Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePlayStationReview

Shines Over: The Damned | REVIEW

Continua após a publicidade..

Shines Over: The Damned é o mais novo jogo de terror em primeira pessoa, lançado exclusivamente para PS5 por um estúdio independente. Será que o jogo vale a pena a sua atenção? Veja na nossa análise.

  • Jogo: Shines Over: The Damned
  • Desenvolvedora: Juan-Mod
  • Publicadora: Firenut Consulting
  • Lançamento: 21 de março de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Terror
  • Plataformas: PS5
  • Site Oficial: –

Sozinha com um Cachorro

Shines Over: The Damned se apresenta como um jogo de terror em primeira pessoa com uma nova proposta. O jogo de fato é em primeira pessoa, e repleto de sustos, mas eu considero o jogo muito mais voltado para o suspense do que terror propriamente dito. Nos corredores do jogo, a protagonista da história segue completamente sozinha. O jogo é sobre solidão, então todo o clima do jogo se volta para a solidão da protagonista, que não tem a quem recorrer, a não ser um cachorro. Sim, há um pastor alemão no jogo que segue a protagonista ao longo da aventura.

Continua após a publicidade..

Não espere uma trama elaborada no jogo. Na verdade, mal dá para se perceber a trama do jogo. O game simplesmente não conta uma história. Ele fala sobre solidão, sobre redenção e punição, mas a trama aberta do jogo não funciona nada bem. Um jogador desatento irá terminar o jogo sem entender absolutamente nada sobre o que aconteceu, pois nada é realmente contado em palavras, e boa parte da trama fica subentendido em mensagens. Mesmo assim, a trama do jogo não parece completa, se assemelha mais a um trailer ou uma demo.

Shines Over: The Damned

Suspense em Primeira Pessoa

Shines Over: The Damned envolve um clima de suspense do começo ao fim. Como a protagonista é muda e inapta, tudo o que ela consegue fazer é pular. Em alguns momentos da aventura, terá de saltar sobre buracos para conseguir avançar. O pulo da protagonista é meio curto e confuso, mas até aí, tudo bem. É fácil se acostumar com isso e superar as barreiras impostas no início do jogo. Não há tantas partes de plataforma assim, então pode ficar tranquilo quanto a isso. O jogo possui checkpoints constantes e não há punição por morrer, também.

O jogo tenta criar um clima de terror, com cenários elaborados, mas ainda simples. São cenários rochosos, um vilarejo japonês e uma correnteza selvagem. Enquanto segue pelos corredores do jogo, poderá encontrar orbes de luz, que funcionam como colecionáveis. Coletá-los não irá render nada a não ser troféus, mas vale a pena dar uma olhada para encontrá-los. Também resolverá alguns quebra-cabeças aqui e ali. Nada muito complexo ou que tomará muito tempo.

Pouco Conteúdo e Poucos Inimigos

Enquanto prossegue, inimigos saltam sobre você, e como não há como evitá-los, desviar deles ou enfrentá-los, basta apenas pressionar os botões que aparecem na tela até que eles vão embora. Caso falhe, irá morrer e voltar do checkpoint mais próximo. Não é difícil, é apenas um pouco irritante, conforme os inimigos aparecem sem aviso e em momentos inoportunos. Basicamente, o jogo tenta assustar o jogador com esse clima, e isso até poderia funcionar, se houvesse mais conteúdo.

O principal problema de Shines Over: The Damned, infelizmente, é o seu tamanho diminuto. O jogo possui menos de uma hora de duração, e caso o jogador saiba o que fazer e ignore colecionáveis, pode fechar a história em menos de meia hora. É impossível construir um clima realmente assustador nesse pouco tempo. Os cenários não são elaborados o bastante, e os inimigos do jogo aparecem tão poucas vezes que dificilmente ficarão gravados na sua memória a ponto de gerar pesadelos. Os créditos do jogo sobem antes que o jogador fique realmente empolgado.

Shines Over: The Damned – Vale a Pena?

Shines Over: The Damned falha em conquistar o jogador antes do fim. Enquanto se está jogando, a expectativa criada para o que está por vir é muito maior do que o jogo em si. O jogo acaba abruptamente, sem responder às perguntas criadas no início, e deixando um vazio que é muito difícil de aceitar. É uma experiência difícil de recomendar, mesmo aos fãs de jogo de terror em primeira pessoa com gosto por jogos independentes.

Shines Over: The Damned foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Firenut Consulting – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Shines Over: The Damned

Gráficos - 7
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 6.5
Som - 7.5
Dificuldade - 6.5
Fator Replay - 4

6.5

Shines Over: The Damned foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Firenut Consulting – Agradecemos a cordialidade!

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo