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Secret of Mana | Detonado / Guia de Platina – Parte 15 / Final: Mana Fortress

Está com alguma dificuldade em Secret of Mana? Então acompanhe a parte 15 e final do detonado completo passo-a-passo de Secret of Mana exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Steam!

Para começar o detonado desde o início, clique aqui.

SECRET OF MANA - COVER

Na parte anterior, o grupo chegou até Pure Land, uma terra sagrada que nenhum humano jamais conseguiu entrar. O local é protegido por uma energia poderosa, mas como Mana Fortress sugou quase toda a Mana do mundo, então conseguiremos entrar no local. O grupo passa por uma série de provações até chegar ao coração do local, onde fica a árvore de mana. A árvore revela ser o espírito da mãe de Randi, e ela conta que Randi é o descendente da tribo de mana, responsável por manter a paz no mundo. O pai de Randi matou o imperador 15 anos atrás, mas morreu antes de conseguir obter a Mana Sword. Agora que Randi possui a Mana Sword completamente restabelecida e com seu poder máximo, só nos resta irmos até Mana Fortress impedir Thanatos, derrotar o Mana Beast e colocar um fim na iminente destruição do planeta.

Sem mais delongas, vamos continuar com o detonado:

Parte 15: Mana Fortress

Após os eventos da parte anterior, deverá estar voando na tela de mundo. Vá para alguma cidade para descansar o grupo, e fale com o ferreiro Watts. Temos diversas orbes para utilizar. Fale com ele e peça para evoluir a Gigas Sword para Dragon Buster por 12.500 GP, a Were-Buster para Great Axe por 6.500 GP, o Wing Bow para Doom Bow por 12.500 GP, o Frizbar para Shuriken por 12.500 GP, o Elf’s Harpoon para Dragon Dart por 12.500 GP e o Hyper-Fist para Griffin Claws por 6.500 GP. Irá adicionar a Weapon #08: Dragon Buster, a Weapon #25: Griffin Claws, a Weapon #35: Dragon Dart, a Weapon #44: Shuriken, a Weapon #53: Doom Bow e a Weapon #70: Great Axe. As armas ainda não estarão no nível máximo, pois há mais orbes a serem obtidos na última dungeon do jogo. Além disso, após completar Pure Land, agora todas as magias poderão ser evoluídas ao nível 8, que é o máximo. Há um troféu relacionado a evoluir todas as magias ao nível máximo, se você pode fazer isso agora ou evoluir aos poucos conforme avança na última dungeon, fica a seu critério. De qualquer forma, irá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando evoluir todas as magias ao nível 8.

Antes de seguirmos para a última dungeon, é uma boa ideia tirarmos outro troféu de nosso caminho. Esse troféu consiste em pousar com o Flammie em todas as localidades do mapa. Já deverá ter pousado na maioria delas, mas algumas mais específicas muito provavelmente não pousou até o momento. Sendo assim, vamos de uma por uma. Basta pousar com o Flammie e depois ir embora, já contará para o troféu.

Comece pousando em Potos Village, onde começamos o jogo, na parte sul do mapa (ainda não podemos entrar, no entanto). Depois pouse em Potos Village Outskirts, que fica bem do lado, e em Potos Village Cannon Travel Center, que fica ao lado. Vá para o sul daqui e pouse em Pandora, Pandora Castle e Pandora Ruins. Voe para oeste daqui e pouse em Kippo Village e em East Kippo Village. Agora voe para o norte e pouse em Witch’s Castle e em Water Palace. O Neko’s fica um pouco ao leste daqui. Ao centro deste continente, pouse em Southeast Gaia Lowlands, Northwest Gaia Lowlands e também em Gaia Lowlands Cannon Travel Center no canto. A oeste daqui, nas montanhas, pouse em Lofty Mountains, e também em Mandala Temple (certamente já pousou em Mandala antes). A oeste daqui fica apenas Republic of Tasnica, e certamente já pousou lá.

Ao norte de Potos Village, pouse em Forest of Seasons, em Great Forest e em Forest of Seasons Cannon Travel Center. Voe para oeste daqui e pouse em Sprite Village e em Wind Palace. Um pouco ao norte, pouse em Great Forest Cannon Travel Center, e depois em Matango, Fung Castle e em Cave of the White Dragon. Voe para o norte e pouse em Gold Tower (certamente já pousou em Gold City). Voe até o continente mais ao leste daqui, e pouse em Northtown, Imperial Palace e Northtown Ruins. Mais na parte leste deste continente, pouse em Southtown e em Southtown Cannon Travel Center. Agora voe até o continente gelado ao norte daqui, e pouse em South Frozen Forest, North Frozen Forest e Frozen Forest Cannon Travel Center. A oeste daqui, pouse em Santa’s House, Tropics, Crystal Forest e Neko’s Crystal Forest Branch. Um pouco a noroeste daqui, pouse também em Ice Palace e em Todo Village. Ao norte daqui, pouse em Lighthouse Isle. Na verdade, nunca viemos até esse local antes. Suba as escadas até o topo do farol, e fale com Pecard. Ele não é ninguém importante para a história, mas ao falar com ele, irá adicionar o Character #46: Pecard, completando assim a lista de personagens do guia.

Agora voe na direção noroeste daqui, até o deserto. Pouse em Kakkara Desert, Kakkara, Kakkara Cannon Travel Center e Moon Palace. Um pouco mais a oeste daqui, fica Fire Palace. Ao sul daqui, fica Turtle Shell Isle, mas certamente já pousou lá. Ao norte daqui, fica Pure Land, onde certamente já pousou antes, e então seguindo para noroeste, fica Mana Palace, onde também certamente já pousou antes. Sendo assim, só resta pousar em Mana Fortress, que fica a sudeste de Pure Land. Quando tiver pousado com o Flammie em todas as localidades, irá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando visitar todas as localidades com o Flammie.

Esta é a última dungeon do jogo, onde iremos encontrar os últimos inimigos, últimos itens e últimos chefes também. Além disso, vale mencionar que alguns dos inimigos daqui de Mana Fortress podem deixar os últimos orbes que precisamos obter, assim como os últimos equipamentos únicos do jogo. Na primeira tela, encontrará Captain Ducks e Kimono Wizards. Suba a escada para encontrar Dark Stalkers e um novo inimigo chamado Fiend Head. Ele é a versão mais forte do Fierce Head, acabe com ele para adicionar o Monster #77: Fiend Head. O Fiend Head pode deixar os dois últimos Axe Orbs e também um equipamento único, chamado Vampire Cape. Quando obtê-lo, equipe-o na Primm ou na Popoi, e então entre na porta. Do lado de dentro, encontrará dois novos inimigos: o Metal Crab, que é uma versão mais poderosa do Steamed Crab, e o Whimper, que é uma versão mais forte do Weepy Eye. Acabe com ambos para adicionar o Monster #73: Metal Crab e o Monster #78: Whimper. O Metal Crab pode deixar o último Bow Orb, e o Whimper pode deixar o último Javelin Orb e um equipamento único, o Power Suit, certifique-se de matar todos os que encontrar até obter ambos.

Siga para a próxima sala para encontrar Turtlances e um novo inimigo, chamado Tsunami. Ele é uma versão ainda mais poderosa do Emberman. Acabe com ele para adicionar o Monster #76: Tsunami. O Tsunami pode deixar o último Spear Orb e também um equipamento único, chamado Amulet Ring. Mate todos os Tsunamis que encontrar até obter os dois. Como ele se multiplica constantemente, não é difícil matar vários seguidos e conseguir os dois itens. Use o chicote para atravessar o buraco e pise no botão rosa no chão para formar uma ponte até a saída. A próxima sala terá 2 Dark Stalkers e um Fiend Head, acabe com eles e siga para a próxima sala. Na outra sala, encontrará Heck Hounds e outro inimigo novo, o Wolf Lord. Mate-o para adicionar o Monster #79: Wolf Lord. Este monstro pode deixar os dois últimos Glove Orbs, e também outro equipamento único, o Faerie’s Ring, então fique atento para obter tudo. Ao obter este equipamento, caso tenha obtido todos os outros equipamentos únicos do jogo até aqui, deverá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando obter todos os equipamentos de braço.

Siga em frente para a próxima sala. Use o machado para quebrar os cristais azuis que impedem seu caminho e pise no botão rosa para formar uma ponte que leva até o Tsunami. Acabe com eles e pise no botão rosa para formar uma ponte do outro lado, até um cristal rosa. Use o chicote para atravessar o buraco e então mate o National Scar. Siga em frente até a saída ao final do corredor. Na próxima tela, mate o Turtlance e o Tsunami e use o chicote para se prender ao cristal ao sul e pular o buraco. Mate o Whimper do outro lado e então saia ao sul. Na outra tela, encontrará 2 Doom Swords e um National Scar, mate-os e saia mais uma vez ao sul. Pressione os botões rosas para formar um caminho e derrote o Fiend Head. Na próxima tela, verá um monte de cristais azuis. Quebre-os com o machado para prosseguir, e derrote os Metal Crabs e o Whimper. Saia pela porta a oeste, pressione o botão rosa no chão para formar uma ponte e siga, matando o Tsunami. Pule o buraco usando o chicote, mate os Captain Ducks e siga em frente até a próxima tela. Pise no botão verde para encarar um chefe.

SECRET OF MANA - BLUE DRAGON

O King Vampire é uma versão mais poderosa do Vampire, que enfrentamos em Northtown Ruins. Ele está no nível 70, e ficando voa alto, sendo impossível acertá-lo com golpes físicos enquanto ele estiver voando. Ele costuma atacar com golpes físicos, mas também usa magias, como Energy Absorb. Sendo uma criatura das trevas, ele é fraco contra o elemento luz, então Lucent Beam causará um grande dano nele. Se quiser, pode imbuir a arma de Randi com luz usando Holy Saber, mas como é bem complicado conseguir acertá-lo, é preferível usar Lucent Beam mesmo. Se a magia estiver em um nível alto, causará um dano incrível em King Vampire, de modo que ele não irá durar muito tempo. Ao derrotá-lo, irá receber 35.686 XP e 22.200 GP, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar King Vampire.

Irá adicionar o Monster #119: King Vampire. Ao final da luta, ainda estará na arena de batalha. Vá para o norte e pise no outro botão verde para ser transportado para outra área, contendo alguns Heck Hounds. Há duas portas aqui, saia pela porta da direita. Na interseção, encontrará um Shape Shifter. Siga para a direita, e derrote um Wolf Lord. Na outra interseção, vá para o norte e atravesse o buraco usando o chicote. Passe pelo National Scar e siga para a próxima tela. Vire à direita na interseção, passando pelo Heck Hound, pelo Wolf Lord e pelo Shape Shifter. Chegará a um pequeno labirinto simples de se atravessar. Passe pelo Turtlance, Tsunami, Marmablue e Basilisk. Na próxima tela, pise no botão rosa para formar uma ponte, e então pise no botão verde do outro lado para encararmos mais um chefe.

SECRET OF MANA - DREAD SLIME

O Dread Slime é uma versão mais poderosa do Lime Slime, que enfrentamos lá em Palace of Darkness. Ele está no nível 71, um excelente nível para essa altura do jogo. Ele é fraco contra o elemento escuridão, então use Dark Force para causar um bom dano nele, e basicamente é só isso que precisa fazer. Randi e Primm podem apenas atacar fisicamente e curar os feridos, respectivamente. Dread Slime crescerá a cada golpe recebido, e atacará usando Acid Storm e outras magias. Nada muito poderoso, ainda mais se estiver em um nível bem alto, mas se quiser, pode usar Wall para mandar as magias dele de volta para ele. Ao derrotá-lo, irá receber 37.000 XP e 26.400 GP, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar Dread Slime.

Irá adicionar o Monster #120: Dread Slime. Ao final da batalha, estará em uma nova área, e se pisar no botão verde, voltará para a ponte em que estava antes. Siga em frente para o norte, até a próxima tela. Aqui irá encontrar Dark Stalkers e também um novo inimigo, o Master Ninja, que é uma versão mais forte do Dark Stalker. Acabe com ele para adicionar o Monster #80: Master Ninja. Saiba que o Master Ninja pode deixar um Boomerang Orb e também o equipamento único Faerie Cloak, então recomendo que o enfrente diversas vezes até conseguir ambos os itens. O Faerie Cloak é um excelente equipamento que pode ser equipado tanto pela Primm quanto pela Popoi, eu recomendo que o equipe. Além disso, ele é o último equipamento de peitoral do jogo, então, se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter encontrado todos os equipamentos de peitoral do jogo e liberado o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando obter todos os equipamentos de peitoral.

Na próxima tela, encontrará uma Doom Sword, um Whimper e um novo inimigo chamado Mace Menace. Ele é a versão mais poderosa do Dark Knight. Acabe com ele para adicionar o Monster #81: Mace Menace, e terá encontrado todos os monstros comuns do jogo, restando apenas mais um chefe para completar a lista. O Mace Menace, por sua vez, pode deixar um Whip Orb, o último orbe de que precisamos, e também o equipamento único Faerie Crown, o último equipamento de cabeça de todo o jogo. Ao obtê-lo, deverá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando obter todos os equipamentos de cabeça.

Na próxima sala, encontrará um Heck Hound e um Wolf Lord. Vá para oeste e salte sobre o buraco usando o chicote. Do outro lado, derrote mais um Heck Hound e um Wolf Lord e saia ao sul. Siga pelo corredor, eliminando o Master Ninja, o Dark Stalker e o Fiend Head, e saia do outro lado. Na próxima sala, encontrará Armored Man, Dark Knight e Mace Menace. Siga até a próxima tela, e encontrará um Heck Hound, alguns Shape Shifters e um Wolf Lord. Saindo pelo outro lado, encontrará alguns Dark Stalkers e Master Ninjas, e também um Fiend Head perto da saída a oeste. Em mais um pequeno labirinto, passe pelos Mace Menaces e pelo Metal Crab. Na próxima tela, será atacado por 2 Wolf Lords e um Whimper. Saindo ao sul, encontrará um Tsunami e um Fiend Head em uma ponte. Na próxima sala, será recepcionado por 3 Master Ninjas. Após matá-los, vá para o leste e quebre os cristais. Derrote os 3 Mace Menaces e então saia pela porta ao norte. Chegará a uma sala contendo 2 Tsunamis, um Whimper e um botão ao centro. Atenção agora: este é o ponto sem retorno do jogo. Se pisar neste botão, logo encontrará os últimos chefes do jogo, e não poderá voltar mais.

Sendo assim, antes de prosseguir, recomendo completarmos algumas coisas e nos prepararmos. Antes de qualquer coisa, é imprescindível que tenha adquirido todos os orbes de armas do jogo, com exceção da espada. Lembre-se: conseguirá um Spear Orb matando Tsunamis, dois Glove Orbs matando Wolf Lords, um Javelin Orb matando Whimpers, um Boomerang Orb matando Master Ninjas, um Bow Orb matando Metal Crabs, um Whip Orb matando Mace Menaces e dois Axe Orbs matando Fiend Heads. Dê voltas por Mana Fortress até conseguir todos esses orbes, então saia de Mana Fortress. Terá de sair a pé, pois não tem como usar o Magic Rope aqui. Chame o Flammie e voe até alguma cidade próxima, como Kakkara.

Fale com o ferreiro Watts. Peça a ele para evoluir o Great Axe para Gigas Axe por 12.500 GP, e depois para Doom Axe por 25.000 GP, o Dragon Lance para Daedalus Lance por 25.000 GP, o Nimbus Whip para Gigas Whip por 25.000 GP, o Doom Bow para Garuda Buster por 25.000 GP, o Shuriken para Ninja Star por 25.000 GP, o Dragon Dart para Valkyrian por 25.000 GP e o Griffin Claws para Dragon Claws por 12.500 GP e depois para Aura Glove por 25.000 GP. Irá adicionar a Weapon #18: Daedalus Lance, a Weapon #26: Dragon Claws, a Weapon #27: Aura Glove, a Weapon #36: Valkyrian, a Weapon #45: Ninja Star, a Weapon #54: Garuda Buster, a Weapon #63: Gigas Whip, a Weapon #71: Gigas Axe e a Weapon #72: Doom Axe. Com isso, terá completado todas as armas do jogo com exceção da espada. A espada nós só iremos evoluir durante a batalha contra o último chefe, pois faz parte do enredo.

Descanse o grupo, e certifique-se que estejam pelo menos no nível 73. Se você ainda não evoluiu todas as magias até o nível 8, tanto com a Primm quanto com a Popoi, agora é uma excelente hora para fazer isso. Também equipe o grupo com os melhores equipamentos obtidos até aqui, e abasteça seu estoque de itens com o máximo de tudo o que puder. Depois que estiver tudo pronto, voe de volta para Mana Fortress, desta vez de forma definitiva.

Faça todo o caminho até aquela sala onde paramos, contendo 2 Tsunamis, um Whimper e um botão ao centro. Pise no botão para ser transportado a uma grande arena, mas sem chefe. Vá para o leste e pise no outro botão para ver uma cena. Thanatos finalmente irá possuir o corpo de Dyluck, assumindo a sua forma mais poderosa. É hora de encararmos Thanatos de uma vez por todas.

SECRET OF MANA - MANA BEAST

Iremos enfrentar Thanatos na forma de Dark Lich, no nível 72. Ele é bem poderoso, e praticamente imune contra golpes físicos, mas ele é do elemento escuridão, o que quer dizer que ele possui uma fraqueza elemental: a luz. Use Lucent Beam com a Primm, pois essa será a nossa mais poderosa arma contra ele. A Popoi pode contribuir usando a magia Burst, causando um dano menor, mas ela será mais útil usando Magic Absorb para absorver o MP de Dark Lich, impedindo-o de usar magias constantemente. Randi pode atacar fisicamente, mas ele causará quase nada de dano, mesmo com o efeito de Holy Saber. Além disso, é totalmente não indicado se aproximar dele, então é preferível manter distância e soltar magias. Deixe o Randi curando o grupo com itens. Dark Lich irá desaparecer, de tempos em tempos, deixando apenas as mãos, mas mantenha a mesma estratégia. Ele possui bastante vida, e seus ataques causam diversos estados negativos, além de abrangerem diversos elementos, então esteja sempre pronto para curar o grupo. Ao derrotá-lo, irá receber 38.600 XP e 27.000 GP, além de liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar Dark Lich.

Irá adicionar o Monster #121: Dark Lich, o qual será a última informação pendente no guia de monstros. Com isso, terá derrotado todos os monstros e irá liberar mais um troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar todos os monstros.

Quando a cena terminar, Mana Fortress estará ´sendo destruída. Cure o MP do grupo, então pise no botão azul ao sul para ver mais uma cena. Já na parte exterior de Mana Fortress, o grupo irá avistar o Mana Beast se aproximando. Verá uma cena de despedida e de preparação, e então, quando a cena terminar, estaremos em uma nova área. Equipe a espada Dragon Buster com o Randi, e então perceba que tanto a Primm quanto a Popoi terão uma nova magia à disposição, dentro da categoria Dryad. Use a magia Mana Magic em Randi, tanto com a Primm quanto com a Popoi. Ao fazer isso, o grupo conseguirá restaurar todo o poder da arma mais forte do jogo: a Mana Sword! Irá adicionar a Weapon #09: Mana Sword, e se veio seguindo o guia até aqui, então terá obtido todas as armas do jogo, o que irá liberar o seguinte troféu neste momento:

Esse troféu será liberado quando obter todas as armas do jogo.

Se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter completado a seção de personagens, de armas e de monstros do guia. Sendo assim, irá liberar mais um troféu:

Esse troféu será liberado quando completar o Guide.

Agora só nos resta enfrentarmos o último chefe do jogo: Mana Beast.

Chegou a hora do confronto definitivo. Mana Beast estará no nível 73, mas você deverá estar bem mais forte do que isso (eu, por exemplo, estava no nível 83), mas mesmo assim, não o subestime. Mana Beast é imune ou resistente a tudo, com exceção da Mana Sword. Sendo assim, apenas Randi conseguirá causar dano nele, usando ataques comuns da sua espada nova e brilhante. Com a Primm, use Lunar Boost em Randi para aumentar seu poder, e depois se dedique apenas a curar. Popoi pode tentar ajudar, mas não com magias, pois ele costuma usar Wall constantemente. Apenas deixe que ela ataque fisicamente. De tempos em tempos, Mana Beast irá voar para longe e ficar soltando bolas de fogo no grupo. Não há que possa fazer a respeito, apenas esperar ele voltar. Aproveite o momento para se curar, e também para soltar Mana Magic novamente no Randi. O efeito é temporário e precisa ser recolocado de tempos em tempos, e quando ele estiver longe, é o melhor momento para fazer isso. Mana Beast possui muita vida, então esta batalha não será breve. Ao derrotá-lo, irá liberar o seguinte troféu:

Esse troféu será liberado quando derrotar Mana Beast.

Com o final da batalha, verá uma cena emocionante. A Popoi se foi, pois com o poder de mana extinguido da terra, o mundo das fadas se separou do mundo dos humanos. Acompanhe o final do jogo, com diversas cenas interessantes enquanto sobem os créditos. Depois que os créditos terminarem, irá liberar o último troféu que faltava:

Esse troféu será liberado quando fechar o jogo.

E com isso, deverá conseguir também a tão desejada platina.

Esse troféu de platina será liberado quando obter todos os outros troféus.

Parabéns por platinar esse grande clássico dos RPGs, refeito para a geração mais recente dos consoles pela equipe talentosa da Square Enix.

E chegamos ao final do nosso detonado completo e guia de platina de Secret of Mana, exclusivo aqui do Games Ever! Espero que tenha gostado! Clique no botão abaixo para retornar para a parte anterior do detonado:

Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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