Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewVideosXbox

Martha is Dead | REVIEW

Continua após a publicidade..

Abordando temas polêmicos, Martha is Dead é um terror psicológico com uma ótima história, confira.

O gênero terror e suspense é um dos mais divertido do universo gamer, e a cada dia vem ganhando novos jogos. Martha is Dead lançado recentemente pela desenvolvedora italiana LKA é o mais novo representante do gênero. O game tem orçamento de Indie, mas impressiona pela boa qualidade técnica e uma ótima historiam, contada de uma maneira que prende o jogador até o final do jogo.

Continua após a publicidade..

Martha is Dead é um game recheado de terror e assuntos polêmicos, que deixam o game com um clima bastante pesado e indicado apenas para adultos. O game aborda temas como abuso infantil, alienação parietal, automutilação e até mesmo o nazismo na segunda guerra. Confira abaixo nosso review de Martha is Dead e conheça um pouco mais desse ótimo game de terror psicológico.

Martha is Dead Logo
  • Jogo: Martha is Dead
  • Desenvolvedora: Wired Productions
  • PublicadoraLKA
  • Lançamento: 24 de Fevereiro de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Terror, Suspense
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Windows

O terror além da guerra

Martha is Dead é um game que usa o terror psicológico para afetar os jogadores, entretanto, não foca apenas nesse aspecto. O jogo também aborda os terrores da segunda guerra mundial e suas consequências na vida das pessoas que de alguma forma participaram dela. Além disso, o game aborda o relacionamento deteriorado de uma família, e claro, o sobrenatural, de uma forma aterrorizante e assombrosa.

Logo no início somos apresentados ao game em uma introdução bastante sugestiva. O tom de vermelho já nos mostra o quanto o game pode ser violento. Além disso, a introdução nos coloca diante do artefato mais divertido do game, a câmera fotográfica, já que a introdução é dentro de uma câmara escura.

O luto junto com o relacionamento parental são os momentos mais tensos do jogo, principalmente quando você tem dimensão do quanto esses acontecimentos afetam a protagonista, e quando trazemos isso para nosso cotidiano, o game toma uma proporção aterrorizante e angustiante. Além disso, a banalização da violência em tempos de guerra é constante, e nos mostra como a convivência com esses acontecimentos, pode prejudicar a saúde mental.

Vale ressaltar que, devido a essas abordagens, o game acabou sofrendo censura no PlayStation 4 e PlayStation 5. Apesar de a Sony não ter um histórico com essa postura, a censura aconteceu. Ela não é definitiva, você pode jogar o game como idealizado pelos desenvolvedores, entretanto, você pode ocultar as cenas mais chocantes do game, sendo que o próprio jogo lhe avisa sobre essa possibilidade.

Ademais, como em boa parte de tudo que é censurado, isso aguçou a curiosidade de boa parte dos gamers. isso acabou por promover o game entre os jogadores que curtem games com temáticas mais extremas. sendo esse seu caso, ou não, continue com a gente no nosso review.

Martha is Dead Scene
Martha Is Dead – Fotografar é uma das interações mais divertidas do jogo.

Gráficos e Ambientação

O cenário é bucólico. Martha is Dead ambienta sua história na Itália, em 1944 na eminente queda do regime nazista, regime esse que é bem familiar à nossa protagonista. Você vai dar vida a Giulia, filha de um general nazista. Diante de um acontecimento inesperado, nossa protagonista vê sua vida mudar completamente, e uma chance de ser realmente feliz.

O game retrata bem as paisagens e bosques italianos da época, com paisagens cheias de detalhes e com as cores do outono daquela época. O local aonde a historia acontece é extremamente pacato, e tirando alguns eventos pontuais, você vai interagir minimamente com outros personagens. tanto como na ambientação externa quanto dentro de nossa residencia, temos uma boa riqueza de detalhes, e a ambientação nos transporta para 1944 com facilidade.

Uma parte bem legal são algumas transmissões que acontecem pelo rádio, que transmitem bem a tensão que os aliados do Eixo (Países que apoiavam o regime nazista) viviam naquela época. Também existem muitas fotos que, ao interagir, nos mostram bem como a família da nossa protagonista esta envolvida com a guerra, e também seus problemas parentais.

No que se diz respeito aos personagens, apesar de não haver uma grande riqueza de detalhes, eles conseguem transmitir bem suas emoções e principalmente os costumes da época. Nossa personagem é controlada em primeira pessoa, e em poucos momentos conseguimos nos ver. Não é nada que seja visualmente destoante, mas nossos personagens poderiam ter uma riqueza maior de detalhes.

A ambientação do game consegue transmitir bem como era a vida em 1944.

O Terror em Fotos

Apesar de você poder interagir com quase tudo no game, e na verdade, ter de interagir com os objetos para conseguir avançar no game, a grande diversão no que se diz respeito à interação em Martha is Dead é com a sua câmera fotográfica. A história é totalmente narrativa, e em boa parte do tempo você vai passar apenas interagindo com objetos. Se não fosse pela interação que acontece a todo instante, o game seria um Point and Click.

Em alguns momentos decisivos, você vai ter de ser rápido nas suas decisões. Esses momentos passam uma sensação de tensão, mas infelizmente não ha nenhuma punição por escolhas erradas. Mas não deixa de ser um momento interessante, principalmente pela tensão que é jogada em cima do jogador.

Além os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho no que se diz respeito as câmeras. Em outros momentos importantes temos um jogo de câmeras que nos deixam o game com uma sensação cinematográfica. Ponto para a desenvolvedora que conseguiu criar um clima bastante familiar para quem é fã de filmes de terror, e trazer isso para o game, funcionou perfeitamente.

Com tudo isso que dissemos acima, Martha is Dead constrói um terror psicológico extremamente funcional, e consegue trazer ao jogador uma série acontecimentos, que mesmo sendo tão diferentes, aterrorizam o jogador. Não importa se é um acontecimento sobrenatural, uma discussão em família, ou até mesmo acontecimentos oriundos de uma guerra, o game consegue perturbar sua mente.

Apesar de termos muito que elogiar no game, nem tudo é perfeito, e um defeito me assombrou durante o game. Conforme você pode verificar na gameplay abaixo, o game travou inesperadamente, fazendo com que eu tivesse de reiniciar o jogo. Isso aconteceu algumas vezes, e por sorte meu save estava próximo do local. Entretanto, confesso que foi algo extremamente desagradável, principalmente por quebrar a sensação de tensão.

Ademais, confira abaixo a nossa gameplay de Martha is Dead, e se você gosta do nosso trabalho aqui no site, tanto nas notícias, quanto nos nossos detonados e review, não deixe de se inscrever no canal:

Assustadoramente Introspectivo

Como dissemos acima, boa parte do seu tempo no game vai ser sozinho, ou nem tanto. Martha is Dead é um game que passa boa parte do tempo em meio a solidão. Nossa protagonista, apesar de estar quase sempre só, esta com sua mente povoada de pensamentos.

Apesar de ainda ser muito jovem, nossa protagonista vive problemas que acabaram por abalar sua estabilidade mental, e essa instabilidade já culmina em um ato tenebroso (nosso review não vai revelar nenhum tipo de spoiler). Entretanto, não é apenas isso, pois os conflitos familiares também ajudaram e muito nessa ruína mental.

Em mais um ponto positivo para a desenvolvedora, em diversos momentos o game se mistura aos devaneios da nossa protagonista. O legal é que nesses momentos essa transição é tão intensa que em diversas dessas ocasiões não sabemos, se de fato os acontecimentos são partes do jogo de fato, ou apenas a imaginação da protagonista.

Boa parte desses acontecimentos, se referem a momentos de impacto emocional no jogo, com isso a impressão que passa, é que esta havendo um choque emocional tão intenso, que nossa protagonista acaba acionando algum bloqueio mental, que faz parecer que ela esta sonhando, delirando, apenas imaginando um acontecimento que apesar de extremo, é real. Na minha experiencia com o jogo, esses acontecimentos foram os mais interessantes, e junto com os problemas parentais, os mais significativos, quando pensamos no terror psicológico.

Escolhas decisivas acontecem pontualmente no game. seja rápido.

Efeitos Sonoros e Dublagem

Não tem como falar de Martha is Dead e não falar da dublagem do game. A equipe da LKA conseguiu com que o trabalho de localização do game ficasse muito bom. A dublagem está quase perfeita e me lembrou o trabalho de RE Village, que, pra mim, foi um trabalho excepcional no que se diz respeito a dublagem.

Os intérpretes conseguem passar as emoções de uma maneira bem clara, seja ela em momentos de terror, discussões ou até mesmo de descaso, que é o caso do nosso general nazista, por exemplo. Como estamos falando de um game que tem forte apelo ao terror psicológico, a dublagem é de extrema importância, e nesse caso, ela funciona perfeitamente.

Outro ponto que deve ser destacado da localização de Martha is Dead é de que praticamente tudo estra legendado na nossa língua nativa. E não pense em um trabalho desleixado como o que vimos em Horizon Forbidden West, aonde os personagens falam uma coisa e as legendas dizem outra, quase que como uma tradução do Google Tradutor. Martha is Dead apresenta legendas extremamente fiéis ao que está sendo dito, com poucos erros de escrita.

Além disso, todos os objetos com os quais podemos interagir estão com legendas, além, claro, dos arquivos escritos que estão no jogo. Até mesmo os jornais, que retratam os acontecimentos da época, misturando com os acontecimentos do jogo, estão muito bem traduzidos. Você vai poder pegar um jornal, e ler como se estivesse lendo uma publicação brasileira. Uma trabalho louvável.

Quanto aos efeitos sonoros e músicas, eles seguram a onda do jogo. As músicas retratam a época em que o game se passa, mas com um clima mais discreto e sombrio. mesmo que estejamos passando um evento em um dia ensolarado, o clima ainda é de tensão. Os efeitos sonoros também estão bons, e conseguem transmitir com exatidão os acontecimentos ao nosso redor. Não é nada inovador ou que ainda não tenhamos visto em outros jogos, mas com certeza mantem a qualidade do jogo.

Martha is Dead – Vale a pena?

Nós aqui do Games Ever fizemos toda a cobertura de Martha is Dead durante seu desenvolvimento até seu lançamento, e era um dos games mais aguardados por quem vos escreve. O game é muito bom, e independente das polêmicas sobre censura e violência, o game por si só vale a pena, esses adendos apenas ajudaram a aumentar o hype.

Martha is Dead é um game de terror com forte apelo psicológico, e que nos traz um tema que não é muito abordado nesse tipo de game, que são os conflitos parentais. Esse aspecto do jogo, aliado aos outros eventos que acontecem naquele histórico ano de 1944, deixam a historia ainda mais marcante, já que a família esta diretamente atrelada aos conflitos da segunda guerra.

O game fala da violência em diversos âmbitos. A violência física, a violência mental e as consequências mentais que esses acontecimentos trazem a mente de uma menina jovem. Abordando esses temas, o jogador é impactado com um terror diferente, pois cada jogador vai poder se chocar, com diferentes tipos de abordagens. resumindo, Martha is Dead não é só violência física, e terror devido a essa violência, o game vai além.

Se você já tem a idade adequada e gosta de se surpreender, não deixe de conferir o game, pois a experiencia é muito boa, e você provavelmente vai se chocar de maneiras diferentes. Martha is Dead não é um game perfeito, mas corresponde perfeitamente às expectativas.

Martha is Dead foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pelo desenvolvedor – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Martha is Dead

Gráficos - 80%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 85%
Som - 80%
Dificuldade - 75%
Fator Replay - 85%

80%

Abordando esses temas, o jogador é impactado com um terror diferente, pois cada jogador vai poder se chocar, com diferentes tipos de abordagens. resumindo, Martha is Dead não é só violência física, e terror devido a essa violência, o game vai além.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo