Há algum tempo atrás, muito se falou sobre um determinado jogo, de um determinado desenvolvedor ser um Walk Simulator, ou seja um simulador de caminhada. Pois bem, se você ficou na dúvida Nostálgic Train vem para colocar esse conceito em seu devido lugar de maneira irreparável.

Confira abaixo nossas impressões sobre Nostálgic Train, uma game agradável calmo que vai fazer você passear por belas paisagens enquanto pensa um pouco.

  • Jogo: Nostálgic Train
  • Desenvolvedora: Tatamibeya
  • Publisher: Amata Games
  • Lançamento: 25 de novembro de 2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Walking Simulator
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5

Nostálgic Train – A História

Como você pode imaginar, a história de Nostálgic Train não é nada mirabolante, e serve apenas como pano de fundo para nós dar um motivo para existir. Entretanto, nada impede que mesmo nessa simplicidade você possa deixar sua imaginação voar.

Confira abaixo o enredo do game:

Fiquei tão deslumbrado que mal conseguia abrir os meus olhos. O canto das cigarras e o ar úmido me cercaram. O ar está impregnado do leve cheiro da brisa do mar.
Estou sentado em um banco de madeira em um prédio antigo da estação.
Onde é este lugar? E … o que estou fazendo aqui?
Uma paisagem nostálgica.
Uma estação marcada como “Natsugiri”.
Uma ferrovia de via única.
Como se estivesse saindo da mais pura luz branca, acordei aqui, minhas memórias se foram.
Não consegui encontrar ninguém neste lugar estranho …

Walking Simulator

Como dissemos anteriormente Nostálgic Tarin é o verdadeiro walking simulator. Apesar do gênero ter sido bastatnte usado em por criticos de Death Stranding, você vai perceber que um jogo não tem nada haver com o outro, e que o game da desenvolvedora Tatamibeya, é o verdadeiro game do gênero.

Vale ressaltar que games Walking Simulator não são muito populares por aqui, mas o gênero conta com bastante títulos no oriente, e tem sua base de fãs. Com isso em mente, você vai encarar um game bastante calmo, com um mundo semi aberto cheio de paisagens que remetem a sentimentos bucólicos, nostálgicos e introspectivos.

Particularmente o game me lembrou algumas experiências que tive com jogos como Flower, lançado para Playstation 3. A sensação de liberdade com pouca ou quase nenhuma ameaça em um campo aonde você pode abusar da exploração, é bem interessante e divertida, caso seja isso que você esteja procurando, claro.

A historia do game é contada através de textos enquanto você caminha e explora o ambiente. como dissemos anteriormente, os gráficos introspectivos sugerem que você caminhe mesmo, você a todo momento se sente inspirado a fazer isso, mesmo que não tenha nenhum motivo aparente para tal.

É aqui que o game se distancia de tudo que você pode esperar de um game que não é Walking Simulator, afinal, caminhar em um ambiente com inimigos e com missões especificas, não fazem de um jogo um Walking Simulator, certo?

Melancolia e nostalgia em belas imagens

Como um game essencialmente focado na narrativa, Nostalgic Train nos apresenta uma historia cheia de nostalgia, mas algo legal, é que o game consegue passar uma sensação de positividade muito boa. Por mais que em alguns momentos o game seja bastante introspectivo, a sensação de estarmos vivendo algo bom é constante no jogo.

Conforme começamos a explorar o ambiente e a historia vai se desenrolando, a sensação que temos é de uma vida campestre, longe da correria das grandes metrópoles, e consequentemente, um game mais calmo e particularmente introspectivo.

Falando nas historias contadas no game, apesar da sensação de positividade que ei citei ácima, as historias do jogo em si são extremamente nostálgicas com pitadas bem claras de tristeza. Imagina como se uma pessoa mais velha, estivesse lhe contando uma historia sobre sua juventude.

Por mais que a historia seja repleta de momentos felizes, a sensação que fica é de melancolia, nostalgia e um pouco de tristeza. O jogo nos passa diversas mensagens sobre juventude, saudade e nostalgia…

Quando você terminar Nostálgic Train, você com certeza vai estar com alguns sentimentos mais particulares aflorados, e com certeza, em algum momento você vai ser transportado para algum momento feliz do seu passado. Se isso acontecer, você entendeu perfeitamente a mensagem que o game tentou passar.

Ademais, o game apresenta boas imagens com uma ótima riqueza de detalhes. Tenha em mente que você esta diante de um jogo indie com uma proposta um pouco diferente, portanto entenda que muito do jogo não ésta apenas em seu gráficos, entretanto, eles são sim muito bons.

Você vai transitar por bosques, lagos, colinas e vilarejos, sempre acompanhado apenas de historias e sons de animais e insetos locais. os sons da natureza se fazem presente durante todo o tempo, e depois de alguns minutos, você já os encara como trilha sonora do game, o que nem de longe é ruim.

Nostálgic Train – Vale a pena?

Como um game de nicho, Nostálgic Train pode agradar gamers de diversas categorias. Desde o jogador mais hardcore que esta querendo algo para relaxar, até mesmo quem curte esse tipo de game é quer entender sua experiência.

O que vale ressaltar é que, independente de qualquer coisa, o game deve ser encarado como uma obra de arte que tenta despertar algum sentimento de reflexão em você. Não que os outros games não tentem fazer isso, mas é que em Nostálgic Train, a ideia principal é essa.

Recomendo o game para todo o tipo de jogador, principalmente se você gosta de explorar novos gêneros, com certeza você vai sair de Nostálgic Train um pouco diferente de antes de ter jogado.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio