A Casio lança este mês as novas calculadoras científicas da linha ClassWiz, incluindo o modelo fx-991LA CW. Desenvolvida em colaboração com professores de diversos países, o lançamento será dedicado especialmente ao Brasil e América Latina. Com design intuitivo, e ainda mais fácil de usar, a novidade reforça a importância das calculadoras científicas em ambientes de sala de aula, inserida desde o lançamento da série em 2015. Além da evolução do display LCD de alta definição, idioma em português, com opção de espanhol e inglês, conta também com acesso ao menu através de aplicativos, carregamento solar e o principal, uma operabilidade superior com design e layout simples, indo na contramão de uma calculadora científica típica.
Tatsuro Ogawa, gerente geral de calculadoras da Casio, explica que a linha ClassWiz foi renovada para apresentar uma evolução da calculadora científica oferecendo mais de 500 motivos para esta escolha. “Já foi comprovada a importância da calculadora em sala de aula, principalmente em outros países, isso porque estimula o interesse ao cálculo de forma clara e simples, promovendo o desenvolvimento de estimativas e hipóteses, uma vez que os alunos ganham tempo na execução dos cálculos e se divertem com isso, afinal está inserido no contexto digital”, explica Ogawa.
A ClassWiz fx-991LA CW apresenta a primeira tela LCD em escala de cinza de alta definição. O novo design, totalmente reconfigurado e mais simples, facilita a entrada de operações através de botões convexos. A calculadora oferece um uso intuitivo através de teclas usadas com frequência perto do centro do teclado e com diferentes codificações de cores para teclas de controle do cursor e teclas de entrada, entre outras inovações. Além de oferecer um desempenho aprimorado, inclui uma memória e recursos que tornam o estudo da matemática mais divertido.
Novos recursos
A fx-991LA CW também oferece diversas funções necessárias para quem precisa explorar a Matemática, desde o ensino médio até o ensino superior. Além do suporte para funções básicas de cálculo e equações com exibição natural de livros didáticos, cálculos de tabelas numéricas e um aplicativo em planilha, os novos recursos incluem memória de funções para serem utilizadas em diversos aplicativos da calculadora e o novo aplicativo Caixa Matemática (Math Box) com funções ‘Rolar os dados’ e ‘Cara ou coroa’ que permitem o estudo da probabilidade matemática com simulações. Esses recursos são projetados para incentivar a curiosidade dos alunos e motivar um ambiente de aprendizagem.
Integração com smart devices
A calculadora também tem integração com smart devices via QR Code, gerado pela própria calculadora, e direciona para a plataforma ClassPad. net para potencializar as funções. O ClassPad. net é uma plataforma on-line conveniente para salas de aula que usam ferramentas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). Ao ler um QR Code gerado pela calculadora no aplicativo tabela, por exemplo, pode ser exibidos gráficos que serão analisados na plataforma ClassPad. net. “Esses aplicativos são extremamente úteis no Ensino Fundamental, Ensino Médio e outros cursos como Engenharia, Tecnologia, Ciências e Matemática”, acrescenta Ogawa.
Divisão Educativa
Há mais de 35 anos a Casio trabalha ativamente apoiando o desenvolvimento da educação com pioneirismo e comprometimento. No Brasil e no mundo, trabalha em conjunto com equipes de professores e acadêmicos, para apoiar o desenvolvimento do ensino de matemática e ciências por meio da implementação da tecnologia em sala de aula e metodologias focadas em resolução de problemas.
“No dia 9 de março vamos realizar um Workshop voltado para os estudantes em uma Live com a presença de influenciadores educativos. Além da fx-991LA CW também lançaremos em breve o modelo de entrada, a ClassWiz fx-82LA CW com a mesma tela de alta resolução. Sabemos da importância deste dispositivo em sala de aula, afinal é preciso entender como aplicar o cálculo para utilizá-la, garantindo mais agilidade e principalmente compreensão. Além de apoiar com a criação de recursos para sala de aula, a Divisão Educativa tem apoiado professores a serem os agentes transformadores e preparados para criar ambientes de aprendizagem”, finaliza Ogawa.