Connect with us

PC

Sokobos | REVIEW

Published

on

Inspirado em um dos mais famosos quebra-cabeças japonês conhecido como Sokoban, game Sokobos é um jogo que fará você coçar a cabeça em busca da resposta para passar de nível até chegar ao fim do jogo.

Confira abaixo nosso review completo desse game desafiante e veja seus principais pontos positivos.

  • Jogo: Sokobos
  • Desenvolvedora: Daisy Games
  • Publicadora: Daisy Games
  • Lançamento: 01/04/2022
  • Número de Jogadores: Single-player
  • Gênero: Puzzle
  • Plataformas: PC
  • Site ficial: Daisy Games

Ajudando os Deuses

Em Sokobos, o jogador assume o papel de um simples aldeão que fez um juramento aos Deuses Gregos. Nesse juramento ele se compromete a construir um templo digno para Zeus, para isso, o personagem recebe uma força sobrenatural, e deve fazer todo o processo sozinho.

Caso o mesmo obtenha sucesso em sua missão, a cidade de seu pai será abençoada e prosperara. Parece tudo muito simples, entretanto a história de Sokobos é uma tragédia, e nem tudo ocorrera conforme os planos.

O Construtor de Templos

Hora de falar um pouco da gameplay, tudo funciona da mesma forma do clássico Sokoban, (Algo que nunca tive contato) mas ao invés de caixas, você estará empurrando pilares, estátuas e até templos por exemplo. Para conseguir avançar de nível, o jogador empurra cada parte para uma posição pré-determinada, porém o jogador vai enfrentando cada vez mais desafios conforme você vai avançando no game.

Em um certo ponto, o jogador terá que pintar certas estruturas, com uma cor pré determinada pelo próprio jogo. Para fazer isso, o jogador deve empurrar a estrutura por cima de blocos de tinta que ficam espalhados pelo cenário, porém, com tinta e espaço limitados, o jogador é obrigado a pensar bem seus passos antes de sair empurrando as estruturas de forma aleatória, e nesse ponto começa o desafio.

Dificuldade Extrema

Prepare-se, pois em Skobos muito comum o jogador acabar ficando preso no nível por empurrar uma estrutura para uma posição da qual ele não consegue retirar, felizmente o game conta com a opção de você voltar alguns movimentos, assim, o jogador consegue voltar até o momento que errou para consertar, desta forma não sendo necessário reiniciar o nível inteiro, mas isso não quer dizer que você vai ter alguma facilidade.

Uma coisa que pode acabar frustrando o jogador, é que de forma repentina, o jogo fica extremamente complicado, fazendo o jogador perder muito tempo nas fases, a partir do nível 10, o jogo fica bem difícil, e o jogador tem ainda mais 50 níveis pela frente, sendo assim, o jogador que deseja finalizar o jogo sem pular níveis, vai gastar algumas boas horas.

Infelizmente a curva de dificuldade do jogo é muito acentuada, saído de um game com um desafio aceitável para a maioria dos jogadores, para uma complexidade que desafia até mesmo os jogadores mais acostumados com games de puzzle. Essa dificuldade com certeza vai acabar afastando os jogadores mais casuais e até mesmo os jogadores que curtem esse tipo de game. Os jogadores que realmente tem pré-disposição para puzzles, vão com certeza se regojizar com o desafio de Sokobos.

Um Game á Moda Antiga

Se tratando de um jogo minimalista, como descrito na própria página da steam, em Sokobos os gráficos são bem simples e iguais durante todos os 60 níveis. O jogo nem de longe vai te impressionar graficamente o charme de Sokobos esta na sua dificuldade.

Entretanto, em suas configurações, o jogo permite a alteração de cores, ajudando as pessoas que possuem algum grau de daltonismo. Vale ressaltar que mesmo assim, você pode ter algum desconforto no game devido à forma e cores dos gráficos. Infelizmente o game acaba deixando o jogador fadigado.

Por fim, na parte sonora o jogo segue na mesma linha, simples, porém intuitivo e característico para o tipo de jogo onde estamos inseridos.

Placar de Líderes

Para quem gosta de competição, Sokobos tem um placar de líderes, e ao final de cada nível, você consegue ver quem foi o jogador que completou o nível com menos movimentos, tal qual a quantidade de movimentos que ele precisou para concluir o nível, incentivando o jogador a procurar formas mais eficazes de terminar o desafio.

Caso o jogador for muito competitivo, aí está mais um desafio lançado, bater o recorde de movimentos.

Sokobos – Vale a Pena?

Para quem busca um puzzle realmente difícil, e que te desafie, o jogo faz total sentido e merece uma chance, além do baixo preço do jogo ser um atrativo a mais. Jogadores mais casuais podem acabar desistindo da aventura e deixando o jogo de lado em sua biblioteca.

“Sokobos é um dos títulos no estilo Sokoban mais difíceis que você pode encontrar”

Sokobos foi gentilmente cedido pela Daisy Games – Agradecemos a cortesia

Sokobos | REVIEW

Gráficos - 6.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 7
Som - 6
Dificuldade - 9.9
Fator Replay - 5

7.2

Bom

Infelizmente a curva de dificuldade do jogo é muito acentuada, saído de um game com um desafio aceitável para a maioria dos jogadores, para uma complexidade que desafia até mesmo os jogadores mais acostumados com games de puzzle.

User Rating: No Ratings Yet !

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Continue Reading
Comments

Destaques

Todos os direitos reservados | Games Ever 2018 - 2022