Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Ship of Fools | REVIEW

Continua após a publicidade..

O gênero roguelite tem sido bem explorado nos últimos anos, e nós jogadores é que ganhamos com isso, pois cada vez mais temos desenvolvedora buscando trazer algo ainda inédito e inovador. Desenvolvido pela Fika Productions e lançado pela Team17, Ship of Folls é um bom exemplo disso, descrito como um roguelite cooperativo marítimo, o game promete trazer novidades para o gênero, vamos ver?

  • Jogo: Ship of Fools
  • Desenvolvedora: Fika Productions
  • Publicadora: Team17
  • Lançamento: 22 de novembro de 2022
  • Número de Jogadores: 1 / 2 jogadores
  • Gênero: Roguelite
  • Plataformas: PS5
  • Site OficialAqui

Navegando por águas frenéticas

Acredito que não tenhamos mais dúvidas sobre a qualidade dos jogos indies, e partindo dessa premissa, Ship of Fools é um game desenvolvido nessa condição financeira que proporciona diversão como se fosse um game grande. Claro que temos as características que fazem sucesso, como gráficos coloridos, boa animação, uma jogabilidade intuitiva e direta. Essas fórmulas são evidenciadas logo nos primeiros minutos do jogo, e conseguem manter o jogador interessado.

O Grande Farol que outrora protegia o Arquipélago quebrou, e uma tempestade de maldade e corrupção se aproxima. Juntos, você e sua tripulação embarcarão no Stormstrider e viajarão pelos mares. Prepare os canhões, ice as velas e proteja o seu navio de monstros marinhos por diversas partidas. É seu dever proteger o seu lar do poderoso Águapocalipse.

A gamplay é frenética desde o início do jogo, seja no modo para um jogador, mas fica ainda melhor quando estamos dividindo a aventura. Nosso objetivo é traçar uma rota enquanto enfrentamos inimigos cada vez mais traiçoeiros e em maior quantidade. Nesse percurso você pode tentar se afastar dos inimigos mais agressivos enquanto procura por itens que vão ajudar nessa empreitada no ocano cheio de monstros.

Nossos inimigos não parecem nada agressivos por serem animados engraçadamente, e mesmo os mais agressivos, ainda possuem um aspecto mais engraçado que agressivo. Nosso barco pode aguentar um certo número de ataques. Caso você naufrague, e isso acontecerá em um momento ou outro, é o fim do jogo, mas nem tudo esta, perdido você ainda levará alguns espólios da batalha com você, com isso você poderá melhorar alguns elementos da sua embarcação, melhorando ela para uma segunda batalha.

Apesar da sua aparência cômica, Ship of Fools é um game extremamente estratégico. Saber por onde seguir no mapa e principalmente, como posicionar nossos canhões, fazem toda a diferença. O mesmo acontece com nossa munição, pois pode tanto atrapalhar quanto ajudar, pois ela será posicionada por nós na embarcação. Quando começamos a desbravar o oceano, percebemos que tudo no jogo exige uma boa tomada de decisão, pois o caminho tilhado oferece dinheiro, madeira para reparar o barco e desafios. Você pode tanto traçar uma rora para ser beneficiado imediatamente, ou apenas para recolher dinheiro, se preparando melhor para uma nova jogada.

Sim, essa é a fórmula clássica de um game roguelite, e mesmo que ela pareça cansativa, ela não é, não ao menos em Ship of Fools, pois as coisas acontecem de uma maneira tão intensa e de formas diferentes, que acabamos presos em uma gameplay rápida e dinâmica. Estaremos enfrentando inimigos com nosso canhões, correndo de um lado para o outro atirando em inimigos no mar ou golpeando os que ousam subir em nossa embarcação, e quando estamos livres deles temos de escolher em navegar por um momento, em águas tranquilas, ou novamente enfrentar mais inimigos.

Ademais, prepare-se para uma curva de dificuldade exigente, pois já no início do mapa, o game impõe seu ritmo, e saber como lidar com isso, exigirá que você morra algumas vezes. Muito dessa dificuldade acontece devido aos poucos recursos que temos quando iniciamos o game, e nesse momento, o mapa novamente se mostra crucial, pois você pode escolher por uma partida mais difícil, mas que traga mais recursos ao morrer, ou tentar chegar mais longe, encurtando o caminho mediante atalhos.

Shiopof Fools – Press Kit

O grande barato é que cada partida e divertidamente diferente, com uma dificuldade alta, mas gratificante, pois no final, você receberá algum item que usará para melhorar algum aspecto das suas armas.

Divertidamente belo

Além de toda a diversão que o game oferece, ainda temos belos gráficos. Vale ressaltar que o game foi totalmente desenhado a mão, realçando suas características de anime. Como dissemos anteriormente, o game encanta pela simpatia e carisma de seus personagens, todos animados de maneira cômica. Os movimentos, apesar de limitados, fornecem uma boa movimentação, principalmente quando o caos está instalado na nossa navegação. Nosso barco está fazendo água e tudo que conseguimos notar que esta tudo muito divertido.

As cores foram muito bem escolhidas e deixam o game com um aspecto único, não só pela sua proposta, afinal não é sempre que estamos jogando um Roguelite de navios, mas também por ser animado e colorido com uma criatividade e paixão que ficam evidentes a primeira vista.

Para corroborar toda a criatividade do jogo, não podemos deixar de falar sobre o nome do game. Ship of Fools, em tradução literal, significa Nau dos insensatos ou o navio dos loucos, sendo uma antiga alegoria muito usada na cultura ocidental, na literatura e nas artes visuais. Imbuída de um senso de autocrítica, ela descreve o mundo e seus habitantes humanos como uma nau, cujos passageiros perturbados não sabem e nem se importam em saber para onde estão indo. [1]

Em composições literárias e artísticas dos séculos XV e XVI, o motivo da nau dos insensatos era uma paródia da arca da salvação. A ideia já está presente na alegoria do navio, apresentada no Livro VI da República de Platão e que se refere a uma embarcação conduzida por uma tripulação disfuncional. A alegoria representa os problemas de governança que prevalecem em um sistema político não baseado no conhecimento especializado, como as democracias demagógicas. [1]

Dobrando a diversão

Se jogando sozinho Ship of Fools é divertido, jogando ao lado de um amigo, as partidas ficam ainda mais divertidas e ambiciosas. A verdade é que quando experimentamos o jogo no multiplayer, percebemos o quanto ele funciona melhor, de diversas formas. Isso por que podemos traçar novas estratégias e dessa forma, mudar toda a direção da gameplay, diferentemente do modo single player.

Se jogar sozinho, é buscar recursos para melhorar a próxima partida, repetindo isso por um bom tempo, jogar ao lado de alguém é buscar se sair cada vez melhor e trabalhar em equipe para sobreviver, e isso é divertido demais. Chega a ser curioso como uma tarefa feita sozinha, soa como um trabalho, e feita a dois vira pura diversão. Não sei se isso foi pensado dessa forma pela equipe de desenvolvimento, mas o resultado se resume a uma palavra diversão.

Infelizmente, hoje é difícil de encontrar alguém jogando, mas de qualquer forma, você pode chamar um amigo para jogar, mediante um convite, ou apenas pegar um amigo (meu filho de 6 anos no caso) se sentar no sofá e começar a atirar em caramujos, aranhas, vespas e tudo mais. Nesse momento, você notará a troca de tensão do single player por diversão no multi.

vale ressaltar que se você teve alguma dificuldade com a forma que os botões estão posicionados, é no multiplayer que as coisas ficam ainda mais confusas. O formato no qual os botões foram configurados ficaram confusos, e acaba sendo mais demorado que o necessário para decorar cada um deles. Não usamos muitos, mas de alguma maneira, eles parecem ser mais do que realmente são, e quando você menos espera, em um momento crucial, esta apertando o botão errado.

Ship of Fools – Vale a Pena?

Como disse no início da nossa review, o gênero roguelite está repleto de boas opções, e Ship of Fools é com certeza uma delas. O game é extremamente divertido e consegue oferecer uma boa dificuldade sem ser frustrante ou chato de se jogar. Mesmos os jogadores menos adeptos a esse tipo de game, vão se render a jogabilidade simples e intuitiva em meio a gráficos coloridos e muito bem animados.

O modo multiplayer chama a atenção por ser divertido e conseguir ser o oposto do modo single player. Toda a tensão e busca por itens de sobrevivência são esquecidos em prol de uma partida descompromissada enquanto os personagens correm pelo deck do navio para tentar acabar com o maior número de inimigos possível.

Inicialmente os jogadores podem encontrar alguma dificuldade nos botões e principalmente na curva de dificuldade, que exige que o jogador rápida por diversas vezes a mesma estratégia até conseguir fazer upgrades em suas armas. De qualquer forma, a diversão é garantida, mesmo que não seja um game que você jogue por dias e mais dias.


Ship of Fools foi gentilmente cedido pela Team17.

Nota: [1] Texto retirado da Wikipedia

Ship of Fools | REVIEW

Gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Som - 7
Dificuldade - 8.9
Fator Replay - 7

7.8

BOM

O grande barato é que cada partida e divertidamente diferente, com uma dificuldade alta, mas gratificante, pois no final, você receberá algum item que usará para melhorar algum aspecto das suas armas.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo