Ainda falando sobre os argumentos para aprovar a aquisição da Activision Blizzard na Europa, o regulador europeu falou um pouco sobre as vendas de consoles PlayStation e Xbox naquela região.
A Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, explica o raciocínio do órgão regulador para aprovar o acordo – sendo um fator crucial a enorme vantagem que o PlayStation já tem sobre o Xbox em termos de participação de mercado na Europa, por exemplo.
De acordo com Vestager, as vendas do PlayStation na região são cerca de quatro vezes maiores que as do Xbox, e apenas em segmentos de mercado muito específicos essa diferença diminui – como nos jogos de tiro, onde a participação de mercado geral aumento para mais de 20% para a Microsoft e Activision.
Uma descoberta importante foi que a participação de mercado geral da Microsoft e da Activision era geralmente baixa na Europa. O Somente quando você olha para segmentos específicos como ‘jogos de tiro’, você chega a mais de 20%. E para consoles, a Sony vende cerca de 4 vezes mais PlayStations do que a Microsoft vende Xboxs.
Neste contexto, não achamos que a fusão levantasse uma questão vertical. Disseram-me que Call of Duty é uma franquia de atiradores muito popular”, continuou ela. “Mas descobrimos que a Microsoft provavelmente não daria um tiro no próprio pé interrompendo as vendas de jogos Call of Duty para uma base muito maior de jogadores do PlayStation. Nossos colegas da CMA concordaram conosco e chegaram à mesma conclusão.
– Margrethe Vestager
No Reino Unido, a Microsoft já entrou com um recurso tentando reverter a proibição.
Fonte: GamingBolt