Em comemoração ao Halloween, o Games Ever esta fazendo um especial, onde vamos estar apresentando diariamente do dia 25 ao dia 31 de outubro, games do gênero terror e suspense. Confira mais um game marcante desse gênero: Until Dawn.
Until Dawn é um game de terror e suspense, onde o grande foco esta na narrativa, deixando a gameplay mais intensa reservada para alguns momentos específicos. O game apresenta um conto onde tenda mesclar filme e game juntos, deixando o jogador escolher seu próprio destino. Lançado para PlayStation 4 em 2015, vamos trazer para você os principais pontos do jogo, e claro, onde existem falhas. Confira.
- Jogo: Until Dawn
- Desenvolvedora: Supermassive Games
- Publicadora: Sony ComputerEntertainment
- Lançamento: 4 em Agosto de 2015
- Número de Jogadores: Single Player
- Gênero: Survival Horror
- Plataformas: PlayStation 4
- Site Oficial: Surpermassive Games
Adolescentes em uma história macabra
O game tem uma história bastante interessante, e nos remete aos filmes de terror mais modernas. Em 2015, Josh e suas irmãs gêmeas, Hannah e Beth, convidam seus amigos (Sam, Mike, Jessica, Emily, Matt, Ashley e Chris) para o chalé da família nas Montanhas Blackwood Pines, para passarem o inverno.
Durante uma brincadeira com Hannah, que é apaixonada por Mike as coisas vão começar a dar errado. Enquanto Josh e Chris estão desmaiados bêbados na cozinha, Mike convida Hannah para o quarto de hóspedes. Sem o conhecimento dela, Jess, Emily, Matt e Ashley ficam escondidos no quarto a espera dela. Mike a convence a começar a tirar a roupa, Jess acidentalmente revela a presença do grupo e, ao fazê-lo, Hannah se desespera ao mesmo tempo que Sam aparece para avisá-la, descobrindo que era tarde demais.
Hannah sai correndo do chalé e entra no bosque nevado enquanto todos correm atrás dela, tentando se desculpar e convencê-la a voltar. Após alguns diálogos, Beth faz seu caminho até o meio da floresta, ela finalmente localiza Hannah chorando no meio de uma pequena clareira e a conforta. De repente, elas ouvem um barulho estranho e violento e fogem de um perseguidor invisível.
Elas acabam encurralados na beira de um penhasco, Hannah escorrega e cai enquanto segura a mão de Beth, levando-a com ela. Beth consegue se pendurar em um galho grande na beira do penhasco, segurando Hannah com a outra mão. Um homem estranho se agacha pela beira do penhasco e estende a mão para ajudá-las, mas Hannah e Beth caem e nunca mais são vistas.
No aniversário de um ano dos desaparecimento das gêmeas Washington, os sete amigos restantes aceitam o convite de Josh de volta à montanha, e nesse momento começamos a jogar
Pronto para decidir?
A grande diversão de Until Dawn esta nas decisões em que você vai tomar durante todo o jogo, aliado a mescla de tempo que o jogo usa. As possibilidades atemporais deixam o game com uma perspectiva bem mais dramáticas e fazem com que o jogador sempre pondere por suas decisões. O game, a todo momento esta pressionando você à fazer escolhas, mesmo em alguns momentos onde esta acontecendo uma perseguição, o que aumenta muito a carga de tensão do jogo.
Outro ponto bastante interessante, é que em muitos momentos, você não percebe o peso das suas decisões, com o game transparecendo um certo nível de importância quase que displicente, mas você só vai perceber o peso das suas decisões mais tarde. Essas decisões podem estar associados a acontecimentos que deveriam acontecer mais tarde. Entrar em um conflito com algum amigo devido há alguma situação, pode fazer com que em um evento futuro, esse mesmo amigo não o ajude a enfrentar uma situação de vida ou morte.
Essas decisões tornam o game bastante divertido, pois você vai estar alternando entre os 8 membros do grupo, e isso deixa as coisas bastante abrangentes, já que você dificilmente vai ter controle sobre no que vai resultar suas decisões. Isso pode ocasionar em uma discussão, um conflito em um primeiro momento, mas ao final, a morte é inevitável.
As escolhas são feitas através dos já conhecidos QTEs (Quick Time Event’s), que devem ser escolhidos pelo jogador, a fim de que ele tenha o controle do que esta e vai acontecer no jogo. No começo essas decisões parecem ter pouca importância, entretanto com o passar de algumas horas, tudo parece fazer sentido, e o game fica mais interessante e o jogador acaba se envolvendo mais com a história.
Infelizmente o game se apega muito a esses QTEs, e se você não estiver totalmente envolvido com a história do jogo, as coisas podem ficar chatas. O jogo poderia focar um pouco mais nos puzzles, ou em momentos on de a ação não estivesse totalmente dependente das escolhas, mas esses momentos são poucos, e realmente acabam passando desapercebido.
Jogue o Filme ou Assista o Jogo
Essa é uma pergunta que esse tipo de game acaba trazendo a tona. Como a gameplay é muito mais cadencia e envolve o jogador na história, por muitas vezes a gente acaba mais como expectador do que como jogador, e isso em alguns momentos acaba incomodando. Não é que isso seja ruim, mas acaba deixando o game bastante cadenciado.
Já vimos essa experiencia em games como Heavy Rain, entretanto em Until Dawn somos levados ha uma historia de terror, mas isso nem de longe deixa o game menos emocionante, e muito disso acontece devido aos seus personagens. Apesar de serem muitos, 8 ao total, todos eles fazem parte da historia de maneira efetiva, e vamos nos envolvendo com cada um deles. Muito disso vem através da interpretação de cada um deles, pois a desenvolvedora Supermassive Games, fez um ótimo trabalho de dublagem. O nosso Analista (The Analyst) deixa o game o game com um clima de terror ainda maior, pois o sujeito é assustador e com um ar sombrio. Nosso contacto com ele acontece entre os níveis, trazendo vislumbres da historia de uma maneira a instigar o jogador.
Além disso, com uma inclusão bastante interessante, O Analista acaba exercendo alguma influencia sobre nós, já que algumas sugestões que dizemos a ele de maneira indireta, acabam aparecendo no game, como uma tentativa de nos assustar ou mostrar que o personagem esta diretamente envolvido com a historia, mas isso você s[o vai saber jogando.
Os gráficos são bastante detalhados, e apesar de haver pouca interação, você nem percebe que não tem tanta liberdade quanto imagina ter. Além disso, transitamos por diversas locações, que transmitem ainda mais sensação de liberdade, quando na verdade ainda estamos muito próximos da nossa cabana.
Durante nossa gameplay vamos interagir com diversos puzzle, mas eles infelizmente não oferecem um grande desafio, toda a mecânica do jogo esta envolvida nas suas escolhas, e isso deixa o game como uma experiência quase que interativa. Em alguns momentos o jogo exige que você se mantenha imóvel, e nesses casos, pode ser que aconteça algum bug, pois o sensor de movimento detecta qualquer alteração. Recomendo que nesses casos você deixe o controle imóvel sobre uma superfície plana, mas nem assim esta garantido que não vai haver bugs.
Sonoramente falando o game mantém o padrão, as músicas do jogo passam desapercebidas a maior parte do tempo, e isso por si só já é muito bom. Quanto aos efeitos sonoros, esses sim devem receber a sua atenção pois eles podem alertar você sobre uma situação de perigo.
Onde o Bicho Pega
Apesar de ser um game que consegue ser bastante balanceado, Until Dawn tem um série de problemas, que infelizmente afetam a diversão, não por serem graves, mas sim por acontecerem de uma forma que atrapalha diretamente seu desempenho durante a gameplay.
Apesar de haver outros Bugs, alguns relacionados a sua movimentação pelo ambiente, ou até mesmo devido a sensor de movimento do DualShock, o que realmente pega é quando temos que trabalhar com os itens do cenário. Movimentar alguns desses itens em alguns momentos pode ser extremamente decepcionante.
Until Dawn – Vale a Pena?
Until Dawn é uma experiência que mescla jogo e filme, portanto não espere ter o mesmo contato com ele, como teria em um jogo tradicional, essa é a diferença entre quem critica esse tipo de jogo, o comparando a experiencias mais tradicionais. Não espere por uma gameplay com qualquer foco na ação, essa não é a proposta do jogo.
O game esta mais para um experiencia visual, onde você pode escolher qual direção a história vai tomar. O game é menos interativo que Heavy Rain por exemplo, mas consegue trazer uma carga emocional no mesmo nível. Infelizmente alguns Bugs fazem com que o jogo perca um pouco da sua qualidade. Se você conseguir passar por esses momentos, vai conseguir se divertir.
Enfim, se você procura uma experiencia mais interativa com uma carga de terror e suspense digna dos filmes de terror mais recentes, e com um foco menor na ação, Until Dawn é o jogo que você espera, e com certeza você não vai se arrepender. Para os outros jogadores, vale dar uma chance ao game, até por que esse tipo de game veio pra ficar, e com certeza vai fazer cada vez mais sucesso.
Gostou? Não deixe de conferir nossos outros REVIEWS.
Until Dawn | REVIEW
Gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Som - 7.5
Dificuldade - 6
Fator Replay - 7
7.3
Bom
Until Dawn é um game de terror que apresenta uma gameplay interativa, focada apenas nas escolhas. Apesar dos Bugs, o game consegue trazer uma boa diversão. Se você gosta de uma boa história de terror e uma interatividade relativamente baixa, o game é para voce