Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotícias

Rússia | Putin TERIA ordenado a criação de um Steam Deck, SteamOS, e a própria Steam russa

Continua após a publicidade..

A Rússia de Vladmir Putin invadiu a Ucrânia, e desde então sofre com embargos econômicos, esses embargos vão desde a área agro econômica até a tecnológica, passando logicamente pelo entretenimento eletrônico. Pensando como um ditador tradicional, a atual situação da Rússia é um ótimo momento para Putin controlar ainda mais o que a população consome.

Segundo uma lista encontrada pelo jornalista Joshua da PC Gamer, após uma reunião no final de janeiro, presidida por Putin, foi centrada no desenvolvimento socioeconômico da região de Kaliningrado, onde o presidente aprovou uma lista de nove instruções.

Dentre essas instruções, temos a solicitação da criação de uma plataforma completa de entretenimento digital, que se parece muito com o que a Valve fez nos últimos anos. Além disso, foi ressaltado por Putin que:

Consideremos a questão de organizar a produção de consoles de jogos e consoles de jogos estacionários e portáteis, bem como a criação de um sistema operacional e um sistema em nuvem para entregar jogos e programas aos usuários.

Diante dessa solicitação, podemos considerar que Putin planejava ou ainda planeja a criação de algo como uma Steam Machines, Steam Decks, SteamOS e Steam inteiramente russa.

O prazo para implementação do tal serviço seria para 15 de junho deste ano, deixando claro que não há muito tempo para a criação de uma plataforma e consoles autênticos, levando a crer que tudo seria copiado da própria Valve.

O Kommersant, jornal russo, investigou até que ponto isso é viável e conversou com figuras da indústria, incluindo o diretor de produto da Lesta Games, a empresa que administra um clone do famoso jogo World of Tanks na região. Eles estão pensando basicamente no mesmo, afirmando que criar um sistema inteiro do zero pode levar de 5 a 10 anos e ainda assim acabar 15 anos atrás de outros sistemas do ponto de vista técnico.

Corroborando esses rumores, a Rússia aumentou potencialmente sua produção de silício na fábrica da Enkor em Chernyakhovsk, Kaliningrado, levando a crer que isso seja parte de um esforço para domesticar o setor de tecnologia do país. Estima-se que a fábrica seja capaz de produzir 200 milhões de pastilhas de silício anualmente, principalmente para fazer parte do esforço da Rússia para ter suas próprias células solares. 

Ademais, devido aos embargos resultantes da Invasão a Ucrânia, a distribuição Astra Linux foi criada para substituir o Windows em toda a Rússia, podendo-se criar jogos x86.

Diante dessas definições, restava guardar para sabermos o que o governo de Putin está planejando para manter os fãs de games distraídos enquanto ele governa o país com mão de ferro, e embargos de todas as nações democráticas do Ocidente.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial