A PC Gamer, trouxe uma nova entrevista com a IGN junto ao desenvolvedor da Valve, Pierre-Loup Griffais, falando sobre o desempenho do sistema Steam Deck e como a Valve tem testado para ver o que o hardware pode rodar.
Uma das principais preocupações com o Steam Deck até agora é como ele irá rodar uma grande variedade de jogos e se será capaz de fazê-lo com facilidade, por exemplo. Felizmente, a Valve testou o sistema com vários jogos lançados em 2020 e o Steam Deck se sai bem com todos eles.
Pierre-Loup Griffais falou um pouco mais sobre o desempenho do console:
Temos olhado para vários jogos nos últimos anos no catálogo anterior, mas o verdadeiro teste para nós foram os jogos que estavam saindo no ano passado. Eles simplesmente não conseguiam rodar muito bem no tipos anteriores de protótipos e arquiteturas que estávamos testando.
Esta é a primeira vez que alcançamos o nível de desempenho necessário para realmente executar a última geração de jogos sem problemas. Todos os jogos que queríamos que fossem jogáveis são, na verdade, o toda a biblioteca Steam. Na verdade, não encontramos algo que pudéssemos jogar neste dispositivo que ele não pudesse controlar.
O engenheiro de hardware da Valve, Yazan Aldehayyat, também falou mais sobre as especificações do console:
Podemos realmente ser um dos primeiros produtos a apresentar essa tecnologia de memória. Isso oferece muita proteção para o futuro, especialmente porque não somos os únicos com esta arquitetura. Qualquer otimização que os desenvolvedores de jogos fizerem para essa nova arquitetura será levada adiante para nos beneficiar também.