Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReviewSwitch

Fire Emblem Warriors: Three Hopes | REVIEW

O primeiro Fire Emblem Warriors foi lançado em 2017, para Nintendo 3DS, e já demonstra a forte adaptação do estilo de jogo musou, famoso pela série Warriors da Team Ninja, ao universo Fire Emblem. Depois do grande sucesso que foi Fire Emblem: Three Houses para Nintendo Switch, os fãs pediram uma sequência da saga Warriors ambientada no vasto universo de Fódlan. Será que a mistura ficou boa? É o que veremos em nossa análise.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes - Cover
  • Jogo: Fire Emblem Warriors: Three Hopes
  • Desenvolvedora: Omega Force
  • Publicadora: Koei Tecmo / Nintendo
  • Lançamento: 24 de junho de 2022
  • Número de Jogadores: 1 / 2 Coop
  • Gênero: Musou Hack and Slash Action RPG
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Site Oficial: Aqui
Fire Emblem Warriors: Three Hopes Logo

Um Novo Conto em Fódlan

Fire Emblem Warriors: Three Hopes é uma versão Warriors de Fire Emblem: Three Houses, contando com o mesmo universo e elenco inesquecível. O continente de Fódlan continua dividido entre o Império Adrestian, o Reino Sagrado de Faerghus e a Aliança Leicester. No centro de tudo, continua a academia do Monastério de Garreg Mach, com todos os nossos queridos alunos do jogo anterior. Estarão todos aqui, prontos para mais aventuras juntos!

Este (ou esta) é Shez, o (a) protagonista desta história. Assim como em Fire Emblem: Three Houses, poderá escolher entre a figura de um homem ou uma mulher para serem o protagonista, e definir seu nome. Jogar como homem ou mulher será idêntico, com a diferença da possível preferência de algum personagem que você queira ter um romance e casar.

Este (ou esta) é Byleth, o (a) protagonista de Fire Emblem: Three Houses. Ele será de vital importância na história do Three Hopes, mas não como auxiliar do protagonista. Suas escolhas no jogo anterior não irão interferir nesse, até mesmo porque será uma reimaginação da história. Prepare-se para muitas surpresas entre os dois protagonistas.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes Edelgard

Essa é Edelgard von Hresvelg, a herdeira do Império Adrestian. Ela é a líder dos Black Eagles, possui o Crest de Seiros e é especialista em machados.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes Dimitri

Esse é Dimitri Blaiddyd, príncipe herdeiro do Reino de Faerghus. Ele é o líder dos Blue Lions, possui o Crest de Blaiddyd e é especialista em lanças.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes Claude

Esse é Claude von Riegan, herdeiro do Estado Independente de Leicester. Ele é líder dos Golden Deers, possui o Crest de Riegan e é especialista em arcos.

A Guerra dos Tronos

Não pense que a história será a mesma de Three Houses, no entanto. Essa é uma recontagem dos acontecimentos de Three Houses, mas com uma perspectiva completamente diferente. Vários dos personagens sofrerão uma reviravolta narrativa com relação a Three Houses, tornando Three Hopes uma espécie de Spin-Off recheado de visões alternativas sobre os mesmos personagens. A principal diferença é que o jogo não perde tempo na academia antes de chegar nos “finalmentes”. Logo no início o jogo já avança para vários anos no futuro, quando os herdeiros assumem seus tronos e a Guerra dos Tronos versão Fódlan começa.

O Império se volta contra a Igreja de Seiros, e cada território começa a lutar por seus próprios interesses. A sua escolha inicial de a qual casa pertencer irá refletir em qual história você irá participar efetivamente, já que jogando pelo Império Adrestian você verá uma lado da história, com o Reino de Faerghus verá outro lado completamente diferente, e a mesma coisa com o Estado Independente de Leicester. Escolha seu lado na batalha, e depois jogue de novo para ver a outra face da moeda.

Mas a ideia central ainda é a mesma: terá de escolher a qual casa pretende se filiar durante seu tempo de estudo no monastério. Cada uma das três casas oferece companheiros de batalha diferentes (os alunos de cada casa), missões diferentes e uma visão diferente sobre os acontecimentos e seu desenrolar. Portanto, há três histórias diferentes em um só game, e vale sim a pena rejogar o jogo com outra casa para encontrar mais missões e o outro lado da história, assim como foi com Three Houses.

