Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
NotíciasDestaquePCReview

Necrophosis | REVIEW

Prepare-se para uma jornada de descoberta e introspecção, onde cada evento é um encontro único e cada solução leva a revelações mais profundas.

Se você é daqueles que gostam de jogos de terror com influências mais artísticas, voltadas para uma arte gore e futurista/alienígena, Necrophosis vai lhe proporcionar algum tempo de diversão. Com uma aventura em um mundo decadente e cheio de miséria e seres altamente influenciados pela arte gore, o game proporciona uma narrativa influenciada por outros jogos do gênero, mas avançando ainda mais no contexto. Confira abaixo nossas impressões do jogo abaixo.

  • Jogo: Necrophosis
  • Desenvolvedora: Dragonis Ares, Adonis Brosteanu
  • Publicadora: Dragonis Games
  • Lançamento: 26 de abril de 2025
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Terror/Indie
  • Plataformas: Steam
  • Site Oficial: Draconis Games

Morte. O Grande Momento da Vida

A maioria das religiões, quando abordam a morte, acreditam que despertaremos em outro lugar, seja em um local melhor, pior ou até mesmo, nesse mesmo planeta. Necrophosis de alguma forma também acredita nisso, mas no caso do jogo, você despertará em um novo reino após o mundo que conhecemos ter sido extinto. Isso acontece bilhões de anos após essa extinção, tempo suficientes para a criação desse novo mundo, um universo caótico e sem perspectivas duradouras.

Nesse novo mundo, onde a morte está em todo lugar, mas nem ela está livre de sucumbir, você estará envolvido por uma maldição, tudo está. A necroforose, maldição que assola este mundo, inflige decadência a tudo o que toca. Vale dizer que a necroforose é um comportamento de higiene praticado por insetos sociais, como formigas, abelhas e vespas, que consiste na remoção dos corpos mortos dos membros da colônia do ninho ou da área da colônia. É uma forma de manter a higiene da colônia, removendo cadáveres que podem atrair outros insetos ou representar um risco para a saúde da colônia.

Para além dessa condição que reina nesse novo mundo, o pavor e a decadência permeiam a cada esquina. Os personagens deste mundo, infectados pela maldição, incorporam a própria essência da decadência, apresentando deformidades, uma má formação corporal desgraçada e condições de vida que não eram possíveis no mundo que conhecíamos. Tudo isso cria um universo que lembra muito Scorn. Necrophosis é um game influenciado pelo trabalho do artista Zdzislaw Beksinski, pintor e desenhista com fortes tendências góticas e barrocas.

Mesmo com influências bem definidas, Necrophosis expande esse universo, com uma história ainda mais disruptiva e muitas vezes, com elementos confusos, mas que se conciliam perfeitamente com o conceito artístico do jogo. A experiência gráfica e ambiental conta muito no jogo, principalmente se comparada aos elementos de jogabilidade. Necrophosis é um game que capta o jogador através do que é visto e interpretado pelo jogador, forçando-o a um universo totalmente desconhecido e dificilmente imaginado.

Quando tudo está perdido

Assim que você toma o controle do jogo, notará que ainda que não seja a mais bela das criaturas, você ao menos tem todos os membros. As primeiras ações mostram como o jogo trata o corpo e os seres, não respeitando nenhuma ordem para atingir objetivos. Você desmembra os seres, encontra criaturas mal-formadas e nota que a vida não é nada importante. A sensação de solidão, niilismo e violência está presente a todo momento.

Em Necrophosis, os visuais são somente a superfície de uma experiência profunda e imersiva. Mergulhe em um mundo onde cada elemento está inserido em uma rica história de fundo, onde cada passo à frente revela uma nova camada de mistério. À medida que avança, você encontrará mecânicas que desafiam sua inteligência, cada quebra-cabeça é uma peça de uma narrativa maior e enigmática.

— Dragonis Games

Você não encontrará inimigos diretos no jogo, a maioria dos seres que coexistem com você nesse universo servem, de alguma forma, ao seu propósito, ajudando você nessa aventura insólita. Toda jogabilidade é focada na solução de quebra-cabeças e na descoberta de fragmentos que nos mostram o qual o sentido de estar nessa vida miserável. Saber o que fazer e aonde ir pode ser um desafio, o jogo aposta muito na interpretação e atenção do jogador para conseguir avançar. O jogo é dividido por partes, você precisará solucionar quebra-cabeças para passar pelas áreas do jogo.

Você pode passar quanto tempo quiser em cada área do jogo sem se preocupar com inimigos, somente explorando e “apreciando” a paisagem. Como disse anteriormente, a morte está diretamente associada ao jogo, bem como o renascimento, então tenha em mente que você vai perecer, até mesmo, das maneiras mais estranhas.

Isso pode ser um problema para jogadores mais apressados, pois o protagonista se movimenta lenta e limitadamente, deixando a narrativa lenta. Não saber o que fazer ou aonde ir pode frustrar, principalmente se você não estiver totalmente a vontade com a atmosfera do jogo. A impressão que fica é que a lentidão do personagem foi imposta propositalmente pela Dev para o jogador apreciar melhor as características e ambientações do jogo.

Em termos de controles, o game pode ser bem confuso. Confesso que em alguns momentos, fiquei algum tempo tentando entender os controles do jogo. Eles não são intuitivos e exigem um aprendizado do jogador. Para um game focado na narrativa, controlar o protagonista e usar os itens que ele carrega, deveria ser um processo mais simples. Vale ressaltar que joguei em um DualSense, confesso não ter nem tentado jogar no teclado e mouse.

Necrophosis — Vale a Pena?

Tenha em mente que Necrophosis é um jogo com uma experiência bem definida, e só existem poucas experimentações no próprio gênero. Se você curte games e, por exemplo, filmes da franquia ALIEN, estará totalmente familiarizado com as características do jogo. Se você é fã de games como Scorn, também estará familiarizado e será contemplado com um game acima da média. Os jogadores casuais podem encontrar alguma dificuldade para desenvolver a narrativa, mas qualquer um que disponha de algum tempo para experimentar Necrophosis, será recompensado com uma experiência única, principalmente se não tiver tido contato com outros jogos do gênero.

Ademais, associar o game a um estilo de arte tão específico, mostra que ainda podemos esperar alguma criatividade na indústria de desenvolvimento de jogos, que insiste em apostar fortunas em games genéricos em detrimento a games indies com propostas mais criativas.

Necrophosis foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita fornecida pela Keymailer.

Necrophosis | Review

Gráficos - 8
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7.5
Som - 7.6
Dificuldade - 7.5
Fator Replay - 7.5

7.6

Bom

Misturando elementos artísticos e atmosféricos únicos e uma jogabilidade voltada para a exploração e solução de quebra-cabeças, Necrophosis é uma experiência narrativa e visual com alguns elementos de exploração. O ponto negativo fica pela interação técnica do jogo.

User Rating: 3.95 ( 1 votes)

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo