Potion Permit traz a ideia da evolução natural de jogos de fazenda ao estilo Stardew Valley, com pitadas de Slice of Life. Com uma história pacata, personagens carismáticos e várias novidades, Potion Permit tem tudo para conquistar fãs do gênero.
- Jogo: Potion Permit
- Desenvolvedora: MassHive Media
- Publicadora: PQube
- Lançamento: 22 de setembro de 2022
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Farming RPG
- Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch, PC
- Site Oficial: Aqui
Bem-Vindo a Moonbury
Potion Permit é um jogo ao estilo Stardew Valley, em que controlamos um alquimista enviado pela Associação Médica a uma cidade pacata chamada Moonbury, onde o jogo se passa, para curar os pacientes que estão doentes. Moonbury é uma ilha costeira, que vive da pesca. É uma cidade pacata e tranquila, que tem uma prefeitura, um ateliê, uma taverna, uma fazenda, e algumas lojas diversas e restaurantes. Seus moradores são pessoas comuns e carismáticas, com suas rotinas e seus segredos, que valem a pena serem desvendados pelo jogador conforme se aproxima deles.
O jogo possui um sistema de passagem de tempo, que inclui alternância de dias da semana e de horário. O dia varia de segunda-feira a domingo (não há referência de meses ou estações do ano), o dia começa geralmente às 06:00 e termina na hora em que formos dormir. Podemos dormir quando quiser, mas se passar das 02:00 da madrugada, o protagonista irá cair de exaustão e acordar às 12:00 no dia seguinte. As lojas e demais localidades abrem e fecham de acordo com o dia e dentro de horários estabelecidos, então é preciso planejar bem o que quer fazer em cada hora do dia, para aproveitar o dia ao máximo.
O jogo é dividido em missões simples, que servem como um tutorial para explicar as mecânicas básicas do jogo. Mas é por meio das missões que o jogador poderá conhecer novos objetivos para avançar na história do jogo e desabilitar novas funções. Conforme avança aos poucos, irá liberar novas atividades pela cidade.
Curando os Pacientes
Lembre-se que o seu principal objetivo como alquimista da cidade é salvar vidas. Os habitantes de Moonbury irão contrair doenças diversas no decorrer da aventura, e nós teremos de socorrê-los o mais rápido possível. O primeiro passo é sempre diagnosticar o doente. Vá até o enfermo na Clínica e analise-o, movendo o cursor até a parte que está com problemas. E então, terá de completar um minigame simples, entre três disponíveis. Completando o minigame com perfeição, ou pelo menos dentro da meta estabelecida, irá descobrir a doença que a pessoa tem.
Após descobrir a doença, basta preparar a poções ou as poções necessárias. Administre o tratamento no paciente e pronto, ele estará curado. Tratar pacientes concede dinheiro, itens e também pontos de confiança. A confiança será muito necessária para conseguir fazer amizades pela cidade, e destravar eventos com os moradores de Moonbury. Falhar no tratamento dos pacientes reduz a confiança deles em você, então se esforce para manter a confiança sempre em alta. Conforme o tempo passa, novas e mais desafiadoras doenças começam a aparecer, exigindo poções cada vez mais complexas para serem tratadas.
Fabricando Poções
Este é o processo pelo qual podemos confeccionar as poções que usaremos no decorrer do jogo, através do caldeirão que temos em nossa casa. Não é nada complicado, na verdade é bem simples, pelo menos no início. Cada poção possui possui um determinado espaço formado por quadrados que precisam ser preenchidos com ingredientes. Cada ingrediente possui um formato diferente, e deverá usar os ingredientes para preencher completamente o espaço exigido.
Conforme adquire novos ingredientes, poderá misturar tipos diferentes de encaixe, e assim confeccionar poções mais facilmente. Conforme avança no game, novas poções ficam disponíveis, mas elas ficam cada vez mais complexas. Além dos formatos serem mais complicados de serem completados, começará a aparecer restrições quanto ao tipo e quantidade de ingredientes que podem ser utilizados. Mas também será possível incrementar nosso caldeirão, permitindo mais ingredientes diferentes por vez, por exemplo, facilitando a confecção das poções mais poderosas.
Explorando e Coletando
Para podermos fabricar as poções, precisamos colher materiais e ingredientes. Nos arredores de Moonbury, há um bosque onde podemos ir e coletar suprimentos e ingredientes. O protagonista já começa o jogo com três equipamentos: uma foice, um machado e um martelo. Cada equipamento exerce uma função específica, como já deve saber. A foice arranca ervas e plantas do solo, o machado derruba árvores, e o martelo quebra pedras. Além disso, o local está repleto de monstros. Os mesmos três equipamentos podem ser usados em combate para eliminar os monstros.
Usar os equipamentos consome vigor. Ao acabar o vigor, o personagem não consegue mais usar equipamentos, então tome cuidado com o seu nível de vigor. É possível comer ou usar estabelecimentos da cidade para descansar e recuperar vigor, se quiser. Conforme progride no jogo, poderá adquirir equipamentos melhores e mais eficientes. Equipamentos melhores gastam menos vigor e conseguem ir além do uso de equipamentos básicos. Com um machado melhor, poderá derrubar árvores mais grossas, e com um martelo melhor, poderá quebrar pedras maiores, por exemplo. Para aprimorar os equipamentos, precisará de dinheiro e também de recursos, como madeira e minérios.
Construa Laços
Não estaremos sozinhos em Moonbury. Precisamos do apoio incondicional de todos, conforme os curamos de doenças e criamos vínculos de confiança com eles. Quando não tiver nada para fazer, vale a pena dar uma volta pela cidade e conversar com os moradores. A cada dia que conversamos com os moradores, aumentamos uma barrinha de amizade com eles. Quando curamos as pessoas e completamos sidequests, recebemos Presentes. Oferecer esses presentes aos moradores aumenta bastante a barrinha de amizade, sendo uma forma prática de nos tornarmos mais próximos daqueles que gostamos mais.
Os moradores de Moonbury possuem rotinas específicas, de acordo com seus gostos pessoais e estilos de vida. Cada morador possui seus hábitos de acordo com o dia e o horário, como local onde trabalha, local onde prefere almoçar, ou mesmo hobbies pessoais. É fácil se acostumar com onde encontrar cada um, até mesmo porque a cidade de Moonbury não é lá tão grande, mas caso queira encontrar rapidamente algum morador, basta pedir ao seu cãozinho que o encontre através do cheiro.
Ao preencher as barrinhas de amizade, estreitamos nossos laços e podemos assistir a uma cena que nos revela mais detalhes sobre o personagem. É sempre bom acompanharmos os dramas e as histórias pessoais de cada morador, é como se cada um deles tivesse algo importante a nos contar. E claro, não poderia deixar de ter um modo de romance! Alguns personagens do jogo são possíveis pretendentes, tanto homens quanto mulheres. Caso se interesse romanticamente por alguém, pode fazer um esforço extra de dedicar mais tempo para conversar com ela todos os dias, ou dar mais Presentes, até aparecer a opção de finalmente começar a paquerar. Há vários pretendentes para escolher.
Sistema de Progressão
O sistema de progressão do jogo é bem simples e envolvente. Depois de conhecer os moradores de Moonbury e começarmos a curar nossos primeiros pacientes, nosso dia-a-dia se resume a uma rotina. Acorda, vê como estão os pacientes, vai até o bosque colher ingredientes, fabrica poções e então tem o resto do dia livre para conversar com as pessoas e ver como a vida delas vai seguindo.
Conforme o tempo passa, pouca coisa realmente muda. O protagonista não fica mais forte, não há realmente um sistema de nível, ou algo semelhante. No máximo, podemos aprimorar nossos equipamentos, para conseguirmos colher materiais sem se cansar tanto e também eliminar inimigos mais poderosos. Também podemos aprimorar o nosso caldeirão para fazer poções mais poderosas com mais facilidade. A quantidade de materiais necessários para realizar esses upgrades é grande, e precisamos manter uma rotina rígida. Como nosso limite de esforço diário é pequeno, não podemos passar o dia inteiro no bosque colhendo materiais, então é uma questão de persistência, de ir repetidas vezes todos os dias até conseguir a quantia necessária.
Outro foco do jogo é desbravar novas áreas do cenário. Para desbravar uma nova área, precisará de bastante dinheiro e muitos materiais. Liberar novas áreas irá garantir acesso a novos inimigos, novos itens e vários novos materiais. A princípio, pode parecer que o nosso grande objetivo é abrir as novas áreas, mas não é bem assim. Os novos inimigos que nos esperam nas novas áreas são bem fortes, e nos derrotarão rapidamente se não tivermos equipamentos avançados. Então, não tenha pressa. A exemplo de Stardew Valley, não adianta querer correr, pois cada passo, cada avanço leva tempo.
Conforme o requisito mínimo de materiais para progredir aumenta, também aumenta o nosso tempo de ociosidade. Não há muitas coisas para fazer, então logo bate a rotina. Além das atividades básicas, há alguns sidequests que pode fazer para passar o tempo e conseguir pequenas recompensas. É possível fazer pequenas missões de coleta de itens, pescar nos rios (com direito a uma extensa lista de peixes que podem ser colecionados), jogar jogos no fliperama da taverna, entre outras coisas. Além disso, se estiver precisando de dinheiro extra, poderá trabalhar meio período em três pontos da cidade: na Delegacia, na Igreja e nos Correios. São maneiras simples de conseguir uma renda extra.
Um Presente e Tanto
Potion Permit bebe da fonte de jogos clássicos como Stardew Valley e o eleva a um altíssimo patamar de qualidade. O jogo é muito bonito, com gráficos estilosos e bem trabalhados. A arte utilizada tanto para os cenários quanto para os personagens encaixa bem e exala charme. A música do jogo também é bem feita e gostosa de se ouvir. A jogabilidade é simples, mas precisa, com boa variedade de minigames. A longevidade é considerável, poderá precisar de algo em torno de 40 a 50 horas de jogo se quiser fazer tudo e assistir a todos os finais especiais do jogo.
Potion Permit não possui desafios intensos, ele não quer lhe estressar. Tudo pode ser feito facilmente em seu devido tempo. As atividades são simples, a maioria dos inimigos pode ser simplesmente desviado se não quiser enfrentá-los, o jogo não impõe barreiras em nenhum momento. Na maior parte do tempo, estará apenas conversando e lendo diálogos. Potion Permit possui muitos diálogos, mas não se preocupe: o jogo está todo em português brasileiro, então conseguirá jogar a apreciar a história sem nenhum problema! Permita-se se sentir realmente imerso na cidade pacata de Moonbury, criar amizades e viver um dia de cada vez. Não irá demorar para se sentir em casa ao andar pela cidade e cumprimentar cada um dos moradores como se fossem realmente seus vizinhos.
Potion Permit – Vale a Pena?
Potion Permit é um excelente RPG com história slice of life, e tem absolutamente tudo para conquistar em cheio os fãs. Com diversos elementos de alta qualidade, uma história interessante, personagens carismáticos e um ótimo senso de progressão, Potion Permit vicia e dá cada vez mais vontade de jogar. Recomendo a todos os fãs do estilo.
Potion Permit foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela PQube – Agradecemos a cordialidade!
Confira também nossos outros reviews.
Potion Permit
Gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Som - 8.5
Dificuldade - 8
Fator Replay - 9
8.9
Potion Permit é um excelente RPG com história slice of life, e tem absolutamente tudo para conquistar em cheio os fãs. Com diversos elementos de alta qualidade, uma história interessante, personagens carismáticos e um ótimo senso de progressão, Potion Permit vicia e dá cada vez mais vontade de jogar. Recomendo a todos os fãs do estilo.