Apresentação de Cinema

A apresentação de Fire Emblem Warriors: Three Hopes é incrível. As belas animações ao estilo anime continuam brilhantes, as cenas de luta são muito legais e o jogo sabe misturar intriga política com amizades entre companheiros e romances como ninguém. A marca registrada de Fire Emblem, os personagens bem desenvolvidos e com ampla interação entre eles, continua firme e forte como nunca.

Assim como no Three Houses, pode esperar por muito, mas muito diálogo. A história do jogo irá avançar por diálogos completamente dublados, tanto pelo protagonista quanto por todo o vasto elenco carismático, assim como em Three Houses. Uma pena que o jogo não está em português, então, se não souber inglês, nem tente jogar, pois irá perder muito conteúdo e encontrar muitas dificuldades.

Durante os diálogos, poderá responder perguntas e tomar decisões que podem agradar ou desagradar alguns personagens. Tentar manter uma boa moral com os seus colegas e professores é vital para estabelecer bons vínculos e aumentar a amizade entre os personagens. Mais uma vez, a relação entre os personagens irá influenciar seu desempenho em batalha, então prepare-se para fazer suas anotações e acompanhar muitos diálogos entre seus personagens prediletos.

O game se divide em capítulos. Para avançar na história de cada capítulo, é preciso avançar e tomar partes do território. Em uma tela de mapa, terá de escolher o próximo campo de batalha. Vencer uma batalha significa conquistar aquele território, e então outros territórios se tornam disponíveis para captura, até ter o domínio completo de toda aquela área. Ao dominar o território, poderá ir para a base central inimiga, onde fica o inimigo principal daquele capítulo. Derrotando-o, irá seguir para o próximo capítulo, onde irá explorar outro território. Não é possível voltar para territórios anteriores, mas pode explorar o quanto quiser e repetir batalhas quantas vezes quiser antes da batalha principal que encerra cada capítulo.

Exagerado Como Todo Musou

O jogador poderá escolher entre três dificuldades: Easy, Normal e Hard. Além disso, poderá escolher entre o modo Casual, no qual os personagens mortos em batalha retornam no final, e Expert, no qual os personagens mortos em batalha não retornam mais.

O combate de Fire Emblem Warriors: Three Hopes é ao melhor estilo Hack and Slash, como há é comum na franquia Warriors. Você pode desferir diferentes combos com golpes fracos e golpes fortes intercalados. Os combos são sempre bem apelativos e cenográficos, com inimigos voando por todos os lados o tempo todo. Como é tradicional em Warriors, os inimigos comuns são numerosos mas fracos, e você conseguirá derrotá-los com uma chuva de golpes espalhafatosos.

Além dos golpes comuns, poderá usar Combat Arts, que são ataques específicos de cada classe, que causam mais dano, porém gastam a durabilidade da arma. Ataques comuns não gastam a durabilidade da arma, só mesmo os Combat Arts. A durabilidade da arma é restaurada sempre que a fase termina, ou quando obtém pedras de amolar no decorrer da fase. E o jogo possui ainda golpes especiais específicos para os personagens principais.

A maioria dos inimigos do jogo são simplesmente enfeites que foram feitos para serem arremessados pelo ar. São infinitos, não perca seu tempo enfrentando-os. O seu foco deve ser sempre os alvos de maior porte: capitães de guarda e chefes de fortaleza. Derrotar capitães de guarda enfraquece a presença inimiga em uma pequena área, e derrotar chefes de fortaleza cria perímetros de segurança em que a vida pode ser curada e os inimigos não aparecerão frequentemente.

Há muitas dessas bases espalhadas pela fase para se tomar, em praticamente cada esquina encontrará uma base ou uma fortaleza. Enquanto se direciona de uma para outra, é melhor ignorar os inimigos comuns para não perder tempo. Eliminar os líderes deles reduz a quantidade de oposição antes de checar aos locais estrategicamente mais protegidos, então vale a pena derrotar os líderes no meio do caminho.

É preciso ainda se atentar à arma usada pelo inimigo. O famoso triângulo continua ativo: lanças vencem espadas, que vem machados, que vencem lanças. Da mesma forma, magia branca vence magia das trevas, que vence magia natural, que vence magia branca. Saber qual arma o inimigo possui é essencial para saber qual personagem é melhor para derrotá-lo.

Planejamento Tático

Inspirado no lado tático clássico de Fire Emblem, esse jogo também possui seus momentos de estratégia. Antes de cada batalha, sempre verá um mapa geral do território com a posição das tropas inimigas e das suas tropas. Você pode definir quais guerreiros irão para a batalha com você, e onde eles irão se posicionar. Além disso, durante a batalha, poderá definir ordens de posicionamento e alvos para cada uma das suas unidades, dividindo-as pelo cenário para poder conquistar objetivos diversos.

Na verdade, ouso dizer que Fire Emblem Warriors: Three Hopes é tão estratégico quanto o Three Houses, mesmo no seu formato musou. É virtualmente impossível tomar todo o cenário sozinho com apenas uma unidade, o jogador é obrigado a definir ordens. Quando for necessário tomar duas bases em lados opostos do mapa, por exemplo, é normal separar sua equipe em dois grupos, cada uma tendo como alvo uma das bases. E conforme mais e mais alvos vão aparecendo e se tornando disponíveis, é aconselhável fragmentar ainda mais sua equipe de modo a conseguir cobrir mais terreno e completar objetivos mais rapidamente, sem tanto vai e vem.

Além das missões principais, que devem ser sempre seu foco, aparecerão diversas missões secundárias, que geralmente são tomar algum forte ou matar algum capitão para obter informações. Essas missões opcionais tomam bastante do seu tempo e sua atenção, pois muitas vezes exigem que mobilize exércitos para o outro lado da base, distante da missão principal. Elas concedem recompensas, é claro, mas cabe ao jogador decidir se vale a pena colocar em risco a missão principal para alcançar um objetivo secundário.

A gestão de equipe é um elemento fundamental dentro da estratégia de Fire Emblem Warriors: Three Hopes. Saber quem posicionar em que parte do território será de importância vital para o sucesso da missão atribuída. Geralmente, será necessário espalhar as unidades pelo campo de batalha, mas uma unidade sozinho pode encontrar dificuldades, então aconselho a dividir suas unidades de duas em duas para suas atribuições.

Recompensa

Os personagens ainda ganham experiência ao final da batalha, e aquele que matou mais inimigos ainda é considerado MVP e ganha experiência extra. Com a experiência, os personagens evoluem e ficam mais fortes. As magias e Combat Arts também evoluem conforme as utiliza em batalha, ficando mais fortes e gastando menos durabilidade das armas. Também ganhará dinheiro e itens ao final da batalha.

Seu desempenho ao final de cada missão é medido e você receberá um Ranking. Os fatores que determinam a nota são o tempo de conclusão da missão, a quantidade de inimigos derrotados e o total de dano recebido. O Ranking é um bom medidor de desempenho, que o incentiva a querer jogar cada vez melhor. Quanto maior o Ranking ao final da missão, maior o bônus de experiência e dinheiro.

O maior empecilho para conseguir o Rank S, na maioria das vezes, será o fator tempo. O tempo para completar a missão com nota máxima geralmente é bem generoso, o que complica são as missões secundárias que podem aparecer. Caso o jogador queira cumprir todas as missões secundárias (o que também rende uma boa recompensa e um bônus de experiência no final), terá de ser bem cauteloso com o tempo.

Após capturar um território, poderá obter recursos e itens de locais próximos, os quais poderão ajudar ainda mais fornecendo materiais que lhe permitirão aperfeiçoar o acampamento, ou novas estratégias e recursos que poderão ser usadas na próxima missão principal. De modo geral, vale muito a pena cumprir todas as missões opcionais antes da missão principal.

Amizades de Acampamento

Assim como no jogo anterior, Three Houses, há muito o que se fazer entre uma batalha e outra. Agora não estaremos mais na academia, porém estaremos sempre em um acampamento com várias áreas de interesse. Nessas áreas, podemos fazer tarefas como treinar, realizar afazeres domésticos, cozinhar para membros da equipe, comprar novos itens, consertar armas e muito mais. Conforme avançamos no jogo, mais tarefas se tornam disponíveis no acampamento.

Temos um limite de quantas tarefas podemos realizar a cada capítulo, e esse limite pode aumentar conforme avançamos no jogo. Cada tarefa serve para um propósito, como aumentar atributos de alguns personagens, ou aumentar a afinidade entre os membros da equipe. Passar um tempo no acampamento conversando com a trupe e estreitando laços é tão divertido e necessário aqui quando em Three Houses.

O jogador mais focado na ação do tipo Warriors não precisa se preocupar muito com isso, esses momentos de interação e fan service são totalmente opcionais. É plenamente possível ignorar as conversinhas entre os integrantes, se você quiser, e se focar na ação do jogo sem perder muita coisa. Mas caso você seja um fã tradicional de Fire Emblem, como eu, saiba que esses momentos de distração entre uma missão e outra estão muito bem feitas e imersivas.

Variedade e Evolução

Como sabe, caso tenha jogado Three Houses, cada casa possui seu elenco específico de guerreiros com características e habilidades diferentes. Você poderá jogar com cada um deles nas missões. Em cada missão, poderá selecionar quatro personagens para ficar no grupo principal, ou seja, que pode ser diretamente controlado pelo jogador, ou no grupo secundário, que não pode ser controlado diretamente mas pode ser controlado pelo computador e direcionado pelo jogador para o local onde quer que ele atue.

Como se não bastasse o amplo plantel de sua casa, no decorrer do jogo irá adquirir novos integrantes para a sua equipe. Além disso, se cumprir alguns objetivos específicos de algumas missões principais, poderá ainda recrutar oponentes para o seu grupo. Chegará um momento em que terá dezenas de possíveis lutadores para utilizar quando bem entender. Além de suas características básicas, cada um possui um dom único, que lhe concede algum tipo de vantagem que os outros não possuem.

Além de evoluir por nível conforme ganham experiência, os personagens podem adquirir aptidão de classe. Quando eles dominam a classe em que estão, podem ser graduados a uma classe mais forte. Um lanceiro pode virar um cavaleiro, um mirmidão pode virar um mercenário, ou um monge pode virar um feiticeiro, por exemplo. Cada nova classe adquirida aumenta os atributos do seu personagem e permite equipar armas e poderes mais poderosos.

Ter uma boa variedade de personagens com classes diferentes pode ajudar muito em algumas missões. Como cada tipo de inimigo é fraco contra algum tipo de arma, então ter um plantel diversificado é importante. Mas não basta ter apenas um de cada tipo. Se a missão que for jogar tiver muitos espadachins, irá querer ter mais de um lanceiro com você, para ter vantagem, por exemplo. Vale a pena treinar uniformemente diversos personagens de estilos semelhantes.

Além disso, a afinidade entre os membros da equipe também pode ser bem útil em batalha. Guerreiros que lutam junto aumentam a afinidade e podem aumentar o poder um dos outros quando estiverem juntos. Você pode dar presentes para aumentar a amizade entre o protagonista e um membro da equipe. Porém, para fortalecer a amizade entre dois membros distintos da equipe, as melhores formas são colocá-los para trabalhar junto em tarefas cotidianas ou chamá-los para um almoço. Quanto alcançar um determinado nível, poderá assistir a uma cena de diálogo entre eles, e aumentar seu nível de amizade de C até A. Quanto maior a amizade entre dois personagens, melhor eles se sairão lutando juntos.

Vale mencionar que também é possível paquerar pares românticos no decorrer da aventura. O game está repleto de belas garotas e belos rapazes que atendem a todo tipo de gostos peculiares. É comum para a comunidade de Fire Emblem ter seu personagem favorito nesse plantel fantástico, e todos eles podem ser convidados para um passeio ou uma seção de fotos. Também poderá adquirir novas roupas para cada personagem e deixá-los com a aparência que desejar. Ou seja: o jogo possui bastante fan service, para que gosta disso, assim como o jogo anterior.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes – Vale a Pena?

Fire Emblem Warriors: Three Hopes pode ter sido interpretado como um spin-off, mas esse tratamento é indevido. Trata-se de um jogo que recebeu toda a atenção digna de um jogo principal. Trata-se de um dos melhores jogos da franquia Fire Emblem, além de ser um dos mais variados jogos do estilo museu existentes no mercado. Recomendo imensamente, tanto aos fãs de um quanto aos fãs de outro: esse é um excelente jogo que merece estar no hall dos melhores do Switch.

Confira também nossos outros reviews.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes

Gráficos - 95%
Jogabilidade - 90%
Diversão - 100%
Som - 95%
Dificuldade - 100%
Fator Replay - 100%

97%

Fire Emblem Warriors: Three Hopes pode ter sido interpretado como um spin-off, mas esse tratamento é indevido. Trata-se de um jogo que recebeu toda a atenção digna de um jogo principal. Trata-se de um dos melhores jogos da franquia Fire Emblem, além de ser um dos mais variados jogos do estilo museu existentes no mercado. Recomendo imensamente, tanto aos fãs de um quanto aos fãs de outro: esse é um excelente jogo que merece estar no hall dos melhores do Switch.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial