Os famosos troféus foram implementados no PlayStation 3, e desde então são um grande incentivo para os jogadores, tanto para adquirir um jogo quanto para continuar a jogar. Entretanto, ficou notório que algumas desenvolvedoras tem usado esse incentivo como único artificio para criarem seus jogos. Sem contar que muitos jogos são tão fáceis que basta o jogador aperter o botão para conquistar um punhdo de troféus.
Mas parece que tudo isso esta com os dias contados. Em uma carta obtida pelo Dexerto, a Sony faz a seguinte advertência:
quando os parceiros saturam ou fazem spam na PlayStation Store com muitas variantes do mesmo conteúdo, pode ter impacto negativo na experiência do consumidor e parceiros.
Segundo a Sony, novos critérios de revisão vão ser implantados, levando em consideração as seguintes diretrizes:
- Produtos cuja funcionalidade e/ou activos são copiados ou não são significativamente diferentes dos produtos já publicados na PlayStation™Store, independentemente da editora do registo.
- Múltiplos conceitos e variantes de produtos, publicados por parceiros individuais, que têm funcionalidade ou experiências duplicadas, diferenciadas apenas por pequenas variações de funcionalidade ou activos.
- Sempre que possível, os parceiros devem considerar agregar experiências de pequenos e semelhantes conteúdos num único produto, utilizando o comércio dentro do jogo para expandir ou alargar a experiência.
- Por exemplo, ter troféus diferentes para cada produto não é suficiente para diferenciar o conteúdo.
Os produtos que não se encaixarem nas novas diretrizes, podem sofrer sanções como: descoberta limitada na PS Store, não aparecer na lista de novidades, não aparecer na procura de conteúdos, menos disponibilidade da Sony para fazer reviews, e até mesmo ser excluído da plataforma.
E você, o que achou dessa decisão da Sony? Você gosta de jogos com troféus mais simples? comente abaixo, participe!