Apesar de não ser um gênero muito popular, os games de sinuca tem seus admiradores, e quem jogou o clássico Side Pocket, sabe que o game é uma das grandes referências, e que até hoje é uma grande influência no gênero.

No inicio da década de 90 eu estava encantado com os games, e quando tive meu console 16-Bits, um dos games que mais me acompanhavam durante as madrugadas era Side Pocket. O game é cheio de estilo e com um clima único. Confira nosso review completo desse clássico dos anos 90.

  • Jogo: Side Pocket
  • Desenvolvedora: Data EastIguana Entertainment
  • PublicadoraG-Mode
  • Lançamento: Arcade 1986, NES 1987, GB 1990, MD 1992, SNES 1993, GG 1994, 3DS 2011
  • Número de Jogadores: Single player
  • Gênero: Sinuca, Esporte
  • Plataformas: Arcade, NES, GB, MD, SNES, GG, 3DS
  • Site Oficial:

Um game inesquecível da Data East

A desenvolvedora Data East é uma das mais tradicionais do mundo dos games, tendo lançado diversos games marcantes desde que foi fundada em 20 de abril de 1976 pelo universitário Tokai Tetsuo Fukuda. Percebendo que o conteúdo interativo seria um negócio lucrativo, a Data East começou a desenvolver jogos arcade em 1978 e estabeleceu uma divisão nos EUA já em 1979, depois que a maioria dos seus principais concorrentes, como Sega e Taito, já tinham estabelecido sua presença no mercado.

Apesar de desenvolver jogos, a Data East também lançou uma série de sistemas intercambiáveis compatíveis com seus jogos de arcade, com nomes como DECO Cassette System e Multi Conversion Kit, e estes produtos logo se tornaram famosos entre os usuários, devido às suas inúmeras dificuldades técnicas.

Em 1985, a empresa deixou a produção de sistemas intercambiáveis e concentrou-se apenas no desenvolvimento de jogos, criando cada vez games mais marcantes, como nosso inesquecível Side Pocket.

Um game com DNA dos jogos da década de 90

Apesar de ser um game com uma premissa simples, aonde o jogador deve apenas conseguir vencer seu oponente em uma partida de sinuca, Side Pocket é um game que tem um alto poder de entretenimento, e muito disso vem da sua ambientação única e cheia de estilo, com uma atmosfera extremamente densa e cativante. Vale ressaltar que essa sensação tão marcante, era bastante comum nos games na década de 90. Claro, temos diversos games com pouca inspiração, ou com qualidade duvidosa, entretanto diversos games conseguiram trazer uma atmosfera capas de transcender gerações.

Logo no início já nos chama a atenção com uma trilha sonora discreta, mas de extremo bom gosto, colocada milimetricamente para fazer o jogador se sentir dentro de uma casa de jogos. Cores fortes e um ambiente soturno dão o toque final ao jogo. Logo no início você percebe que toda a ambientação do jogo foi feita na intenção de colocar o jogador mais próximo possível do que é uma casa de jogos da época.

Mesmo com a limitação gráfica, o jogo tem gráficos extremamente marcantes e cheio de estilo. Eles nem de longe são o que de melhor o Mega Drive e Super Nintendo poderiam oferecer, mas o conjunto conseguiu deixar o game com características que nos fazem ver ele com uma qualidade bem superior a real.

O game é bastante completo, e como uma experiência que tem como intuito trazer o que de melhor os games anteriores tinham, Side Pocket desde o início conta com desafios extras e diversas funcionalidades que não existiam nas versões anteriores. Você vai ter 8 chances de terminar os 5 níveis presentes no jogo.

Estilo e ambientação marcantes

Você e mais um amigo vão poder desfrutar de um game com bastante opções. Lembre-se que estamos falando de um game de meados de 1990. Hoje pode parecer que o game carece de alguns recursos, entretanto mesmo em 2022 o jogo ainda consegue oferecer uma boa gameplay e recursos que conseguem exigir do jogador o mínimo de estratégia e eficiência nas jogadas.

Você vai excursionar por diversos bares, sempre em um ambiente noturno com uma atmosfera adulta e soturna. Para corroborar que estamos em um ambiente adulto, sempre uma linda mulher vai abrir os jogos da noite. Vão ser 5 níveis, representados como cidades., o mais legal vai ser o ar de jogador viajante que o game proporciona.

Los Angeles, São Francisco, Las Vegas, Nova York e Atlantic City vão ser suas paradas, sempre tentando alcançar a pontuação necessária para seguir. Vale ressaltar que a versão para Super Nintendo e Mega Drive são as versões mais divertidas de Side Pocket.

Uma das coisas mais marcantes no game é sua trilha sonora. A desenvolvedora foi muito feliz em escolher um estilo musical que se encaixa perfeitamente na proposta do jogo. Desde os primeiros segundos que o jogo começa, já percebemos que a trilha sonora deixa o jogo no clima.

As músicas são todas altamente influenciadas pelo Jazz americano da época, e essas musicas refletem com exatidão a sensação de estar em um desses bares na década de 90 nos estados únicos. O mais legal é que elas corroboram o clima adulto do jogo, e deixam o clima ainda mais interessante.

Side Pocket – Vale a Pena?

Side Pocket é um bom exemplo de como um game bem construído e com mecânicas marcantes pode envelhecer perfeitamente bem e mesmo cerca de 30 anos após seu lançamento, ser uma referência no seu seguimento. Mesmo as versões do jogo lançadas posteriormente para Sega Saturn e PlayStation não conseguiram transmitir a mesma experiencia que a versão de Mega Drive e Super Nintendo.

Se você gosta de games de sinuca, ou não conhece Side Pocket e está procurando uma experiência que transmita exatamente como eram os games na década de 90, pode se aventurar no jogo sem o menor receio, pois você vai se divertir com um dos games mais marcantes da geração 16-Bits. Com uma trilha sonora marcante e boas opções de jogo, Side Pocket é diversão certa.

Vale ressaltar que jogar o game durante as madrugadas, pode proporcionar ainda mais diversão, ao menos é o que minha nostalgia me faz recordar, vale a pena tentar.

Side Pocket

Gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Som - 8.5
Dificuldade - 8
Fator Replay - 8.5

8.2

Side Pocket é um bom exemplo de como um game bem construído e com mecânicas marcantes pode envelhecer perfeitamente bem e mesmo cerca de 30 anos após seu lançamento, ser uma referência no seu seguimento.

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio