- Filme: M3gan
- Distribuição: Universal Pictures
- Data de lançamento: 19 de janeiro de 2023 (Brasil)
- Diretor: Gerard Johnstone
- Roteiro: Akela Cooper
- Gêneros: Terror, suspense, ficção científica e mistério
No dia 11 de outubro de 2022, o primeiro trailer de M3gan chegou ao Youtube. Imediatamente a internet começou a discutir sobre a boneca assassina que dança… sim, ela dança. Em um determinado momento do trailer, ela dança para uma potencial vitima, e isso foi uma excelente jogada de marketing. Todo mundo começou a falar sobre esse filme por causa da dança, o que significa que a estratégia da Universal Pictures funcionou.
O tempo passou e o filme lançou. M3gan foi anunciado como um filme de terror, algo que já foi descartado pelo trailer, mas algumas pessoas ainda tinham esta mentalidade e por isso achavam que o filme iria flopar. Afinal, um filme de terror com uma boneca dançarina? Não faz sentido, mas com o lançamento inicial nos Estados Unidos o filme passou a ser altamente elogiado, conseguindo uma nota impressionante nos grandes sites de críticas. Ninguém dava nada para este filme, mas ele conseguiu surpreender a todos, sendo um sucesso de crítica, público e bilheteria, já tendo uma sequência confirmada.
Mas é bom?
Sim. M3gan não é um filme impressionante, que conta com um roteiro inovador e sensacional, mas é um ótimo filme. O ponto forte de M3gan é, sem dúvidas, o relacionamento entre a boneca e a Cady, uma criança que perdeu os país para um acidente. A boneca M3gan, que na verdade é um robô, cria um vínculo com a garota e passa a proteger ela a todo custo.
M3gan é um robô criado com o intuito de ser o brinquedo definitivo, que aprende com a criança e responde de forma espontânea. Você já deve ter notado o erro, já que robôs definitivamente não podem aprender sozinhos, já que normalmente eles decidem que matar pessoas é algo interessante.
A relação da M3gan com a Cady é muito interessante, nos proporcionando boas cenas de drama. A garota começa a superar a morte dos país com a ajuda da boneca, mas é mais complexo do que isso. A atuação da pequena Violet McGraw é agradável, apesar dela passar quase o filme inteiro emburrada, coisa que faz bastante sentido dado a situação da personagem. Após a morte dos país a guarda da Cady fica com a tia dela, a Gemma, que é a criadora da M3gan.
Gemma criou a M3gan para ser o brinquedo definitivo, e decidiu testar a boneca com a sua sobrinha, já que ela não leva jeito com crianças. Assim, a M3gan cuidaria dela e a Gemma estaria livre para trabalhar. A atuação de Allison Williams é boa, e as cenas dela confrontando a M3gan são interessantes, nos proporcionando a melhor cena do filme.
Um filme de cómedia?
Como deu para notar no trailer, M3gan conta com elementos de comédia, apesar de não ser um filme de comédia. A boneca é sarcástica e zomba das vítimas, o que nos proporciona boas risadas. No geral o filme tem um estilo cômico, algo que faz sentido, levando em conta que a obra tenta ser leve, já que a classificação indicativa é de apenas 14 anos, algo raro em produções do gênero.
O lado bom é que a comédia é, assim como os outros elementos, equilibrado. M3gan se destaca por ser um filme equilibrado, já que ele contém terror, suspense, ficção científica, mistério e um pouco de comédia. O filme acerta em cheio no equilíbrio, nos entregando uma experiência extremamente divertida e variada. Numa hora você está rindo e na outra você está tenso. Não confundam tenso com assustado, pois o filme não dá medo algum. Todo este equilíbrio é um acerto do diretor do filme, que manda muito bem neste aspecto. No geral é um filme bem dirigido, nos proporcionando diferentes tipos de emoções, além de ter cenas bem gravadas. Não podemos falar da direção sem falar da roteirista, que nos entrega uma história coesa e interessante, que pode inclusive render uma franquia de sucesso. M3gan não é um filme sobre uma boneca assassina, mas sim sobre uma IA assassina.
Boneca assassina?
Desde o começo a M3gan foi comparada a outros bonecos assassinos, como o Chucky, mas se engana quem pensa que ela é uma simples boneca assassina. Na realidade a M3gan é uma inteligência artificial avançada, que conforme a trama se desenrola ela cria a sua própria personalidade, algo semelhante a outros filmes do gênero ficção científica. Igual ao Chucky? Não, eu pensei no Ultron e na Skynet, apesar da M3gan ainda não ter o poder que eles tiveram. Imagine a M3gan como a filha destes dois, mas ao invés de dominar o mundo, ela só quer proteger uma criança de uma forma bem problemática… por enquanto, já que a sequência foi anunciada e tudo pode acontecer.
Todavia, a M3gan ainda é uma boneca (e é uma assassina), então ela também é uma boneca assassina, apesar de ser bem diferente do Chucky. Mas ao assistir o filme você não pensa nela como uma boneca, mas sim como uma IA, e aquele clássico questionamento vem a tona, isso pode acontecer na vida real? Provavelmente, mas tomara que as grandes empresas de tecnologia se previnam.
Vale a pena?
M3gan é um filme equilibrado, que vai te proporcionar diferentes tipos de emoções, mas o medo não é uma delas. A história é interessante, as cenas são bem dirigidas e roteirizadas, as atuações são agradáveis, e a trilha sonora é boa. No fim, é uma experiência divertida, que com certeza vale a pena experimentar, seja no cinema ou, daqui alguns meses, no conforto da sua casa. Seja como for, assista M3gan, pois é um ótimo filme.
M3gan
Direção - 8
Roteiro - 8
Atuações - 7
Efeitos - 8
Som - 7
Diversão - 9
7.8
Muito divertido
M3gan é uma experiência divertida, que com certeza vale a pena experimentar, seja no cinema ou, daqui alguns meses, no conforto da sua casa.