Connect with us

Destaque

Disgaea 6 Complete | REVIEW

Published

on

Disgaea 6: Defiance of Destiny é a mais nova versão da aclamava franquia de Tactical-RPG da NIS Software. Disgaea começou em 2003, e conquistou desde então uma legião fiel de fãs, contando ainda com mangá e anime. Em seu sexto jogo principal, o game está mais maluco e estratégico do que nunca, e pretender agradar tanto os fãs antigos quanto ser a porta de entrada para novos fãs da franquia.

  • Jogo: Disgaea 6 Complete
  • Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
  • Publicadora: NIS America
  • Lançamento: 29/06/2021 (Switch) / 28/06/2022 (Demais plataformas)
  • Número de Jogadores: Single-player
  • Gênero: Turn-Based Tactical-RPG
  • Plataformas: PS4, PS5, SW, PC
  • Site Oficial: Aqui

Disgaea 6: Defiance of Destiny já havia sido lançado com exclusividade para o Nintendo Switch em 29 de junho de 2021 aqui no Ocidente. E agora, um ano depois, em 28 de junho de 2022, a versão Complete chega para PS4, PS5 e PC.

De Volta dos Mortos

É natural de todos os seres vivos temer a morte, seu maior fim. Todos temem o dia em que seu coração parará de bater, e seu corpo se tornará putrefato. Mas e se você já estiver morto? E se você não puder morrer?

Esse é Zed, o mais novo protagonista da série Disgaea. Cada jogo da série possui um protagonista diferente, e bem, poucos seres vivos podem dizer que já morreram mais do que ele. Esse jovem zumbi apodrecido já viveu por milhões de anos, e já morreu tantas bilhões de vezes que perdeu a conta.

Zed poderia aproveitar sua imortalidade vivendo uma vida tranquila e pacata, o problema é que existe um ser maldito chamado Deus da Destruição. Essa força, essa entidade maligna, possui como único propósito de existência destruir tudo o que existe. Ele viaja de mundo em mundo e destrói cada local por onde passa. Isso atrapalha um pouco a vida de nosso Zed, que só queria viver seus milhões de anos tranquilos.

Cansado de sempre morrer, retornar, morrer e retornar, Zed resolve colocar um fim nesse ciclo eliminando o Deus da Destruição de uma vez por todas. Para isso, ele irá contar com a ajuda de seu grande parceiro:

Esse é Cerberus, o cachorro zumbi. Ele jura que, antes de morrer e virar zumbi, na verdade ele era um poderoso feiticeiro, um dos mais poderosos que já existiu. Foi ele que criou o sistema de renascimento de Zed que o deixa mais forte a cada vez que ele renasce, e sempre acompanha Zed em suas aventuras.

Um Panteão de Demônios Malucos

Disgaea não seria o mesmo sem o seu elenco maluco, então poderá esperar por uma grande quantidade de personagens, cada um mais maluco do que os outros. E há, como sempre, uma enorme lista de personagens cômicos, incríveis e espalhafatosos que aparecerão na história, seja para ajudar ou para incomodar nosso grande protagonista. A NIS America nunca decepciona no seu elenco e no humor da série, e você irá dar boas risadas com as confusões da turma.

Conforme a história evolui e os personagens, aliados e vilões, são apresentados, podemos encontrar alguns dos mais divertidos e carismáticos de toda a franquia. Tanto aliados quanto vilões, os diálogos entre eles sempre renderá algumas risadas e situações divertidas.

Os gráficos em 3D vieram para ficar, substituindo os sprites 2D que a série vinha adotando. Os novos modelos tridimensionais dos personagens agora realçam como nunca as nuances de cada um e suas principais características, principalmente nas cenas de golpes e nas animações. O game está lindo, as cenas estão divertidas, o framerate se mantém estável e o excelente trabalho de dublagem também ajuda bastante a trazer os hilários personagens à vida em todos os momentos.

Uma pena que o game não está disponível em português, então os brasileiros que não conhecem o idioma não vão entender nada do que está acontecendo. O jogo é extremamente dependente de texto e de explicações sobre as mecânicas, e isso vai atrapalhar bastante aqueles que não dominam o idioma.

Cada um no Seu Quadrado

Como já é tradicional da franquia, Disgaea 6 é um jogo de estratégia por turnos que se passa em chão quadriculado, conhecidos como grids. Primeiro o seu grupo se move e depois os inimigos, e cada um por vez poderá se mover pelo cenário e escolher uma infinidade de ataques ou poderes especiais para utilizar.

Como já é tradicional na série, é possível realizar combos atacando o adversário com múltiplos personagens, e o posicionamento dos personagens pelo cenário também afeta o poder e a eficiência do golpe. A presença de Elemental Grids também é vital para dominar o terreno e reverter o cenário de uma batalha difícil a seu favor.

Diferente de jogos tradicionais de estratégia, em Disgaea tudo é muito exagerado. Os golpes especiais dos personagens beiram ao absurdo, com múltiplas cenas, e são a cereja do bolo dos combates. O jogador é incentivado a sempre usar seus golpes mais poderosos e aniquilar os oponentes, arremessando-os pelo cenário, e saiba que muitos oponentes também usarão da mesma estratégia.

Use e Abuse das Mecânicas

O jogo começa muito simples, mas vai ganhando novas camadas de complexidade conforme avança pelas fases, até que os combates virão uma espécie de quebra-cabeça em que precisa realmente compreender as mecânicas do jogo se quiser vencer alguns chefes. O game não irá poupar esforços para dificultar sua vida, e se o jogador não entender as mecânicas e quiser apenas descer a porrada nos inimigos, certamente morrerá. O game apresenta diversas fases tutoriais para cada novo aspecto do combate, de modo que o jogador sempre poderá aprender as diversas mecânicas.

Se uma determinada estratégia não estiver dando certo em um combate, certamente há algum elemento que precisa melhorar. O game possui diversos personagens diferentes, e muitas táticas diferentes. A quantidade de classes presentes em Disgaea 6 é menor do que em alguns outros jogos anteriores da franquia, mas eles estão mais densos e diferenciados. O jogo incentiva o jogador a sempre mesclar e criar novos combatentes. Encontrará uma boa quantidade de lutadores diferentes, principalmente na quantidade de habilidades e estratégias que podem ser utilizadas. São menos classes, mas com mais variação de habilidades.

A formação também é importante. Existem formações que privilegiam a defesa, outros que tornam o time be mais ofensivo, e assim por diante. Como cada aspecto é tratado independentemente na HUB, fica fácil e didático aprender a aperfeiçoar sua equipe com as novas possibilidades conforme progride. Novos personagens, novas formações e mais conhecimento sobre os inimigos e cenários pode ajuda bem mais do que uma arma mais forte ou uma magia mais poderosa.

Irá obter muitos e muitos itens no decorrer do jogo, e para ajudar a gerenciar isso existe o Item World, onde poderá trocar itens, armas e equipamentos não desejados por pontos, e esses pontos podem ser revertidos em itens, armas e equipamentos ainda melhores, tornando seu time ainda melhor.

O jogador pode ainda aceitar missões secundárias que exigem o uso de determinadas classes de personagens ou que mate determinado inimigo diversas vezes. É a desculpa perfeita para tentar novos métodos, e poderá rejogar as fases anteriores sempre que quiser.

Poder de um Quadrilhão

Quem conhece Disgaea sabe que a franquia sempre foi extremamente exagerada no quão forte seus personagens podem chegar. Enquanto em outros jogos o foco muitas vezes é chegar ao nível 100 e conseguir causar um milhão de dano nos inimigos, em Disgaea você alcança isso nas primeiras horas de gameplay. É possível passar facilmente do nível 1 milhão, e começar a causar bilhões de dano nos inimigos. Espera, eu disse 1 bilhão? Isso é para os fracos… É possível chegar ao nível 99 milhões e causar mais de 1 quadrilhão (mil vezes um trilhão) de dano nos inimigos!

Pois é, a série chegou ao cúmulo do ridículo na força dos seus personagens. Mas não pense que será tão simples assim chegar a patamares tão estratosféricos: os inimigos também evoluem de força constantemente no decorrer da aventura! Os inimigos estarão sempre dispostos a bater na mesma moeda e causar danos similares aos seus personagens se você não se preparar devidamente para o combate!

Após cada fase, a preparação é muito importante antes de se aventurar para a próxima fase. Além de comprar novos equipamentos para seus personagens, quando disponível, também é importante comprar novos poderes para eles, chamados Evilities. Evilities podem ser novos ataques poderosos ou mesmo mais proteção ou imunidade a alguns estados prejudiciais. O game dá uma grande quantidade de opções para customizar sua equipe e prepará-la para o próxima combate.

Sente-se e Assista

O caminho para o poder quadrilhardário (essa palavra existe?) será longo e exaustivo, e seria impensável em vias normais. Pensando nisso, o game foi projetado para facilitar o caminho daqueles que querem porque querem virar os deuses do poder. Uma série de facilidades foi implementada no jogo para facilitar a sua vida!

A principal função para quem quer economizar tempo e esforço é a opção de batalha automática. Com o pressionar de um botão, seus personagens agem sozinho e partem pra cima dos seus oponentes. A princípio, eles agem de maneira aleatória e muitas vezes se colocam em riscos desnecessários ou são pouco eficientes. Porém, conforme avançar no game, poderá customizar o modo como as batalhas automáticas funcionam. Poderá definir padrões de comportamento para cada personagem e escolher exatamente como quer que ele se comporte.

Uma vez que tenha deixado o sistema de batalha automática de acordo com seu gosto pessoal, grindar e acumular experiência passa a ser apenas uma questão de tempo. E pensando nisso, há artifícios acrescentados ao game justamente para economizar o tempo!

É possível customizar a experiência adquirida com os combates, potencializando o ganho de experiência, por exemplo. É possível automatizar batalhas e deixá-las mais rápidas cortando as animações e aumentando drasticamente a velocidade de movimentação, fazendo com que dezenas de batalhas aconteçam automaticamente em poucos segundos.

Além disso, o game possui um sistema de recompensa ao final de cada missão que premia o jogador com itens, armas e bônus de dinheiro e experiência caso ele alcance certos parâmetros de bônus no decorrer da luta, tornando o grind ainda melhor e mais fácil.

Ainda Mais Completo!

Desde o Disgaea 5: Alliance of Vengeance, a NIS America tem optado por relançar os jogos da franquia em uma versão com todas as DLCs e conteúdos extras, com o nome Complete. Depois do Disgaea 5 Complete, ela lançou Disgaea 1 Complete, Disgaea 4 Complete e agora está lançando Disgaea 6 Complete. Mas em quê esse jogo é “mais completo” do que o lançamento de 2021 para Nintendo Switch?

Bem, para começar, na disponibilidade de plataformas. Enquanto Disgaea 6: Defiance of Destiny foi exclusivo de Nintendo Switch aqui no Ocidente por um ano (no Japão ele foi lançado ano passado para PS4 também), vários conteúdos extras foram lançados, como novas missões, novos personagens e cosméticos.

E agora o game chega para PS4 no Ocidente, e também para plataformas inéditas, como PS5 e PC. Fazendo jus ao nome Complete, o game traz todos os pacotes de conteúdo adicional que foram acrescentados ao game no decorrer do último ano, tornando essa versão a maior e mais completa possível, sendo a versão definitiva que você poderá adquirir de Disgaea 6.

Os personagens que vieram por DLC ão excelentes. Alguns são velhos conhecidos de jogos anteriores da franquia, e alguns são novos mesmo, e trazem novas possibilidades de combate e uma necessária renovação caso esteja cansado de jogar sempre com os mesmos personagens. As possibilidades são inúmeras, há muito conteúdo a ser desbloqueado.

Disgaea 6 Complete – Vale a Pena?

Disgaea 6 Complete é versão completa do melhor jogo da longa franquia e um dos melhores jogos de estratégia no mercado atual. Com muito conteúdo e todos os elementos necessários para agradar tanto aos fãs veteranos quanto aos recém-chegados, nunca foi tão divertido jogar Disgaea e causar dano quadrilhardário nos inimigos. Recomendo para todos.

Disgaea 6 Complete foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela NIS America – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Disgaea 6 Complete

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 85%
Diversão - 90%
Som - 90%
Dificuldade - 90%
Fator Replay - 90%

88%

Disgaea 6 Complete é versão completa do melhor jogo da longa franquia e um dos melhores jogos de estratégia no mercado atual. Com muito conteúdo e todos os elementos necessários para agradar tanto aos fãs veteranos quanto aos recém-chegados, nunca foi tão divertido jogar Disgaea e causar dano quadrilhardário nos inimigos. Recomendo para todos.

User Rating: No Ratings Yet !

Amante de RPG desde que me conheço por gente, mas tento jogar de tudo sempre que posso. Videogames são meu hobby e minha maior paixão, e passo todo o tempo tentando demonstrar isso ao mundo e explicar para familiares e amigos que não estou viciado (acho).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaques

Todos os direitos reservados | Games Ever 2018 - 2022