Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitch

Labyrinth of Galleria: The Moon Society | REVIEW

A NIS America lançou em 2016 o RPG de exploração de calabouços Labyrinth of Refrain: Coven of Dusk para PS Vita no Japão. Com o sucesso de vendas e de crítica, o jogo foi lançado no Ocidente em 2018, e recebeu uma versão para PS4, Switch e PC. 5 anos depois, a sua sequência espiritual, Labyrinth of Galleria: The Moon Society, chega com muitas novidades. Vamos conhecer mais sobre essa esperada sequência!

  • Jogo: Labyrinth of Galleria: The Moon Society
  • Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
  • Publicadora: NIS America
  • Lançamento: 14 de fevereiro de 2023
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Dungeon Crawling RPG
  • Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC
  • Site Oficial: Aqui

Continuação Espiritual

Labyrinth of Galleria: The Moon Society é a continuação de Labyrinth of Refrain: Coven of Dusk, mas é apenas uma continuação espiritual. Isso quer dizer que pode jogar esse jogo sem nenhum problema, mesmo que não tenha jogado o jogo anterior. Apesar de ter alguns elementos em comum, não deixará de entender nada da história caso não tenha jogado o jogo anterior, sendo uma excelente porta de entrada para a série.

A história começa com a nossa jovem protagonista Eureka chegando em Galleria Manor para uma entrevista de emprego. Eureka é bem desajeitada e desastrada, mas muito determinada a ser a melhor possível no que faz. Eureka é uma nobre muito sociável e inocente, que adora realizar trabalhos domésticos e ajudar as pessoas. Chegando em Galleria Manor, a Eureka conhece a Madame Marta.

Madame Marta é uma bruxa, contratada pelo Conde que é dono de Galleria Manor por causa de uma lenda. De acordo com a lenda, existe um grandioso labirinto embaixo de Galleria Manor, recheado de monstros horríveis e de tesouros incríveis. Madame Marta conseguiu encontrar a entrada do labirinto, mas está protegido por um armário que come pessoas. Sendo assim, ela precisa da Eureka para canalizar espíritos que entrarão no labirinto de recuperar os artefatos preciosos.

Conforme avança, novos personagens são apresentados a esse elenco bem inusitado. O jogo possui muitas e muitas cenas, sempre dubladas com muita qualidade, como é bem comum com jogos da NIS America. Vale mencionar que todas as cenas do jogo podem ser revistas a qualquer momento. Há momentos de interação, em que pode responder algumas perguntas, mas não há nada que mude realmente o andar da história.

O Labirinto Está Maior do que Nunca

Labyrinth of Galleria: The Moon Society é um Dungeon Crawling RPG típico. Toda a ação se passa no interior de um enorme labirinto com diversas salas para explorar. O labirinto é enorme, e repleto de segredos e tesouros. Há inimigos por todos os lados, e podemos escolher entre enfrentá-los ou fugir deles. Além disso, o labirinto é repleto de armadilhas, como pisos falsos, buracos e poços de veneno, e será preciso desviar da maioria até conseguirmos as habilidades necessárias para ultrapassá-las.

Os movimentos são simples e comuns do gênero. Podemos andar, olhar para os lados, abrir portas ou baús, e interagir com alavancas. Temos um mini mapa interativo à nossa disposição, perfeito para não se perder. Há diversos bloqueios em nosso caminho, mas conforme avançamos para áreas específicas, avançamos na história e recebemos novos poderes e habilidades, que nos permitirão descer cada vez mais fundo. O labirinto é dividido em andares, e quanto mais baixo descemos, mais poderosos são os inimigos e mais valiosos são os tesouros que podemos encontrar.

Um fator a sempre se prestar atenção enquanto explora é a mana. Encontrará mana no decorrer da dungeon, e também conseguirá mana ao derrotar inimigos. Mana é muito útil para diversas coisas, mas quanto mais mana tiver, mais poderosos e numerosos serão os inimigos atraídos até você. Em compensação, quanto mais mana tiver, melhores serão os itens deixados pelos inimigos. Isso garante que podemos até ficar treinando para ficar mais forte, mas não podemos exagerar muito, a menos que queiramos correr o risco.

Para sair do labirinto, há diversas formas, e a mais simples é retornar ao portal de entrada. Ao sair do labirinto e voltar para a base, irá recuperar o HP e DP de todos os personagens, além de manter a Mana adquirida e os Progress Points adquiridos. Caso consiga voltar para a base através do portal de entrada (e não morrendo ou usando um item de fuga rápida), irá ganhar benefícios, como experiência extra. Se morrer, perderá parte dos benefícios, e além disso, seus personagens podem voltar seriamente machucados.

Muitos Inimigos

O combate é o bom e velho formato de turnos. Os integrantes do nosso time formam Covens, e cada Coven ataca de uma vez. Podemos realizar ataques comuns, usar Donuns (são poderes especiais específicos de cada pacto, ou classe), fortalecer o Coven (semelhante ao ato de se defender), entre outras coisas. Os personagens possuem nível, e conforme avançam de nível ganham atributos. Os Covens também possuem níveis, que fortalecem os Donuns. Para usar habilidades mais avançadas, é preciso gastar Reinforce Points. Sempre que entramos no labirinto, temos 100 Reinforce Points, e não há como recuperá-los. Diversos atos gastam RP, e é preciso saber dosá-los e poupá-los se quiser chegar longe.

Os inimigos possuem fraquezas específicas contra determinados tipos de ataques, então ter um time com uma boa variedade de ataques diferentes é essencial para se dar bem. Não dá para formar um time com personagens com o mesmo tipo de ataque e esperar chegar longe. Monte um time forte e coeso e se sobressaia aos seus inimigos. Os inimigos possuem uma barra de Stun, que se for preenchida com ataques sucessivos, deixa o oponente paralisado por um turno. Isso é excelente quando enfrentamos inimigos poderosos e chefes, e iremos enfrentar diversos inimigos assim. Durante a batalha, também irá encher uma barra chamada Power Source, que, quanto maior estiver, garante uma chance maior de causar Resonance, um ataque mais poderoso de um membro do seu grupo.

Conforme avança, novas opções de batalha são disponibilizadas. É possível fazer formações, por exemplo, que garantem vantagens exclusivas, e também é possível escolher o pacto de cada unidade, o que lhe garante poderes específicos de Donum, e também será possível usar os Reinforce Points para ajudar ainda mais nas batalhas. São várias possibilidades que tornam a batalha cada vez mais intrincada e empolgante.

Bonecos e Marionetes

Os personagens que compõem a nossa equipe não são pessoas reais, são Puppets, ou bonecos. O guarda-roupa que serve como porta de entrada para o labirinto é conhecido por comer pessoas, então nenhum ser vivo pode entrar no labirinto repleto de tesouros. Sendo assim, precisamos usar os feitiços da Madame Marta para dar vida a bonecos que lutarão por nós. Conforme avançamos no labirinto, podemos encontrar novos bonecos que poderão se tornar novos combatentes da nossa equipe na nossa base. Também aprendemos novas classes para nossos combatentes e até mesmo aprendemos a agrupar combatentes diferentes no mesmo slot, fortalecendo ainda mais a nossa equipe.

Na hora de criar novos combatentes, poderá escolher entre 6 classes diferentes. Os nomes são estranhos, mas suas funções em batalha são bem conhecidas. Aster Crow são combatentes ferozes especializados no combate de perto. Shinomashira são táticos experientes em poderes que afetam o grupo. Theatrical Star são dançarinos especializados em motivar companheiros e confundir adversários. Peer Fortress são paladinos focados na defesa, cuja maior habilidade é aguentar porrada. Wonder Corsair são guerreiros básicos que não são fracos em nenhum quesito, mas também não são excelentes em nada, são pau-pra-toda-obra. Magia Maid são feiticeiros, dotados de poderosas magias ofensivas ou curativas. Rapid Venator são os caçadores, atacantes de longa distância. Para finalizar, Famyu Seeker são animais de estimação que auxiliam em batalha.

Como pode ver, os nomes parecem estranhos, mas representam classes bem populares em qualquer RPG. É sempre recomendável montar um time com várias classes diferentes à sua escolha, para estar sempre preparado para qualquer situação. Até cinco membros podem fazer parte do seu time por vez (pelo menos até que aprenda sobre os agrupamentos), então escolha bem cada integrante para que as habilidades de um complementem a dos demais.

Personalize do seu Jeito

Todos os personagens criados podem ser customizados. É possível escolher o gênero masculino ou feminino, a aparência básica, o padrão de cores do personagem e também o nome dele. Além da aparência, podemos escolher a natureza do personagem (isso afeta diversos atributos), um item favorito (não muda nada), a voz do personagem (entre três disponíveis), um sistema de fortalecimento, uma crença, uma habilidade inicial, um número da sorte e até mesmo deixar um texto que representa o personagem. Tudo para podermos deixar cada membro do nosso time exatamente da forma como queremos.

Depois é possível alterar até mesmo a classe e habilidades de cada personagem, customizando completamente o modo como ele batalha. Com essas opções, poderá formar um time que responda exatamente da forma como quiser. Isso será imprescindível para conseguir avançar aos níveis mais inferiores e complicados do labirinto. É recomendável também dominar o sistema de Formation, ou formação, que dá a cada personagem uma função de acordo com seu posicionamento no time, gerando buffs ou vantagens muito úteis. Isso pode ajudar bastante em batalhas mais difíceis.

Descendo Cada Vez Mais Fundo

A progressão do jogo é bem simples. Devemos avançar no labirinto até onde der, e encontrar algum item ou algum tipo de barreira intransponível, e então teremos de voltar para a base. Na base, assistiremos mais alguma cena e então receberemos um novo objetivo ou alguma habilidade que nos permite passar pela barreira até então intransponível. E assim o jogo segue, com o jogador sendo forçado a voltar diversas vezes para conseguir descer cada vez mais fundo no labirinto.

Além disso, em cada andar, sempre irá encontrar algumas área secretas opcionais com barreiras que só poderá ultrapassar com habilidades que apenas conseguirá futuramente, ou baús trancados com chaves que só conseguiremos diversos níveis mais abaixo. Ou seja, é impossível explorar 100% de um andar na primeira visita, exigindo vários retornos para conseguir explorar tudo e coletar tudo o que é possível.

E explorar tudo possui inúmeros benefícios! O labirinto é recheado de tesouros incríveis que podem ou valer uma boa grana ou incrementar bastante o poder de nosso time. Há várias armas, equipamentos e itens poderosos espalhados pelo labirinto, valendo a pena quebrar cada parede e tentar descobrir tudo o que está escondido. E como se isso não fosse o bastante, cada novo “passo” dentro do labirinto que é descoberto, ganhamos Exploration Points. Os Exploration Points nos garantem ainda mais itens e benefícios, premiando ainda mais os jogadores curiosos e ávidos que não deixam um canto sequer inexplorado.

Pedras no Caminho

Mas não pense que o labirinto não está repleto de perigos! A exploração é dificultada pela presença inevitável de diversos desafios, que geralmente são chefes ou grupos de inimigos poderosos. Encontrará inimigos cada vez mais difíceis conforme avança, e a morte muitas vezes é inevitável, principalmente contra chefes. É fácil se desviar do seu caminho e encontrar uma sala secreta com um inimigo poderoso demais, capaz de dizimar nosso grupo em segundos. Quando isso acontece, cabe a nós procurarmos fortalecer e voltar onde morremos para tentar novamente.

Alguns chefes servirão como verdadeiros bloqueios de habilidade, que exigirão que seu time esteja em um determinado nível para conseguir passar. É verdade que alguns chefes específicos podem ser evitados usando de subterfúgios para criar atalhos e dar a volta, mas geralmente não adianta muito, pois outro chefe bem mais poderoso e inevitável poderá estar esperando na outra esquina. Como é tradicional em jogos do gênero, é preciso paciência para fortalecer seus personagens e uma boa dose de tentativa e erro para encontrar as fraquezas de um novo chefe de modo a conseguir derrotá-lo mais facilmente.

Há um modo interno de diminuir ou aumentar a dificuldade do jogo, que pode ser acionado sempre que quiser através do Witch Petition, contanto que tenha os atributos necessários. É bem simples reduzir a dificuldade do jogo, caso esteja achando muito complicado alguma parte em específico, e a opção fica disponível logo no início do jogo. Essa opção pode ajudar muito os jogadores mais impacientes que não querem treinar corretamente para evoluir os personagens. Caso você seja veterano do gênero e queira ainda mais dificuldade em um jogo que não é nada fácil, há também a opção de aumentar a dificuldade, deixando os inimigos mais fortes e resistentes, mas com recompensas melhores. Essas opções podem ser ativadas ou desativadas várias vezes, então pode alterar a dificuldade do jogo conforme for do seu agrado, a qualquer momento.

Labyrinth of Galleria: The Moon Society – Vale a Pena?

Labyrinth of Galleria é uma excelente continuação do já ótimo Labyrinth of Refrain, e consegue alcançar o status de um dos melhores RPGs do tipo Dungeon Crawler da atualidade. Se você for fã de RPGs com essa pegada, você absolutamente precisa conhecer Labyrinth of Galleria, pois ele irá trazer tudo de bom que o gênero tem a oferecer, e com uma dose a mais de desafio e complexidade. Recomendo demais.

Labyrinth of Galleria: The Moon Society foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela NIS America – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Labyrinth of Galleria: The Moon Society

Gráficos
Jogabilidade
Diversão
Som
Dificuldade
Fator Replay

Labyrinth of Galleria é uma excelente continuação do já ótimo Labyrinth of Refrain, e consegue alcançar o status de um dos melhores RPGs do tipo Dungeon Crawler da atualidade. Se você for fã de RPGs com essa pegada, você absolutamente precisa conhecer Labyrinth of Galleria, pois ele irá trazer tudo de bom que o gênero tem a oferecer, e com uma dose a mais de desafio e complexidade. Recomendo demais.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo