Uma questão que sempre é discutida em Elden Ring, é sobre como o jogo pode ser difícil. Em recentes entrevistas, Hidetaka Miyazaki, presidente da FromSoftware e criador de Elden Ring falou não só sobre Shadow of the Erdtree, mas também sobre as dificuldades que os jogadores encontraram.
Segundo Miyazaki, a dificuldade foi de tal forma afinada como parte da essência de Elden Ring que reduzir o seu nível poderia simplesmente arruinar a experiência idealizada para o jogo e sua DLC.
Se quiséssemos mesmo que todo o mundo jogasse o jogo, simplesmente reduzíamos a dificuldade mais e mais. Mas essa não era a abordagem correta.
Se tivéssemos seguido essa abordagem, não acredito que o jogo teria feito o que fez, pois a sensação de triunfo que os jogadores ganham ao ultrapassar estes desafios é uma parte muito fundamental da experiência. Baixar a dificuldade tiraria ao jogo essa alegria, isso iria estragar o próprio jogo.
— Hidetaka Miyazaki
Fonte: VGC