Provavelmente você nunca tinha ouvido falar da Niantic antes do sucesso de Pokemon GO, e também não deve ter ouvido falar da Niantic depois do game. A desenvolvedora de São Francisco nunca conseguiu repetir seu sucesso esmagador de 2016.
Com isso, apesar de lançamentos como Peridot e NBA All-World , a empresa não está indo bem financeiramente, levando a Niantic a cancelar vários produtos e demitindo quase 100 funcionários recentemente.
Em entrevista à Bloomberg, CEO da Niantic, John Hanke falou sobre as dificuldades que a dev está enfrentando:
Estamos enfrentando um momento de turbulência econômica e começamos a reduzir custos em várias áreas.
Com isso foram demitidos cerca de 85 a 90 funcionários e cancelar o desenvolvimento de quatro projetos de jogos em andamento. Um dos títulos cancelados é um jogo da franquia intitulado Transformers Heavy Metal . Outro é Hamlet , que a Niantic desenvolveu em parceria com o grupo de teatro Punchdrunk Entertainment.
Vale ressaltar que Pokemon GO arrecadou um total de US$ 6 bilhões ao longo de sua vida útil. Isso deveria colocar a desenvolvedora em um patamar bastante confortável. O game costuma faturar US $ 1 bilhão anualmente e é o jogo de AR baseado em localização de maior arrecadação por uma ampla margem.
Ademajs, em contrapartida outros projetos da Niantic não tiveram tanto sucesso. Os próximos dois jogos do estúdio, Harry Potter: Wizards Unite e Catan: World Explorers, foram encerrados devido à falta de jogadores.