Bora falar sobre a repercussão após a Microsoft anunciar o fechamento de alguns de seus estúdios. Dinga Bakaba, líder da Arkane Lyon, produtora responsável por Deathloop, que trabalha agora em Marvel’s Blade, e um dos estúdios recorreu à rede social X para reagir ao encerramento da Arkane Austin. Em uma mensagem, Bakaba pediu permissão para ser humano e falar com o coração.
O estúdio foi fechado como parte de uma nova estratégia para reforçar o foco da Bethesda, mas para Bakaba não há outra forma de o encarar a situação, segundo ele, trata-se de uma “facada no estômago”.
“Isto é absolutamente terrível. Permissão para ser humano: para qualquer executivo que esteja a ler isto, um relembrar amigável que os videojogos são uma indústria de entretenimento/cultura e o teu negócio enquanto corporação é tomar conta dos teus artistas e ajudá-los a criar valor para ti.
Não nos atirem para febris corridas ao ouro, não nos usem como espantalhos para os vossos pontos cegos/mal calculados, não transformem os nossos locais de trabalho em selvas darwinistas. Dizes que te damos orgulho quando fazemos um bom jogo. Deixa-nos orgulhosos quando os tempos são difíceis. Sabemos que podes, já o vi antes.
Por agora, estão novamente a desaparecer grandes equipas perante os nossos olhos e é o raio de uma facada no estômago. Lyon está a salvo, mas por favor, tenham tacto e cuidado com tudo isto, e respeitem a voz das pessoas afetadas e deixem espaço para as escutar, é a história deles, os seus sentimentos.”
Por fim, Bakaba diz que este é um momento para lamentar essa situação e respeitar a voz de quem perdeu o trabalho.