A Odencat é uma desenvolvedora e publicadora focada em jogos com aspecto retrô mas personagens memoráveis. Após o lançamento de Bear’s Restaurant em 2021, a equipe se prontificou em repetir o sucesso com Fishing Paradiso, um jogo de pesca misturado com RPG, de baixo orçamento mas com vários personagens inesquecíveis. Será que conseguiram? É o que veremos em nosso review.

  • Jogo: Fishing Paradiso
  • Desenvolvedora: Odencat
  • Publicadora: Odencat
  • Lançamento: 01 de junho de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Fishing Simulator
  • Plataformas: Switch, PC
  • Site Oficial: Aqui

Fishing Paradiso é um jogo de simulador de pesca, mas com diversas características tiradas diretamente de um RPG. Podemos entender como um RPG de pesca, com vários personagens, diálogos, uma história bem amarrada e bastante espaço para aperfeiçoar as habilidades de nossa protagonista.

História de Pescador

A história começa de um jeito curioso. Nosso protagonista desperta em uma ilha deserta minúscula, com uma vara de pescar e um passarinho azul falante chamado “Passarinho” que logo começa a nos dar ordens. Teremos que sobreviver nessa ilha paradisíaca minúscula, e o único jeito é pescando nosso peixe de cada dia.

E a história de Fishing Paradiso é surpreendentemente interessante. Contrariando a imagem inicial que as imagens do jogo podem deixar transparecer, a trama do game é mais complexa e cheia de detalhes do que muitos jogos de maior orçamento por aí. Os personagens são carismáticos e a trama do jogo possui pequenas reviravoltas e vários momentos emocionantes. Além disso, tudo é contado com muito bom humor, o que torna tudo muito leve, mesmo algumas partes um pouco mais pesadas, como quando conta o passado de alguns personagens.

O game é repleto de diálogos e cenas de interação entre os muitos personagens, tornando esse jogo um RPG de pescaria. E não precisa se preocupar em não entender o que está acontecendo: o game está disponível em 10 idiomas diferentes, incluindo o nosso português brasileiro! Você não irá perder nada, inclusive o uso de gírias e coloquialismos está muito bem aplicado.

O Mar Está pra Peixe

Mas e como é pescar no game? A pesca do game não poderia ser mais simples. Basicamente, tudo o que tem a fazer é arremessar a isca, esperar o peixe morder, e então puxá-lo até você. É preciso tomar o cuidado para que a linha não se rompa com excesso de força, é preciso ir com calma e puxar o peixe aos poucos. Quem joga RPGs que contenham o elemento de pesca sabem muito bem o que vem por aí.

Antes de arremessarmos a isca, podemos olhar para a água e ver as sombras dos peixes que lá estão. Pela sombra, podemos ter uma ideia de onde arremessar a isca. O formato da sombra do peixe na água dá uma boa pista sobre que tipo de peixe deve estar ali, mas a pista mais importante é a sua cor. Sombras na cor azul sempre representam peixes necessários para a missão principal, enquanto sombras na cor vermelha representam peixes necessários para missões secundárias. Tendo a paciência para esperar aparecer o peixe certo, não terá erro em conseguir o que quer.

A ideia da pescaria do game é relaxar, nunca irritar ou estressar o jogador. A complicação é zero. Não há perda em errar o peixe, não há nem mesmo diversas iscas para escolher, apenas uma única isca, um único modo de jogar. O game é completamente acessível e tranquilo, é só arremessar a linha, esperar o peixe fisgar e puxá-lo, enquanto ouve uma bela música tranquila.

Há diversos locais de pesca diferentes. Poderemos pescar em rios, lagos, praias, mar aberto, cachoeiras, cavernas submersas, diversos locais novos e diferentes, cada um com seus peixes únicos e específicos.

Há uma grande variedade de peixes que pode pescar no game, e nem todos estão disponíveis desde o começo. As áreas mais profundas de cada local de pesca apenas aparecem depois que avançarmos consideravelmente no game, e é lá que estão os maiores e mais valiosos peixes. Para que os peixes maiores e mais complicados apareçam, primeiro precisamos pescar peixes menores e realizar missões.

Amizades no Paraíso

Irá fazer muitos e muitos amigos em Fishing Paradiso. Avançando com a história, irá conhecer carismáticos e interessantes personagens que, cada um à sua maneira, adornam o paraíso onde nos encontramos. Uma vez que o personagem entre na nossa lista de amigos, ele começará a nos dar missões.

As missões do game sempre consistem em obter um determinado número de peixes de um determinado tipo, e pode ter exigência quanto ao tamanho também, por exemplo. Cumprir as missões principais avança a história do jogo e nos apresenta novos locais de pesca e personagens, enquanto cumprir missões secundárias nos torna mais próximos de nossos amigos e rende dinheiro e itens.

Conforme nossa amizade com os personagens aumenta, temos acesso a mais informações sobre eles, e poderemos assistir a cenas pessoais que mostram mais aspectos sobre suas personalidades. São sempre cenas cômicas ou emocionantes, que esbanjam carisma. É muito interessante ver o desenvolvimento de cada personagem no universo do game.

O Rei da Pesca

Com o dinheiro, você poderá comprar mais habilidades de pesca dentro de um menu. Há um total de 5 habilidades que podem ser aprimoradas: Tensão, que mede a força com que consegue puxar o peixe, Força de Arremesso, que mede o quão longe consegue arremessar a isca, Charme, que mede a probabilidade do peixe gostar da sua isca, Resistência, que mede o quanto consegue aguentar puxar um peixe, e Grande Caçador, que aumenta a probabilidade de encontrar peixes maiores de cada espécie.

Aprimorar as habilidades de pescador é fundamental para conseguir pescar os peixes maiores e mais complexos. Sem melhorar a Força de Arremesso, por exemplo, nem mesmo conseguirá arremessar a isca longe o bastante para alcançar os peixes em águas mais profundas, e sem Tensão e Resistência suficientes, será impossível puxar os peixes mais pesados. É uma questão de evolução natural, quanto mais pescar, mais dinheiro terá, e então é só comprar pontos de habilidade da característica que estiver mais precisando.

Além de dinheiro para realizar upgrades, também ganhamos móveis e decorações para podermos decorar nossa casa. Há diversas opções de móveis e decorações, que ganharemos cumprindo missões principais e secundárias, sempre como presentes de nossos amigos. Depois é só ir para casa e decorar nosso ambiente do nosso jeito.

Além disso, outra função presente no game é a de formar pratos para o restaurante local com alguns dos peixes que pescamos. Formando os pratos do restaurante, teremos acesso a cenas exclusivas de interação dos personagens, que nos revelam mais detalhes sobre suas histórias pessoais, e ainda nos rendem mais itens de decoração para nossa casa.

Pescaria Relaxante

Fishing Paradiso não cansa. Apesar de só pescarmos o tempo todo, o jogo não fica cansativo, pelo contrário, ele é muito relaxante. As músicas que tocam são muito boas, e dão um verdadeiro ar de paraíso ao ambiente. O game não te pune pelos erros, não te cobra nada, então tudo o que precisa fazer é relaxar e pescar. Para dar uma quebrada no ritmo, pode conversar com as pessoas, andar por aí e decorar sua casa. Mas pescar é o ponto mais alto do game e se mantém divertido ao longo de várias horas seguidas.

Fishing Paradiso – Vale a Pena?

Eu recomendo Fishing Paradiso para quem está procurando um jogo para se distrair durante horas. Poucos lançamentos no mercado atual são tão relaxantes quanto esse jogo. É só se sentar, pescar um pouco e curtir a música, e enquanto isso acompanhar uma bela história com vários personagens inesquecíveis. Diversão garantida e um grande custo benefício pelo conteúdo e valor exigido.

Fishing Paradiso foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Odencat – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Fishing Paradiso

Gráficos - 75%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 95%
Som - 90%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 85%

83%

Eu recomendo Fishing Paradiso para quem está procurando um jogo para se distrair durante horas. Poucos lançamentos no mercado atual são tão relaxantes quanto esse jogo. É só se sentar, pescar um pouco e curtir a música, e enquanto isso acompanhar uma bela história com vários personagens inesquecíveis. Diversão garantida e um grande custo benefício pelo conteúdo e valor exigid

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio