Souldiers é o primeiro jogo da desenvolvedora Retro Forge, formada por veteranos da indústria de games. Desde seu anúncio inicial para a Steam, o game vem chamando a atenção pelo seu estilo Metroidvania com combate focado no desafio, algo semelhante a Soulslike ou jogos como Hollow Knight. Com fortes características de RPG, o game tenta agradar um seleto grupo de apaixonados por mecânicas intuitivas e desafiantes de combate. Será que conseguem? É o que veremos no decorrer do nosso review.

Jogo: Souldiers
Desenvolvedora: Retro Forge
Publicadora: Dear Villagers
Lançamento: 02 de junho de 2022
Número de Jogadores: Single Player
Gênero: Metroidvania Platformer
Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, SW, PC
Site Oficial: Aqui

O mundo está em guerra, e todo o nosso pelotão morreu em batalha. Fomos resgatados pelas valquírias, com a nobre missão de mostrarmos nosso valor no mundo dos mortos para podermos lutar em Ragnarok. Esse é o início da nossa aventura em Souldiers, o mais novo Metroidvania de ação do mercado, repleto de desafios em um jogo com clara inspiração em Dark Souls e outros jogos do gênero Soulslike que tem feito bastante sucesso na última década.

Jornada do Seu Jeito

Quando se fala que o game possui clara inspiração em Dark Souls e outros jogos do gênero Soulslike, a primeira coisa que vem à cabeça é a sua dificuldade. Pois bem, não chega a ser tão difícil assim. Para começar, o game possui três opções de dificuldade disponíveis: Explorador, Soldado e Guerreiro, que funcionam respectivamente como fácil, médio e difícil. Quem quiser um desafio mais intenso, pode começar logo no Guerreiro e sentir toda a dificuldade que o jogo tem a oferecer, mas quem quiser apenas curtir o game sem se preocupar tanto com chefes muito difíceis, pode escolher Explorador e se divertir.

O equilíbrio entre as dificuldades é perceptível, e não há muito demérito em jogar em dificuldades inferiores. Não há problema em começar no Explorador até pegar o jeito do jogo e então recomeçar no Soldado, por exemplo. Opções acessíveis são sempre bem-vindas, e Souldiers não vai deixar ninguém na mão.

Desperte, Guerreiro!

Poderá escolher entre uma de três classes: Patrulheiro, Arqueiro e Conjurador. Como deve imaginar, irá jogar de forma bem diferente com cada uma das classes. Como um guerreiro, irá se manter próximo ao inimigo, golpeando com sua arma e defendendo com seu poderoso escudo, precisando manter atenção ao seu vigor para não ficar cansado e vulnerável. Como um arqueiro, poderá manter distância de seus inimigos sendo letal com suas flechas, mas quando as flechas acabarem precisará golpear de perto enquanto espera elas se reabastecerem. Como um conjurador, ou feiticeiro, por fim, terá de controlar sua mana enquanto realiza poderosos feitiços de curta ou longa distância, mas saiba que quando a sua mana acabar, ficará perigosamente vulnerável.

Cada classe possui seus prós e contras, e o estilo de jogo pode ser bem diferente entre e outro a ponto de incentivar uma nova jogatina com outra classe depois que concluir o jogo com a primeira. Vale a pena conhecer as três classes presentes (e inclusive há troféus e conquistas vinculados a fechar o jogo com cada uma das classes).

Um Mundo Vasto e Belo

Souldiers possui gráficos caprichadamente pixelados e com um belíssimo trabalho artístico. Os visuais caricatos dos personagens não enjoa, e os cenários das cidades e dungeons são deslumbrantes. As animações são em formato de desenho animado e também ficaram muito bem feitas, lembrando que foram feitas por um estúdio novo e independente.

Souldiers é um Metroidvania com fortes características de RPG. Dentro das dungeons, o game é um Metroidvania completo, com cavernas e castelos labirínticos, separado em diversos níveis e com muitos segredos e passagens secretas. Encontrará bloqueios específicos que só poderão ser liberados usando armas e equipamentos que apenas conseguirá futuramente, de modo que sempre terá motivos para voltar a dungeons anteriores e explorar mais uma vez para não deixar nenhum baú para trás.

Fora das dungeons, encontrará grandes campos e várias cidades. O game é bem recheado de NPCs, e irá fazer diversos amigos ao longo da aventura. Apesar de jogar e lutar sempre sozinho, irá conhecer pessoas que vão contribuir e muito com a sua jornada, seja fornecendo itens, vendendo armas ou ensinando habilidades.

Infinidade de Inimigos

Encontrará muitos inimigos em sua aventura, dos mais variados tipos! Mas não se preocupe, pois terá ao seu dispor um grande plantel de habilidades. Dependendo da classe escolhida inicialmente, terá acesso a diferentes golpes e habilidades. Por exemplo, o guerreiro logo aprenderá a usar seu escudo para efetuar um poderoso contra-golpe se efetuado no momento certo, o arqueiro logo aprenderá uma esquiva com direito a acerto crítico, e o feiticeiro irá aprender diversas magias poderosas capazes de limpar o mapa de inimigos. Conforme você fica mais forte, os inimigos também ficam mais poderosos, e o game sempre tem um novo desafio para você enfrentar.

O game possui inimigos que tentarão de tudo para te matar, e mesmo os inimigos mais comuns podem ser perigosos em grandes grupos. Eles são vários e bem variados, com diferentes fraquezas e jeitos de lutar. Seguindo o estilo já conhecido dos Soulslike, o game possui altares que servem como “fogueiras”, usados tanto para salvar o jogo como pontos de fast travel. Ao descansar em um altar, todos os inimigos renascem, deixando a exploração sempre interessante.

E não podemos nos esquecer dos grandes chefes de área. Há vários deles, com gamas de ataques bem diferentes entre si. Os chefes são o ponto alto do game, e apesar de carismáticos e muitas vezes “fofos”, vão representar um grande percalço para seu avanço. Pode esperar morrer diversas vezes no decorrer do game, até aprender o moveset de cada chefe e o que fazer ou quais fraquezas aproveitar.

Evolução Consistente

O game possui nível, e ao evoluir de nível ganhará um aumento progressivo nos atributos básicos, como ataque, defesa e vida (não poderemos aumentar cada atributo como quisermos, como nos Dark Souls). Ganhará também pontos de maestria, utilizados para comprar poderosas habilidades para seu personagem.

Além de evoluir de nível e de habilidades, irá encontrar novas armas, armaduras e talismãs ao longo da aventura, além de novas ferramentas que tornarão o combate contra alguns inimigos progressivamente mais fáceis.

Amigos Depois da Morte

O game possui um sistema de missões que lhe permite rastrear cada uma e perseguir seus objetivos pelo mapa do jogo. Não poderá se perder com o mapa, mas não espere que o jogo segure sua mão o tempo todo, ou te diga sempre o que fazer. Há diversos segredos no jogo que só conseguirá encontrar a solução com bastante exploração, e o jogo terá sempre uma novidade para manter cada dungeon única e cada encontro marcante.

O game possui uma boa quantidade de diálogo, mas não chega a ser demais. Caso queira conversar com os personagens e saber mais sobre o universo do jogo e o mundo de Terragaya, há diversos documentos para ler e muitas pessoas para conversar. Por meio de um glossário, poderá saber bem as histórias dos personagens e inimigos, decorados com belas artes.

Além disso, o jogo está disponível em 7 idiomas, incluindo o português brasileiro! Então, não há desculpas, trate de ler tudo e aprender bastante sobre os personagens e os inimigos caricatos e intrigantes de Souldiers.

Souldiers – Vale a Pena?

Souldiers vale demais a pena, recomendo muito para os fãs do gênero Metroidvania. Não ligue tanto para a comparação forçada com Soulslike 2D, o game consegue abordar muito bem todos os públicos, é acessível da maneira correta, e tem bastante conteúdo. Vale a pena explorar Terragaya nesse excelente game com bastante ação e aventura.

Souldiers foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Dear Villagers – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Souldiers

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 90%
Diversão - 100%
Som - 90%
Dificuldade - 100%
Fator Replay - 95%

93%

Souldiers vale demais a pena, recomendo muito para os fãs do gênero Metroidvania. Não ligue tanto para a comparação forçada com Soulslike 2D, o game consegue abordar muito bem todos os públicos, é acessível da maneira correta, e tem bastante conteúdo. Vale a pena explorar Terragaya nesse excelente game com bastante ação e aventura.

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio