A Valve anunciou oficialmente o retorno de sua Steam Machine, bem como uma nova versão do Steam Controller e o Steam Frame. Sobre a Steam Machine, ela é uma nova versão, mais poderosa, otimizada e minimalista, se aproximando ainda mais dos consoles, mas com mantendo a intimidade com ps PCs. Inspirada no sucesso do Steam Deck, a nova Steam Machine foi projetada para oferecer uma experiência de jogo fluida e integrada com toda a biblioteca da plataforma Steam, diretamente na TV. A proposta é clara: democratizar o acesso aos jogos de PC com um dispositivo compacto, silencioso e poderoso.
Ainda que todos os detalhes não tenham sido revelados, o que sabemos já nos revela qual a proposta e principalmente, o poder da nova Steam Machine.

Especificações técnicas da Steam Machine
- Processador AMD Ryzen 7 7840U Arquitetura Zen 4 com 8 núcleos e 16 threads, ideal para multitarefa e jogos exigentes.
- GPU integrada AMD Radeon 780M Baseada na arquitetura RDNA 3, oferece desempenho gráfico suficiente para rodar títulos AAA em 1080p com qualidade média a alta.
- Memória RAM LPDDR5 de 16 GB Alta largura de banda para garantir fluidez em jogos e aplicações simultâneas.
- Armazenamento SSD NVMe de 1 TB Carregamentos rápidos e espaço generoso para instalar diversos jogos da Steam.
- Sistema operacional SteamOS 3.5 Baseado em Linux, otimizado para jogos e compatibilidade com Proton para rodar títulos Windows.
- Conectividade Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, 2 portas USB-C, 2 USB-A, HDMI 2.1 e entrada Ethernet.
- Design compacto e silencioso Pensado para se integrar à sala de estar, com refrigeração passiva e acabamento minimalista.

Integrando a Steam
Como poderíamos imaginar, a nova Steam Machine vai integrar tudo de melhor da steam em um só lugar, otimizando a experiência que a Valve vem criando há anos. A compatibilidade com o novo Steam Controller será total, elevando ainda mais o conforto e a experiência do jogador com a máquina. Aliado ao head set Steam Frame, a Valve promete uma nova imersão, otimizando a experiência de se jogar no PC.
Segundo a Valve, o objetivo é oferecer “novas formas de jogar, descobrir e se conectar com a comunidade Steam”, ampliando o alcance da plataforma para além dos desktops e notebooks.
Lançamento e expectativas
A Steam Machine está prevista para o primeiro trimestre de 2026, com preço ainda não revelado. A expectativa é que ela se torne uma alternativa viável para quem deseja jogar no sofá sem abrir mão da biblioteca Steam e da flexibilidade do PC. A Valve parece determinada a redefinir o conceito de console para PC gamers — e a Steam Machine pode ser o passo mais ousado nessa direção.




