Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Schim | REVIEW

Continua após a publicidade..

Vamos conhecer melhor o Schim, um charmoso jogo de plataforma com uma história envolvente, disponível em diversas plataformas.

  • Jogo: Schim
  • Desenvolvedora: Ewoud van der Werf
  • Publicadora: Extra Nice
  • Lançamento: 18 de julho de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Plataforma
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox S/X, Switch e PC
  • Site Oficial: Aqui

Criaturas das Sombras

Antes de explicar como é o jogo, é bom entender o que são os Schims. Schims são espíritos misteriosos que habitam, literalmente, as sombras. Além de habitar as sombras em si, elas conseguem interagir com o objeto ou a pessoa cuja sombra ele habita. Todas as pessoas e objetos possuem um, mesmo que não percebam. Perder um Schim é o equivalente a perder a alma, ou a vontade de viver.

Continua após a publicidade..

No caso, controlamos um Schim no decorrer do jogo. Este Schim passou a habitar a sombra de uma criança, que cresceu, se tornou um adolescente, foi para a universidade, enfim, vive uma vida comum de vários estudantes. Até que um acidente ocorre, e o Schim acaba se separando de seu humano preferido. É aí que começa uma curiosa jornada de volta ao nosso humano.

De Sombra em Sombra

Schim é um jogo de plataforma bem diferente do convencional. Controlando um Schim, nós podemos fazer, basicamente, duas coisas: saltar e interagir. Saltamos de sombra em sombra, e podemos interagir com o objeto ou pessoa do qual a sombra estamos habitando no momento. Ao estarmos na sombra de uma bicicleta, por enquanto, podemos tocar a sineta. Ao ficarmos na sombra de um banco, podemos balançá-lo, e assim por diante.

Cada localidade é uma fase, e nosso objetivo de modo geral é chegar ao final da fase. Algumas fases fornecem diversos caminhos que podemos seguir para chegar ao final. Apesar de haver um caminho óbvio de sombras ao longo do caminho, é possível tomar atalhos ou mesmo usar de elementos do cenário para cortar caminho, chegando mais facilmente ou mais rápido ao objetivo.

Interaja com Tudo

A interação com os objetos é necessário para prosseguir na aventura. Por exemplo, precisaremos controlar um semáforo para poder abrir o sinal, e então pulamos para o carro e seguimos em sua sombra ao longo da rua. Esta interação é muito bem-vinda, e torna cada fase única e envolvente. Seja em uma rua movimentada, um parque, um canteiro de obras ou uma fábrica, nós precisamos nos adaptar ao ambiente, pensar e procurar um meio de chegar, de sombra em sombra, até o local desejado. Sempre que não souber exatamente o que tem de fazer, olhe em volta e comece a interagir com tudo. Ao interagir com um transformador, por exemplo, pode ser que consigamos acender luzes, por exemplo, o que irá gerar sombras que liberarão novas rotas.

Às vezes, pode ficar um pouco confuso saber exatamente para onde temos que ir, já que o jogo em si não dá muitas pistas. Essa é a parte quebra-cabeça do jogo, pois a rota que temos de seguir nem sempre será evidente. Mude o ângulo de câmera, olhe em volta e pense em como poderá conseguir formar uma rota que chegue até o local indicado. Saiba que não haverá apenas uma única rota, muitas vezes. As fases maiores podem apresentar múltiplos caminhos para se chegar até o final.

Ajude Seus Amigos Schims

Enquanto seguimos a história do jogo, nosso Schim encontrará outros Schims, que também habitam as sombras. Eles não podem ser interagidos diretamente, mas ainda assim, podemos ajudá-los. Em cada fase, haverá itens especiais, em forma de colecionáveis, que irão ajudar outros Schims a também encontrarem seus companheiros. Sempre que ver um Schim perdido em algum lugar, saiba que há um colecionável por perto. Muitos deles não são fáceis de serem encontrados, pois exigem bastante atenção aos arredores para conseguir localizá-los e saber como chegar até eles.

Schim está disponível em um total de 32 idiomas, incluindo, é claro, o nosso português brasileiro. No entanto, não há muito texto no jogo, já que nada é realmente contado por meio de palavras no jogo. A trama é contada por linguagem não verbal, com movimentos expressivos e acontecimentos na tela. Mesmo assim, trata-se de uma história emocionante e que certamente merece ser contada.

Schim – Vale a Pena?

Schim é um jogo de plataforma muito divertido e envolvente. O jogo tem uma proposta bem diferente do tradicional, e o seu modo único de contar a história traz toda a magia esperada de um jogo independente. É uma clara demonstração de que técnicas e jogabilidade simples podem trazer emoção e diversão para o jogador, mesmo nos dias de hoje. Recomendo a todos os fãs de jogos de plataforma, ou que gostam de histórias envolventes e intimistas.

Schim foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Pirate – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Schim

Gráficos - 8
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Som - 8.5
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 9

8.6

Schim é um jogo de plataforma muito divertido e envolvente. O jogo tem uma proposta bem diferente do tradicional, e o seu modo único de contar a história traz toda a magia esperada de um jogo independente. É uma clara demonstração de que técnicas e jogabilidade simples podem trazer emoção e diversão para o jogador, mesmo nos dias de hoje. Recomendo a todos os fãs de jogos de plataforma, ou que gostam de histórias envolventes e intimistas.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo