Um dos gêneros que mais tem crescido e recebido jogos nos últimos anos são os gêneros Roguelike e Rogue-lite, se tornado um sucesso entre diversos tipos denjogadores, já que o gênero pode ser aplicado como um subgênero. Se você já jogou um game de um desses dois gêneros, já deve saber o que esperar.
Gameplays focadas na dificuldade e com a mudança de habilidades e mudanças significativas nas fases. Esses elementos forçam o jogador a ter mais criatividade, mudando sua estratégia a cada nova jogada. Ainda que alguns desses elementos sejam novos, o gênero não é.
A origem do gênero
O primeiro jogo a abusar desses elementos, foi Rogue: Exploring the Dungeons of Doom, lançado em 1980, desenvolvido por Michael Toy e Glenn Wichman com contribuições posteriores de Ken Arnold. O jogo, focado em masmorras é pouco conhecido por ter sido lançado para PCs baseados em Unix como um executável distribuído gratuitamente.
Posteriormente, o jogo foi incluído no sistema operacional Berkeley Software Distribution 4.2 (4.2BSD). As versões comerciais do jogo para uma variedade de computadores pessoais foram feitas por Toy, Wichman e Jon Lane sob a empresa AI Design e apoiadas financeiramente pela editora Epyx.
Sabendo disso, você sabe qual a duferenca entre Rogue-lite e Roguelike? A verdade é que os termos se confundem, e não ter certeza da diferença entre eles é algo comum. Vamos descobrir as diferenças?
Roguelike
Pense no Roguelike como o gênero mais próximo do jogo que deu origem a esse gênero. Digamos que essa é a ideia original, e ainda que com alguns elementos modernos, preserva a ideia original.
Nos jogos Roguelike, a morte faz parte do processo de desenvolvimento da campanha. Isso porque ao morrer e voltar a jogar, tudo estará diferente. O gênero é definido por você morrer e tentar novamente, mas com cada campanha sendo diferente, aleatória e inédita.
Ainda que exista progressão e upgrades para melhorar seu desempenho, tudo isso deve ser aproveitado em uma única campanha. Nada que você consiga ou acumule, será usado novamente quando você morrer e reiniciar uma nova partida.
Rogue-lite
Aqui temos os mesmos aspectos apresentados anteriormente. A morte também faz parte da gameplay. A diferença é que no Rogue-lite podem haver adições nas campanhas futuras após sua morte. Sejam itens ou melhorias adquiridos na campanha, ou antes de iniciar uma nova, esses itens propiciam melhorias para ajudar o jogador a cada nova tentativa.
Essa progressão pode ser contínua ou determinada por tentativas, mas existe, sendo o diferencial entre os gêneros.
Apenas Rogue
Vale ressaltar que ainda que muitos estúdios usem essa nomenclatura, uma outra parte de desenvolvedores defendem a iniciativa que esse nome seja unificado apenas para Rogue. Isso seria muito bem apreciado, pois poucos jogadores se atentam a essas diferenças, e por muitas vezes, os gêneros se confundem.
Imagine jogos como Dead Cells, Hades, Undermine, Returnal, Spelunky e outros apenas como jogos do gênero Rogue, até porque alguns jogos já misturam ambos elementos, Like e Lite.