A cerca de um ano, um dos canais brasileiro mais populares sobre Xbox no YouTube foi cancelado devido a acusações de racismo. O Xbox Mil Grau, composto pelos geradores de conteudo Xcapim360 e Chief, sofreram uma campanha de cancelamento após um suposto meme fascista sobre as manifestações que aconteciam em comoção sobre a morte de George Floyd.
A campanha de cancelamento focou em cortes de lives, aonde Chief e Xcapim360 apresentavam comportamento supostamente racista, com frases preconceituosas.
Entretanto, essas frases não eram apresentadas em um contexto geral, sendo frases retiradas pontualmente e não deixavam claro qual o contexto do diálogo.
Como a parte acusatória, e o YouTube não possuem o vídeos em questão na integra, o MP não deu prosseguimento ao processo por falta de provas. Como os vídeos usados eram editados e não deixavam claro o contexto, não podiam ser usados como prova.
Gostaria de comunicar a todos que me acompanham, que o inquérito que os canceladores foram abrir junto ao MP me imputando crimes que NUNCA cometi, foi ARQUIVADO por FALTA DE PROVAS.
A PF investigou e não achou crime algum, até pq videos editados de maneira maliciosas só…
— Chief (@Chief117Br) July 2, 2021
Vale ressaltar que nosso artigo 11 fo código penal afirma que:
Todos são inocentes até que se prove o contrário.