A Sony vai ter de enfrentar um processo judicial milionário na corte do Reino Unido, onde ela é acusada de roubar seus clientes nos últimos seis anos. O processo, foi aberto pela Competition Appeal Tribunal na última sexta-feira, dia 19 de agosto, e inclui jogadores do Reino Unido que compraram jogos digitais ou add-ons na loja da PlayStation desde 2016.
Segundo o processo, os jogadores foram cobrados com valores excessivos totalizando o valor de £5 mil milhões ($5,9 mil milhões) ao longo dos últimos seis anos. O processo estima que existam cerca de 9 milhões de pessoas que compraram jogos ou DLC através da PlayStation Store. Se o processo prosseguir, cada pessoa terá direito a uma indemnização entre £67 e £562, mais juros.
O processo foi iniciado por Alex Neill, ligado a defensoria dos direitos do consumidor do Reino Unido. Alex Neil falou sobre o processo:
“Com esta ação legal, estou a defender os milhões de pessoas do Reino Unido que foram involuntariamente sobrecarregados. Acreditamos que a Sony abusou da sua posição e roubou os seus clientes.
Muitas pessoas vulneráveis confiam nos jogos para comunidade e conexão. As ações da Sony estão a custar milhões a pessoas que não podem pagar, principalmente quando estamos no meio de uma crise de custo de vida e a bolsa do consumidor está a ser espremida como nunca antes.”
A Sony não se pronunciou oficialmente sobre o processo.