioria dos jogos em qualidade baixa ou média.

Ademais, com mais de 4 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, o aparelho ainda é visto pelas desenvolvedoras como a melhor oportunidade para vender jogos para o público desse nicho, garantindo lançamentos já compatíveis recorrentes, sejam jogos indies ou games AA, AAA. Jogos mais antigos também continuam recebendo versões compatíveis, sejam por atualizações diretamente das Devs ou pela curadoria da Valve.

Compatibilidade e versatilidade surpreendente

Inicialmente visto com desconfiança por alguns jogadores e pelos Devs, em geral, ter o SteamOS instalado e configurado nativamente para os jogos no Steam Deck, foi uma das apostas mais certas da Valve. O sistema operacional customizado especialmente para os jogos, e agora, sendo lançado para outros aparelhos, tornou a experiência de jogar no PC portátil, muito próxima da facilidade encontrada nos consoles de mesa.

Se na época, o SteamOS, contava com alguns problemas inerentes a um sistema totalmente novo, isso já não existe mais. O sistema operacional baseado na plataforma aberta Linux está muito mais polido do que em seu lançamento. A versatilidade do Proton, camada de compatibilidade da Valve, chega a alcançar mais de 70% dos jogos da Steam, fazendo com que os jogos no Steam Deck sejam executados com qualidade excelente. Ademais, outra porcentagem dos jogos, ainda que não tenham o selo de “Excelência”, foram verificados e estão jogáveis no aparelho.

Para quem gosta de configurar seus jogos como em um PC, todas as configurações estão abertas, com o jogador podendo customizar desde o desempenho da GPU até aspectos do controle de calor e memoria RAM. O mesmo acontece para os controles, ainda que você possa emparelhar praticamente, qualquer tipo de controle Bluetooth, também pode modificar as configurações no controle do próprio Steam deck.

Pode ser um PC melhor do que você pode imaginar

Como um PC portátil, você pode usar o Steam Deck como tal, seja no próprio aparelho ou usando uma Dock, espelhando a tela em um monitor ou televisão, ganhando ainda mais versatilidade. A compatibilidade com teclado e mouse é total, deixando o usuário livre para editar, navegar, criar documentos, além de poder, assistir e instalar diversos aplicativos como em um PC normal.

Ainda que o sistema operacional nativo seja o FireFox, a Valve deixou as portas abertas e fornece suporte total caso o jogador tenha interesse em instalar o Windows 10. Poder fazer uma inicialização dupla, usando o SteamOS para jogar e o Windows como sistema de trabalho, deixar o Steam Deck ainda mais próximo do PC.

Você ainda pode usar o “Big Picture” no modo “Área de Trabalho” para jogar sem precisar voltar ao modo de jogo, mais versatilidade, impossível. Nesse modo, você ainda pode instalar, com as devidas customizações, as lojas da Epic Games Launcher, GOG, Battle.net, Xbox App e até mesmo a PlayStation Store. Por fim, instale temas, extensões, textos, HUDs personalizados, launchers alternativos.

O Steam Deck vale a pena em 2025

O Steam Deck é uma ótima aposta para que quer jogar com mobilidade em um PC portátil altamente flexível e com configurações acima da média. Com uma biblioteca de jogos diversificada e com compatibilidade quase que total com o sistema operacional SteamOS. O aparelho da Valve é a aposta certa para que procura a segurança da curadoria da Valve, mediante um aparelho com valor mais acessível e ainda, sim, atendendo a muitos jogos mais pesados lançados recentemente.

Com Valve garantindo que não lançará um novo aparelhos a curto prazo, o jogador tem a segurança de estar investindo em um aparelho robusto e com acesso a toda biblioteca de jogos da Steam. Se a ocasião exige um PC para trabalho, você terá uma área de trabalho básica, podendo editar, escrever textos, estudar, fazer anotações, navegar, usar YouTube, Netflix, redes sociais, programar, editar imagens simples, usar apps leves.

Sobre os pontos negativos, o Steam Deck é um sistema mais antigo, mesmo o modelo OLED pode não agradar, caso você seja um jogador que pretenda desfrutar de jogos mais recentes e pesados em configurações altas a 60 FPS. Como um PC portátil, ele é focado no desempenho. Para esses usuários, aparelhos mais modernos como o Legion GO ou o Asus ROG Ally X são uma alternativa mais viável.

  • Pontos Positivos
    • Biblioteca de jogos e curadoria da Valve
    • Comunidade ativa e altamente colaborativa
    • Portabilidade e compatibilidade
    • SteamOS altamente customizável e adaptado para jogos
    • Preço e benefício compatíveis.
  • Pontos Negativos:
    • Pode apresentar limitações em jogos mais exigentes (60FPS/4K)
    • Jogos competitivos podem não ser atraentes no sistema
    • Modelo de 64 gigas pode ter espaço insuficiente
    • Tela LCD tem pouco brilho e não funciona bem em ambientes externos muito iluminados.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo