Apesar de parecer improvável e pouco sensato, um jovem de 16 anos foi preso por cinco anos por um “complô terrorista” para explodir um prédio dos Serviços de Segurança Federal Russo(FSB) dentro do jogo Minecraft. O adolescente siberiano foi condenado ao lado de outros dois, todos com 14 anos no momento de sua prisão em 2020.
O trio foi inicialmente preso por distribuir panfletos em apoio a Azat Miftakhov, um matemático russo que atualmente está preso por “vandalismo”. A “conspiração” para destruir o prédio virtual do governo foi então descoberta em seus telefones. As autoridades também afirmam que encontraram vídeos dos adolescentes jogando coquetéis molotov, mas seus pais encararam isso como uma “brincadeira infantil”.
De acordo com o jornal The Moscow Times, os adolescentes recriaram um prédio do FSB no jogo Minecraft e planejavam destruí-lo. Nikita Uvarov, Denis Mikhailenko e Bogdan Andreyev foram considerados culpados de “passar por treinamento com o objetivo de realizar atividades terroristas” em 10 de fevereiro, acredite.
Ademais, Uvarov recebeu a sentença mais severa e cumprirá cinco anos em uma colônia penal. Mikhailenko e Andreyev receberam sentenças suspensas, tendo anteriormente se declarado culpados em oposição a Uvarov. No entanto, eles alegaram mais tarde que essas admissões foram feitas sob coação. Uvarov também afirmou que foi colocado sob “pressão mental e física” para se declarar culpado.
É de se considerar a influência do governo na cobertura de histórias como esta, podendo ser difícil discernir os fatos. A “verdade” de acordo com os funcionários – que obviamente terão um viés pró-Putin, são relatados pelo The Moscow Times – com um viés anti-Putin. No entanto, se o relatório mais recente for preciso, fica claro que as evidências usadas para acusar o trio de terrorismo são fracas.
A alegação de que eles realmente tinham explosivos e planejavam usá-los no prédio real do FSB vem de “oficiais anônimos de aplicação da lei” em 2020. No entanto, de acordo com o relatório do The Moscow Times , parece que isso não foi usado em evidência esta semana, e o caso se baseou apenas em imagens encontradas nos telefones dos adolescentes, incluindo a trama do Minecraft.
O caso está atraindo críticas internacionais. Muitos afirmam que isso alimenta a estratégia de Putin de prender sua oposição sob acusações de terrorismo antes que um crime ocorra.
Fonte: The Gamer