Os Shmups ou Shoot n’ Up ou para os mais íntimos, tiveram um espaço muito grande nos fliperamas na década de 80/90 no Brasil. Z-Warp é um legítimo representante desse nicho, e nos traz de volta toda a nostalgia dessa época.
O game trazido pela Eastasiasoft junto a Panda Indie Studios é um Shmup com rolagem vertical cheio de ação e com uma pegada totalmente arcade. Confira nossa review para mais esse game cheio de nostalgia e ação.
- Jogo: Z-Warp
- Desenvolvedora: Eastasiasoft, Panda Indie Studio
- Publisher: Eastasiasoft, Panda Indie Studio
- Lançamento: 06 de abril de 2022
- Número de Jogadores: Single Player
- Gênero: Shmup, Shoot n’ Up
- Plataformas: PS4, PS5, Switch, Xbox One, XSX|S
- Site Oficial: Z-Warp
Recupere a Caixa Preta
Z-Warp é um game extremamente de nicho, se não fosse por algumas pequenas features, o game iria agradar apenas aos jogadores que realmente procuram um Shmup datado e com fortes inspirações nos arcades dos anos 80/90. Se esse é o seu caso, você vai adorar o game.
A história do jogo segue na mesma linha, sendo bem simples e direta. No ano 21XX, uma nave capaz de distorcer o espaço-tempo foi construída e lançada, como experimento apenas para ser perdida nas profundezas desconhecidas do espaço em sua viagem inaugural. Entretanto, depois de algum tempo algo inesperado aconteceu.
Quando um sinal de socorro é recebido, é criada uma força tarefa para averiguar o que esta acontecendo, e cabe a você, o piloto mais talentoso e corajoso da Z-Division, encontrar a nave experimental e recuperar sua caixa preta para investigar o que aconteceu exatamente. Esta missão o levará a um reino infernal onde você terá que sobreviver a ondas de inimigos diabólicos se quiser voltar vivo e vitorioso!
Gráficos e Sons
Graficamente falando o game é bem colorido, entretanto a limitação dos gráficos verticais acaba por limitar o campo visual. O game consegue diversificar bem os stagios, colocando novos inimigos a todo momento. Nossa navinha é bem simples e lembra um pouco o clássico jogo Raiden, mas essas influências são bem básicas.
Z-Warp mantém uma boa taxa de quadros, e consegue fluir bem mesmo com diversos inimigos na tela. Tanto nos consoles de nova geração, como no PS4, Xbox One e Switch o game mantém sua qualidade. A jogabilidade é bem intuitiva e você consegue se desviar com precisão das investidas inimigas.
Sonoramente falando o game mantém as referências sonoras dos games do gênero da década de 80/90. Os efeitos sonoros são simples, mas funcionam e passam a exatamente a sensação do que esta acontecendo na tela. Confesso que diante da gameplay, ou tive de me atentar para avaliar as músicas e sons do jogo, elas estão tão incorporadas a gameplay, que você nem percebe que elas estão lá.
Legitimamente Shmup
Como dissemos anteriormente, Z-Warp é um game legitimamente Shoot n’ Up. O game nos tráz uma gameplay fortemente influenciada pela pegada arcade dos anos 80 e 90. Com uma pegada vertical o jogo é cheio de ação e uma chuva de inimigos que não param de atacar você. Desde o início de jogo você já percebe como vai ser sua gameplay, e ela permanece assim por praticamente todo o jogo.
Você tem apenas uma navinha a sua disposição, o que já limita bastante as possibilidades no jogo. A dificuldade pode ser ajustada, entretanto, a diferença quase não é perceptível ao jogador. A concepção arcade do game faz com que tudo ao redor do jogado seja para prejudicar sua continuidade no game. Infelizmente isso não funciona muito bem nos consoles.
O game tem uma boa jogabilidade e você consegue se desviar com precisão das investidas inimigas, e elas são incansáveis, pois você mal tem tempo para piscar. O maior problema nesse sentido é que a tela é muito estreita, e os projéteis são demasiadamente grandes. A sensação de que as coisas estão desproporcionais é evidente, entretanto parece que o game foi idealizado com esse aspecto.
A dificuldade do games esta em conseguir desviar desses projéteis e conseguir se situar na tela enquanto tudo esta acontecendo. Infelizmente tudo fica muito confuso na tela, e por muitas vezes percebemos que a sorte vale mais que a habilidade, e isso faz com que o game perca um pouco da diversão.
Confira abaixo os primeiros 20 minutos de jogo. Não deixe de se inscrever no nosso canal de gameplays, onde você pode conhecer melhor os jogos que estamos avaliando, e além disso ficar por dentro das nossas gameplays:
O game conta com uma jogabilidade bem simples, onde você vai poder usar a sua arma principal. A principal característica dessa arma é que conforme você mantem o botão de ataque pressionado, mais forte seu armamento fica. Você conta com uma barra base de energia, além da sua pontuação. Ademais você conta com dois modos de jogo, modo história e um modo infinito, onde você testa suas habilidades até ser abatido.
Z-Warp – Vale a Pena?
Como dissemos anteriormente, Z-Warp é um game extremamente de nicho, trazendo muitas referências dos games arcades para os consoles. O jogo é divertido e pode ser terminado em pouco tempo, entretanto ele pode não agradar que não é fã do gênero, ou procura por games com um desenvolvimento mais técnico.
Vale ressaltar que o game conta com troféus e conquistas, e elas são bem simples de serem conseguidas. Você pode pegar todas essas conquistas jogando por cerca de 40 minutos sem muito esforço. Confira AQUI a lista de troféus e conquistas do jogo.
Ademais, se você curte games de navinha ou está procurando um jogo para ganhar umas conquistas, Z-Warp pode ser uma boa pedida, ou se você esta apenas querendo um game para passar uma tarde jogando, vale a pena dar uma chance ao jogo.
Z-Warp
Gráficos - 70%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 65%
Som - 70%
Dificuldade - 70%
Fator Replay - 55%
68%
O jogo é divertido e pode ser terminado em pouco tempo, entretanto ele pode não agradar que não é fã do gênero, ou procura por games com um desenvolvimento mais técnico.