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Hellblade 2 | O melhor jogo feito na Unreal Engine 5 que ainda não jogamos

Jogo será lançado em 21 de maio de 2024

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Ainda que a notícia sobre Hellblade 2 estar sendo desenvolvido para ser um jogo de 30 FPS tenha sido recebida com cautela, é inegável que tudo que já foi mostrado do jogo, o coloca como um dos melhores jogos construídos na Unreal Engine 5. Diante disso, falaremos um pouco sobre o desenvolvimento do jogo e de como ele mostra avanços significativos em relação, não só ao jogo anterior, mas a tudo feito até agora na Unreal Engine 5.

Um passo a frente

Desde a captura de movimentos, até os detalhes da protagonista, mostrando suas emoções, são vislumbres que empolgam até o mais céticos dos jogadores, isso a 30 FPS, lembrando sempre. Vale ressaltar que, muito pouco do jogo foi apresentado, deixando em todos a impressão que o trabalho de desenvolvimento vem sendo feito de maneira a proporcionar o melhor da tecnologia do motor gráfico disponível para o jogo.

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Ao longo de seus anos de desenvolvimento, fica claro que a premissa de que o jogo seria uma alavanca para a melhoria de tecnologias vem sendo aplicada com maestria. Podemos notar isso nas expressões faciais da protagonista, que vem sendo aplicadas de maneira exemplar. Sombreamento realista da pele e o modelo dos olhos, são alguns dos exemplos. Além do que vemos no primeiro plano, o pós-processamento do jogo se mostra muito eficaz, trazendo gráficos de fundo extremamente detalhados, com uma enorme profundidade e transições muito bem fluídas.

O poder da Unreal Engine 5

Falando um pouco mais sobre o sombreamento, o Virtual Shadow Maps (VSMs), um dos muitos recursos da Unreal Engine 5, fornece um método de mapeamento de sombra usado para fornecer sombreamento consistente e de alta resolução que funciona com ativos de qualidade para cenas e mundos abertos grandes e dinamicamente iluminados. A feature usa os recursos da Nanite Virtualized Geometry, Lumen Global Illumination and Reflections e World Partition da Unreal Engine 5.

Também podemos perceber que a Nanite, característica da Unreal Engine 5, vem sendo usada e tem mostrado avanços incríveis. Caso não conheça essa feature do motor gráfico, a Nanite é uma tecnologia central da Unreal Engine 5 que permite a renderização de geometrias extremamente complexas. Ela utiliza transmissão automática de refinamento e nível de detalhe em uma pipeline de rasterização SW/HW híbrido, personalizável e altamente otimizada. Temos de dizer que esses recursos podem ser visto em outros jogos de maneira separada, como em Fortinite ou RoboCop: Rogue City. Entretanto, em Hellblade 2 temos um avanço significativo com relação a essas features.

No que se diz respeito a iluminação, é um dos poucos aspectos que não podemos nos aprofundar muito, isso porque boa parte do que vimos do jogo, foi mostrado em ambientes escuros, o que não nos da muita margem para falar sobre. O que podemos perceber, é que o pouco mostrado, revela uma boa qualidade, isso muito devido ao recurso Lumen. Lembrando que esse é o sistema de iluminação e reflexão global totalmente dinâmico da Unreal Engine 5. O efeito é projetado para consoles da atual geração, e é o sistema de iluminação e reflexos global padrão.

Em termos de combate, voltemos a captura de movimentos, por ser como os movimentos estão sendo capturados. O interessante, é que diferente de outros jogos que recorrem ao mesmo tipo de combate, podemos perceber que teremos um combate menos flexível. Imagine o mesmo modo de combate de God of War, mas com movimentos mais trabalhados e técnicos. Um detalhe interessante, é que durante o combate, podemos perceber uma pausa nos quadros quando criamos um combo, algo como um close, mostrando um momento importante da luta.

Além das expectativas

Hellblade foi lançado em 2017, e ainda que sem muitas expectativas, o jogo da Ninja Theory, se tornou um grande sucesso. Muito disso, foi devido às pessoas não saber o que esperar do jogo, e quando as pessoas começaram a conhecer o jogo, se depararam com um game com elementos muito balanceados, com gráficos, som e jogabilidade contundentes. Tecnicamente falando, Hellblade é um jogo que até hoje está acima da média de muitos jogos, daquela e desta geração.

Pensando sobre o jogo anterior, notamos que os avanços experimentados no primeiro jogo, estão presentes nesse, principalmente quando sabemos que os recursos da Unreal Engine 5 vem sendo usados e projetados para ter o melhor desempenho. Sem contar que, o método de divulgar Hellblade 2 de maneira quase que tímida, mostra que a Ninja Theory preza por manter o clima de mistério sobre o jogo. Além disso, percebemos, ao comparar os primeiros trailers com esse último, que o desenvolvimento é linear, e os avanços singelos nos trailers, mostram que a desenvolvedora sempre acreditou, e continua acreditando no processo escolhido inicialmente.

Não podemos afirmar que a escolha de manter o jogo a 30 FPS é devido aos vários problemas que muito dos jogos que rodam a 60 FPS vem apresentado. De qualquer forma, não podemos deixar de ressaltar os problemas característicos de rodar um jogo nessa resolução. Infelizmente, os itens volumétricos apresentados contem uma qualidade abaixo do esperado, bem como, alguns efeitos de renderização ficam afetados a taxa de quadros a 30 FPS. Você deve estar se perguntado se esses gargalos estarão presentes no jogo. A verdade é que é muito difícil de ser taxativo nesse aspecto devido a estarmos diante de um vídeo, que, por sinal, ainda não foi entregue da maneira mais técnica.

A Ninja Theory mostrou o vídeo a 30.0Hz para cenas de gameplay, sendo que o recomendado é que todos os desenvolvedores capturem, editem e exportem na mesma saída de 59.94Hz para o console para evitar travamentos de timebases incompatíveis. Há problemas pontuais ao longo da filmagem que podem ser o jogo ou podem ser problemas referentes a captura. Vale ressaltar que o jogo não apresenta quedas de FPS, sustentando a decisão de manter o jogo em uma taxa tradicional, pois qualquer instabilidade nesse formato, será alvo de críticas severas, mas não achamos que será o caso.

Ademais, Hellblade 2 é um daqueles jogos fadado a estar no limiar entre as expectativas. Diante de tudo que foi apresentado, muitos dirão que o jogo, mesmo que apresente gráficos fantásticos, está aquém do que foi mostrado ao longo doas anos de desenvolvimento. Além disso, o jogo promete ser um dos maiores desafios para o hardware do Xbox Series X, prometendo usar toda a capacidade robusta do console da Microsoft. Vale ressaltar que, para quem cogita jogar no PC, ainda existe a expectativa da otimização do jogo, pois se em um console, com um hardware fechado e totalmente familiar em sua plenitude, pode haver problemas, o que dirá em um PC, com centenas de memórias, GPUs, CPUs e SSDs diferentes.

Por fim, Hellblade 2 é o game mais ambiciosos em desenvolvimento, explorando a criatividade de todos envolvidos no desenvolvimento, bem como os recursos existentes na Unreal Engine 5, um motor gráfico que poucos conseguem dominar atualmente, seja pelas suas características tecnológicas ou seu valor de mercado. Apenas por isso, o jogo já merece todo o hype que vem ganhando, mas some a tudo isso, toda a expectativa colocada sobre o estúdio, bem como a cansativa narrativa de jogos exclusivos e temos o maior lançamento dos últimos anos, chegando em breve. Estaremos atentos a tudo que acontece antes, durante e depois do lançamento.

Hellblade 2 será lançado em 21 de maio de 2024.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

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