Após uma longa espera, a desenvolvedora brasileira QUByte lançou um de seus games mais aguardados, MARS 2120. Mantendo as características da desenvolvedora, o jogo é um Metroidvania inspirado nos grandes games da geração 16 bits, conciliado a uma gameplay com elementos modernos. Acompanhe a gente nessa review de MARS 2120 e descubra o que espera você em mais esse grande lançamento made in Brazil!
- Jogo: MARS 2120
- Desenvolvedora: QUbyte Interactive Games
- Publicadora: QUbyte Interactive Games
- Lançamento:
- Número de Jogadores: Single Player
- Gênero: Metroidvania
- Plataformas: PS4, PS5, XBO, Switch, PC
- Site Oficial: MARS 2120
O espaço é um mistério que encanta e atiça a curiosidade e imaginação do homem. Desde o lançamento do filme Alien, essa imaginação foi atiçada mais ainda, e impulsionada por um terror que, até então, nunca havia sido vislumbrado. Nos games, esse tema sempre esteve presente, desde desbravador Atari até hoje. Jogos como Alien Vs Predador (Atari Jaguar), Super Metroid (SNES) e mais recentemente Alien: Isolation (Consoles e PC) podem ser mencionados como os que melhor exploraram o gênero, e agora MARS 2120 chega para fazer parte desse seleto grupo. O jogo tem uma abordagem menos tensa, usando elementos mais voltados para o público casual, mas com possibilidades e implementações que vão agradar o público mais hardcore também.
A história do jogo deixa o jogador imaginar o que está acontecendo, por partir de uma premissa que faz parte da imaginação humana desde que o homem ousou olhar para o espaço. Por que os humanos sonham com a exploração espacial? E se esse sonho der errado? Independente dos motivos que nos levaram a colonizar marte século a frente, estaremos na pele da Sargento Anna “Treze” Charlotte em uma missão espacial para a primeira colônia humana em Marte.
Colocando cores no planeta vermelho
MARS 2120 está sendo lançado para todas as plataformas, diante disso, a desenvolvedora QUbyte Interactive Games teve de fazer um processo de adaptação e otimização do game, atendendo as características gráficas de cada console. Graficamente falando, o game está muito bonito e recheado de detalhes em cada uma de suas fases. Vale ressaltar que, todos os games da Dev brasileira primam pela qualidade gráfica, seja nos games que bordam um aspecto moderno ou os que procuram ressaltar os jogos das plataformas de 8 e 16 bits.
Assim que você começa a jogar, notará que o game remete aos jogos de celular, graficamente falando. Ainda que com uma riqueza de detalhes mais abrangente, algumas escolhas, usadas nos gráficos do jogo, transmite a sensação de que estamos jogando um de Android/iOS. Isso nem de longe é um problema, pois como veremos durante nossa análise, o game difere bastante da maioria desses jogos mobile.
Assim que passamos algumas horas jogando, percebemos que MARS 2120 é um game enorme, cheio de locais para explorar e inimigos para derrotar. O mapa do jogo é enorme, dividido por andares e locações, e cada uma destas locações, trará gráficos únicos. Explorando um laboratório ou uma floresta, o jogo oferecer uma riqueza gráfica com cores vibrantes e cheia de detalhes. O game conta com gráficos 2.5D, com ótimas variações e mudanças de câmera em momentos pontuais.
Inicialmente, nossa jornada começa do lado externo de marte, essa parte é bem curta, mas nos dá pistas do que encontraremos no jogo. As primeiras locações do jogo são mais simples, mas conforme avançamos no jogo, os gráficos vão ficando mais complexos e detalhados. Os efeitos de profundidade estão muito bem inseridos, principalmente em ambientes abertos, onde a riqueza de detalhes é maior. Outro detalhe é que conforme avançamos no jogo, e ganhamos novos acessórios, a gameplay se difere, e podemos acessar novas áreas, com gráficos mais complexos.
Logo no começo somos apresentados a essa mudança de câmera, quando temos de correr de uma avalanche. A inclusão desse modo, em momentos cruciais, deixa o game com uma dramaticidade única, além de colocar o jogador em um estado de tensão. Durante esse modo, não perdemos nenhuma das nossas habilidades, mantendo todas as características da gameplay.
Um ponto no qual a Dev poderia ter feito escolhas melhores, é a paleta de cores. Lembra que falamos sobre o jogo nos lembrar jogos mobile? A paleta de cores é um dos pontos mais cruciais para que essa sensação exista. As cores vibrantes chamam a atenção do jogador, e passam a sensação de jogo casual. Quando lembramos que o jogo está se passando em marte, e tem como referência, jogos como Super Metroid, esperava por uma ambientação um pouco mais tensa, conferindo ao jogo, o clima de mistério e suspense que vem a mente sempre que lembramos de marte.
Jogabilidade e gameplay
um dos pontos mais importantes de um game metroidvania e sua jogabilidade, e MARS 2120 não decepciona. O jogo oferece diversas formas de jogar, você estará sempre mudando der armas e a maneira que cada uma delas funciona, é crucial para que você explore e avance no jogo. Além disso, as armas tem funções que vão além de eliminar os inimigos, elas funcionam como chaves para abrir determinadas portas.
Conseguir essas armas, está diretamente ligado ao seu avanço no jogo, portanto, ainda que alguns mapas pareçam complexos, o jogo exige que você explore para prosseguir. Esse tipo de gameplay pode ser um pouco decepcionante, por tornar evidente o que você deve fazer, deixando o elemento surpresa em segundo plano. Ao encontrar uma porta com determinada cor, saberemos que precisamos de determinada arma para ser usada como chave e seguir em frente, por exemplo.
Isso também se aplica a inimigos, pois determinada arma pode ser pouco e nada eficiente contra determinado inimigo, já outra pode ser extremamente eficaz, mostrando a vulnerabilidade o inimigo. Esse fator é determinante para eliminar alguns chefes de fase. Aliás, esses combates são o ponto forte do jogo, pois enquanto alguns inimigos são muito genéricos, as lutas contra os chefes de fase, colocam o jogador em combates mais complexos, exigindo alguma estratégia.
Ao auxiliar a Sgt. Anna “Treze” Charlotte, teremos um vasto arsenal, seja com armas lasers de gelo e outras, além dos movimentos que nos ajudaram a transpor as dificuldades elementares do mapa. Podemos pular, simples ou de maneira dupla, rolar e correr. Nossa arma possue um feixe de luz, nos fazendo lembrar de alguns jogos isométricos como The Ascent. Além disso, algumas armas tem dupla função, seja usando uma combinação de botões para se transportar por cabos energizados, ou carregando para criar um dano maior ainda aos inimigos.
Conforme avançamos, os inimigos vão ficando mais desafiadores, e além das armas, poderemos recorrer a elementos do cenário para conseguir transpor esses desafios. Nossa barra de status consiste com nosso marcador vital, bem como a stamina da nossa arma e o armamento secundário, que podemos acessar para selecionando os botões correspondentes. Essas armas, bem como nossa armadura, podem ser melhoradas em terminais que encontramos durante o jogo. Cada inimigo derrotado, deixa uma quantidade de pontos, esses podem ser usados para melhorar armas e a armadura.
Esse é outro processo um pouco confuso, pois ainda que tenhamos os pontos suficientes, precisaremos encontrar essas armas e armaduras durante o jogo, e ai, sim, melhorar conforme os pontos que temos. O problema é que devemos estar sempre atentos a essas armas, e quando conseguir, se lembrar de melhorar elas nos terminais. Confesso que, por diversas vezes, passei por esses terminais sem sequer parar para salvar o jogo. Vale ressaltar também, que conforme paramos nesses terminais, o jogo parece travar antes de seguir. Esse pequeno travamento acontece em diversos momentos no jogo. Não é um fator que atrapalhe na diversão, mas você notará todas às vezes que isso acontecer.
Marte ao alcance de todos
Uma das coisas mais legais que a QUbyte Interactive deixou a disposição dos jogadores, são implementos inclusivos que auxiliam os jogadores em MARS 2120. Desde o início da jornada, você pode ajustar a dificuldade do jogo, bem como algumas outras facilidades que pode fazer o jogador mais casual a desbravar marte.
Lembra que mencionei as cores vibrantes do jogo? Enquanto estas possam parecer um pouco exageradas para o jogador mais hardcore ou remeta a jogos de plataformas mobile, elas auxiliam o jogador a evidenciar momentos importantes do jogo. Quando nos aproximamos de uma porta, e ela precisa de determinada chave para ser aberta, a cor chamativa, deixará bem claro para o jogador do que ele precisa para seguir em frente.
A dificuldade é muito amistosa, e com uma curva muito balanceada. Quase sempre que eliminamos um inimigo, ele deixará alguma quantidade de pontos para recuperar sua vida. Além disso, o jogo é generoso com os pontos de controle e salvamento. Antes de enfrentar qualquer grande desafio, você poderá salvar seu progresso, seja manualmente ou mediante pontos de controle. Esse é mais um fator herdado de games mobile.
Uma das coisas mais legais, é que você pode parar de jogar a qualquer momento sem perder grandes trechos de gameplay. Você pode jogar por 20 minutos ou 2 horas, quando resolver parar de jogar, seu progresso será salvo quase que por completo. Se você está jogando no Nintendo Switch, estará ainda mais a vontade com a experiência.
Se MARS 2120 já é divertido nos consoles de mesa, quando estamos jogando no Switch fora da Dock o game fica ainda mais divertido. Me recordei de quando jogava Velocity Ultra no saudoso PlayStation Vita. O jogo da QUbyte Interactive é perfeitamente adequado para uma experiência mobile, e como ele não está presente no Android e iOS, se você tem um Nintendo Switch, será ainda mais divertido.
Ainda falando de dispositivos mobile, como você deve saber, a Tectoy anunciou seu novo console portátil de última geração, que deve ser lançado muito em breve, o Zeenix. O console esteve presente na Gamescom Latam 2024, com uma versão jogável de MARS 2120 disponível para os jogadores presentes no evento. Diante disso, podemos imaginar que o jogo deve estar presente assim que o Zeenix for lançado no mercado.
MARS 2120 — Vale a Pena?
A diversão em MARS 2120 é algo inivitável. O jogo oferece tantas formas de se divertir e muito dificilmente algo não lhe agradará. A QUbyte Interactive vem lançando ótimos jogos, como Adore e Bem Feito, corroborado por mais um grande lançamento da Dev brasileira, que consolida seu ótimo momento e lançamentos que agradam critíca e público.
MARS 2120 é uma mescla de muitas coisas, trazendo um pouco de referencia de games metroidvania, mas com cores e jogabilidade mais moderna, usando aspectos de uma gameplay de jogos dos anos 90, mas com uma pegada mobile. Como todo jogo, MARS 2120 tem alguns problemas, na maioria das vezes, esses problemas são mais de escolhas que técnicos. A paleta de cores escolhida remete muito aos jogos móbile, e pode afastar alguns jogadores. A maneira com que melhoramos nossas armas poderia ser mais trabalhada, usando um formato mais intuítivo.
Olhando tudo que o jogo tem de melhor, como algumas escolhas problematicas que poderiam ser melhores, mas não atrapalham a diversão, MARS 2120 pode ser considerado um game muito divertido, que pode ser tanto casual como hardcore. O jogo é uma amostra de como a QUbyte Interactive vem amadurecendo a cada lançamento, e sendo esse, um fator que não podemos ignorar deixando de jogar.
MARS 2120 foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela QUbyte Interactive – Agradecemos a cordialidade!
MARS 2120
Gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 7.5
Som - 7
Dificuldade - 7.5
Fator Replay - 7
7.2
Ótimo
MARS 2120 tenta cativar diversos tipos de jogadores, trazendo elementos de diversas gerações, bem como gráficos que transitam entre games móbiles e consoles. C om alguns problemas relacionados a gameplay, o jogo se sobressai com uma jogabilidade intuitiva e uma diversão que promete agradar gamers casuais e hardcores.