Está com alguma dificuldade em Cronos: The New Dawn? Então acompanhe nosso detonado/guia de conquistas completo, exclusivo aqui da Games Ever! Nele traremos todos os detalhes da campanha, incluindo os Diários de Viajante, Gatos, Núcleos e todos os outros, necessários para você conseguir todas as conquistas do jogo!
O detonado/guia de conquistas de Cronos: The New Dawn começou aqui.

Capítulo 13: A Abadia
Partindo exatamente de onde parou no capítulo anterior, siga adiante até a porta principal da Abadia, leia o Arquivo: Entalhe Misterioso preso na porta, ele fala exatamente sobre o que é preciso ser feito. Verifique as estátuas ao lado da porta, você terá de colocar objetos corretos em todas as seis estátuas para a porta abrir. Um objeto já est inserido, os outros cinco você terá de encontrar, o que nos leva a explorar a área.
De costas para a porta, siga para o lado direito, note o portão aberto, entre, mas não suba a escada, siga para a sala lateral para chegar em no ponto de controle dessa área. Recolha os itens regulares, faça o que precisar na loja e salve seu progresso. Ignore as demais portas aqui e repare no painel de energia, use o condutor para levar energia sobre o vão da porta ao lado do painel até o outro lado da porta.


Quando terminar, saia e siga à direita, passe pela porta em forma de arco e colete o item no beco direito, continue pelo corredor aqui, verifique a terceira porta à direita para saber que ela está fechada, leia o Arquivo: Indisposição bem ao lado, a próxima porta é o banheiro, entre e elimine o inimigo para coletar um item, volte e entre na única porta aberta. Entrando pela segunda porta à direita, colete o Arquivo: Assumindo a Liderança no balcão, note o armário na sala ao lado, tire o armário do caminho para encontrar um buraco na parede, passe e destranque a porta para criar um atalho para o corredor.
Note o painel vermelho ao lado da bancada, use o condutor para terminar a conexão com o painel que está na sala do ponto de controle, a mesma que iniciou anteriormente. Isso abrirá ambas as portas, siga pela porta ao lado do painel que acabou de energizar, colete o Núcleo(30/37) e a Chave do Cemitério sobre a bancada. Com a chave, volte até o pátio da abadia e siga para a extremidade esquerda, ao lado da barraca, use a chave para abrir o portão do cemitério.


Imediatamente após entrar, colete o item a direita e siga em frente, quebre as caixas no banco à esquerda e siga até o portão em frente, use o alicate para cortar a corrente e continue em frente. Novamente, imediatamente após passar pelo portão, olhe para o lado direito e passe pelo buraco na parede, acaricie o Gato Freya (10/10) para receber a Chave Enferrujada.


Acariciadora de Gatos
Acaricie todos os gatos.
Volte até a sala principal, recolha os itens sobre os túmulos e verifique o altar para conseguir o Arquivo: Nada a Temer. Saia da capela e volte até o pátio da abadia, siga até o corredor do lado oposto e use a chave que acabou de coletar para abrir a porta do escritório do Padre Wojcieeh, ela é a terceira do lado direito do corredor. Entre e colete a Chave do Campanário e os demais itens. Saia e volte até o ponto de controle, suba a escada e use a chave que acabou de coletar, na torre do sino você encontrará a Lança REV-1411 (7/7), a última armado jogo, volte e salve seu progresso.









O Benefício das Relíquias
Encontre todas as armas.
Volte até a área da capela e dessa vez, siga a passagem esquerda antes dela, continue em frente sem se distrair com as alucinações. Passe pelo portão no final e note os corpos e objetos explosivos, indícios de que um combate acontecerá em breve. Nesse momento, você pode explorar o local com segurança, quebre todas as caixas e tenha alguma munição com você. Quando estiver pronto, localize a anomalia no alto e manipule ela, isso acordará os diversos inimigos na área. Você terá de lutar contra cerca de 10 órfãos em duas ondas, seu maior problema será conter que eles tomem os corpos no local. Não hesite em usar suas piras em conjunto com os objetos explosivos para enfraquecer o maior número de inimigos juntos, em seguida, use a espingarda, quando perceber dois ou três deles juntos. Você pode aproveitar e tentar a conquista abaixo, caso ainda não tenha feito.
| Caso não tenha feito anteriormente e não consiga fazer agora, foque em terminar essas conquistas o mais breve possível. |


Disciplina de Eficiência
Derrote 2 inimigos com um único projétil de Espada.


Fogo. Se espalhando.
Incendeie 5 inimigos com um único disparo do Lança-chamas.


Melhor do Que Um
Derrote 25 inimigos com um tiro na cabeça.
Quando vencer, recolha os itens deixados pelos inimigos, inclusive os que estão em uma capela que se abriu do lado direito, próximo à entrada e siga em frente pela passagem que desbloqueou. Continue em frente e quando encontrar o portão fechado, quebre a caixa, use tambor explosivo para queimar a biomassa e use o condutor para energizar o painel do outro lado da parede. Siga em frente para ter uma alucinação e encontrar uma passagem que leva a uma cripta. Ao lado dela, abra o armário para conseguir um item e desça as escadas em seguida.
Continue descendo e após passar pelo portão de ferro arrombado e colete o Arquivo: O Chamado que está do lado direito, o portão à esquerda leva a um item e ao empurrar o armário, você seguirá pelo caminho principal. Note a sombra de um monstro, não se assuste, ele ainda não irá atacar. Note do lado esquerdo, do lado oposto à algumas caixas, uma porta bloqueada por madeiras, atire nelas para quebrar o bloqueio. Siga em frente, entrando na passagem do lado direito para mais alguns itens, volte ao corredor e siga em frente até encontrar um Wallcorpse protegendo uma porta bloqueada pela biomassa, do lado oposto, uma escada descendo e outro inimigo.





Aproveite e caso ainda não tenha feito, use a Pira para queimar a biomassa e liberar a porta, entrando e recolhendo os itens, abra a porta aqui para recolher mais alguns itens e o Rádio Militar (31/35), saia e siga descendo a escada, passe por baixo do escombro e na próxima sala, suba a marquise à esquerda. Continue pelo túnel e quebre as caixas no final após a alucinação, pegue mais itens no altar e leia o Arquivo: Fogo e Luz, volte e desça a marquise, passe pelo vão entre as barras de ferro. Siga em frente e mova o armário par entrar em uma sala com uma estátua e explosivos, o que indica que em breve, teremos um combate.


A Piromaníaca
Queime Biomassa usando a Pira.
Antes de começar o combate, repare que do lado esquerdo há um conjunto de escadas que levam a uma passarela elevada. Podemos pular disso de volta ao nível do solo. Durante o combate, é uma boa ideia traze-los escada acima, canalizá-los para uma pequena área onde você pode lidar com eles em conjunto, potencializando e economizando munição, no final, basta descer e repetir o processo até vencer todos. Quando estiver pronto, se aproxime da estátua e pegue a Criança (1/3). Quando vencer todos inimigos, recolha os itens e note o portão trancado no andar superior. Use o terminal de energia para criar uma conexão usando o condutor até o terminal superior usando o buraco no teto. Suba e termine a conexão para abrir a porta, entre e você estará em um ponto de controle.




Colete os itens no dispenser, inclusive o Núcleo (31/37) e escute o Diário de Viagem: Sociedade do Fim do Mundo (22/27), bem como a Alavanca. Compre tudo aqui e salve seu progresso ates de sair. Desça as escadas, de frente para a estátua central aqui, encontrará dois portões localizados à esquerda e à direita ao lado da sala. Abra ambos usando a alavanca, o direito oferece alguns itens, enquanto o esquerdo continua em frente, então vamos verificar o portão direito primeiro.
Logo que entrar, cuidado com o Wallcorpse na parede direita, continue em frente com cuidado para não ser pego pelos cistos explosivos, na próxima passagem, existem dois Wallcorpses, um a esquerda e outro a direita. No final da passagem, colete os itens e o Núcleo (32/37), cuidado com o inimigo que sairá da cavidade. Volte e siga pelo portão esquerdo. Siga pelo corredor e quando ver o Wallcorpse no alto à direita, em frente a um cisto, atire nele, pois ele está vivo. Mais adiante, você verá diversos cistos, explodindo um deles, os demais entram em colapso. Alguns inimigos rastejantes devem aparecer, acabe com eles até que deixem de vir. Continue em frente tomando cuidado com mais um Wallcorpse muito bem escondido do lado esquerdo e outro em frente a uma caixa.
Você estará em uma área mais ampla, com um portão que exige a alavanca para ser aberto. Ignore o portão principal por enquanto e entre na sala à sua esquerda. Colete o item e quebre as caixas, note um segundo portão aberto no lado direito. Queime a biomassa e rasteje pela abertura em uma pequena sala lateral com um monte de itens e uma Placa de Energia (32/35). Leia o Arquivo: A Descoberta. Volte ao portão anterior e use a alavanca para abrir, siga pelo corredor subindo a escada e quando encontrar alguns cistos explosivos e uma bifurcação, entre à direita, tomando cuidado com os demais cistos. Você chegará em outra bifurcação, siga à direita para encontrar uma Câmera (33/35) e mais uma caixa com algum item, coletando isso, um conjunto de inimigos aparecerá, elimine todos e volte até a bifurcação próxima.
Siga o caminho, ele chegará no mesmo local caso tivesse seguido a primeira à direita na primeira bifurcação, avance um pouco mais e um outro conjunto de órfãos aparecerá, lide com todos e continue em frente para retirar um armário do caminho. Suba a escada e próximo ao altar, leia o Arquivo: A Revelação, verifique a estátua para conseguir o Tridente (2/3). Note o portão acorrentado ao lado, use o alicate, entre e colete os itens e o Núcleo (33/37), volte para o lado oposto e passe abaixado por baixo do portão. Suba a escada e no final, note o caminho avermelhado à esquerda, siga por ele, suba passando pelo buraco para encontrar um viajante, ao lado dele o Diário de Viagem: Posição Segura (23/27) e um Fusível Elétrico. Suba a escada vertical aqui e colete o item na prateleira, destranque a porta para chegar no ponto de controle dessa área novamente.
Vamos explorar a segunda parte a abadia, como já está no ponto de controle, aproveite para vender e comprar, bem como, usar os núcleos que conseguiu e salvar seu progresso. Siga para a caixa de fusíveis aqui e coloque o fusível que encontrou anteriormente para abrir a porta. No pátio adiante, siga à direita para encontrar uma tenda e dentro dela, dois inimigos, outro virá de fora, lide com todos e dentro da tenda, corte a corrente da porta. Quando terminar o saque, saia e volte de frente para a porta inicial, quebre a caixa no caminho. Siga o caminho oposto de onde acabou de vir para encontrar outra enfermaria improvisada, colete mais alguns itens no beco esquerdo e siga o corredor direito e passe pelo portão no final.
Siga o caminho e colete um item à direita, siga em frente e na bifurcação, siga pelo lado direito novamente para encontrar uma placa gravitacional. Ignore isso por enquanto, caminhe um pouco mais e quando sair do corredor, vire à esquerda, chegando em uma bifurcação, vire à esquerda novamente para chegar em um beco com uma luz vermelha. Colete o item na mesa à direita e na extrema esquerda, abra o armário para conseguir o Núcleo (34/37). Volte até a placa gravitacional e dessa vez, salte seguindo em frente. Após o primeiro salto, olhando de onde veio, repare a outra placa no canto superior esquerdo, salte até lá para encontrar alguns itens.


Volte e siga o caminho oposto, salte pelas placas até entrar nos escombros do edifício da abadia. Logo que aterrissar, note o Wallcorpse atrás dos escombros de madeira e outro do outro lado de um buraco na parede, elimine ambos para evitar problemas no futuro. Siga para a próxima sala e sobre a mesa, leia o Arquivo: O Dever de um Soldado. Passe por baixo da parede e quebre a caixa á direita, siga em frente e quando entrar em uma sala com uma estátua no centro, leia o Arquivo: A Coisa Certa sobre a mesa do lado direito. Passe pela porta aqui e no corredor, olhe para o lado direito para encontrar o Termoventilador (34/35), siga para o lado oposto do corredor. Abaixe-se para passar pelas vigas do outro lado do caminho e derrote o Órfão Mutante que pulará em você. Existem duas salas para explorar aqui.
Explore a sala esquerda para encontrar o Arquivo: Reparação e nos fundos atrás da aberração, o Viajante Morto (4/5) e a Essência: Marzec, Krzysztof (7/8). Caso tenha seguido o guia corretamente, você deve ter em seu Filatério as essências de Marzec, Lidia e Marzec, Marcel, adicionado Marzec, Krzysztof junto as outras duas essências Marzec, você receberá:


União
Reúna as Essências de Lidia, Marcel e Krzysztof.
Siga para a sala oposta e colete os itens, especialmente a Espada (3/3) na estátua, conseguindo finalmente, os três objetos necessários para abir a porta da abadia. Saia pela janela e salte do telhado à direita, você estará no corredor inicial, passe pelo portão que lhe trouxe até aqui para voltar ao ponto de controle da área. Vamos abrir a porta da abadia. Na porta da abadia, remova o escudo e o caldeirão que já estão nas estátuas, você não pode tirar a foice. para resolver o quebra-cabeças, coloque os itens na seguinte ordem partindo da porta para o pátio
- Lado Esquerdo
- Escudo
- Criança
- Caldeirão
- Lado Direito:
- Espada
- Foice
- tridente




Considere voltar ao ponto de controle, você terá uma luta contra o chefe da área, então, considere levar munição, alguma cura e salve seu progresso antes de seguir pela porta que acabou de abrir.
Madre Eliza
Essa luta é diferente das demais, principalmente das últimas duas lutas contra chefes, que mantiveram o mesmo padrão. Madre Eliza está em um altar, lutaremos contra ela à distância, em das etapas bem diferentes.
- Fase 1: Mantenha-se entre as colunas à distância, atire nos nódulos alaranjados até que explodam, você pode usar sua pistola ou a carabina com disparos teleguiados. Fique atento, pois o inimigo começará a regurgitar sobre você, seja rápido para se esconder entre as colunas e voltar a atirar. Enquanto faz isso, tente recolher os itens e reconstruir os tambores explosivos, pois você precisará deles em breve. Destruindo todos os nódulos, ela invocará ajuda.
- Fase 2: Igual a fase anterior, mas dessa vez, você terá de lidar com órfãos feridos, eles começam a vir em grupos de dois, use os tambores explosivos e elimine eles enquanto recolhe os itens e atira nos nódulos, note que eles não deixam de aparecer e servem como fonte de itens para criar ou conseguir munição.
- Fase 3: O inimigo começará a falar com você, se aproxime dele e note as passagens de ambos os lados, com anomalias e caixas. recolha tudo e manipule a anomalia para criar uma plataforma antes que o vomito do inimigoalague o local, corra para a plataforma. Atire nos nódulos novamente enquanto lida com os órfãos e os vermes rastejantes. Destrua os nódulos até que a criatura revele o coração central, atire nele até que exploda e finalize esse confronto.


O Sacrifício da Carne
Derrote Eliza.
Após a cena, faça uma varredura na sala para coletar qualquer coisa que tenha ficado para traz, se aproxime do corpo no altar e assista mais uma cena. Com o corpo do Desbravador, leve-o de volta ao trem, cujo qual, você nem lembrava mais né? Saia correndo em direção a saída da área da abadia, você pode usar os tambores explosivos para lidar com os inimigos que vão aparecer ou apenas correr em frente desviando deles, quando sair da área da abadia, logo uma cena começará.


O Desbravador
Leve o Desbravador até o trem.
Após a cena, você estará no Terminal. Logo que chegar, perceba que o Guardião não está no local, considere salvar seu progresso, pois haverá um combate em breve Siga para a passagem atrás do Terminal, derrote o inimigo e siga em frente, quando a porta adiante abrir, não entre, olhe para o corredor esquerdo e verifique a mesa dentro da sala para encontrar o Diário de Viagem: Um Presente (24/27). Volte no corredor e entre na porta que se abre automaticamente (devido a você estar com o Desbravador) e entre para acionar uma cena. Quando estiver no controle novamente, colete tudo na sala, principalmente a Chave Mestra da Polícia. Volte até o Terminal e assim que sair do túnel, repare na porta da Milicja Obywatelska (Camaradas da Polícia).
Antes de se aproximar da porta, considere plantar uma ou duas piras e queimar todos os corpos espalhados aqui, você pode usar o dispenser na sala de controle para isso, esse é um bom local para conseguir a conquista:


Não Deixe que Eles Se Fundam
Queime 25 Órfãos mortos.
Quando terminar, se aproxime da porta e você será atacado por cerca de 6 órfãos e um Brute. Quando vencer, recolha os itens que esses inimigos deixarem e siga para dentro do local. Comece explorando o escritório à esquerda para encontrar o Diário de Viagem: De Longe (25/27), colete o item na prateleira e saia, passe por baixo do bloqueio à frente. Ignore o buraco na parede do lado esquerdo e no final desse pequeno corredor, use o alicate para arrombar a porta e conseguir diversos itens, dentre eles, o Núcleo (35/37) e a História em Quadrinhos N.10 (10/10).


Alegria Pura
Encontre todas as revistas em quadrinhos.
Após coletar tudo, saia e passe pelo buraco na parede. Atravesse o escritório e tire o armário do caminho, colete o item e desça a escada, verificando o Arquivo: resultado sobre a mesa direita. Atravesse o corredor de celas e use a chave que coletou anteriormente para entrar no escritório. Colete os itens e use a alavanca no terminal para abrir as celas fechadas. Saia entrando no corredor à direita e no final dele, na cela direita para encontrar o Viajante Morto (5-5) e consequentemente a Essência: Unidade #ND-9937 (8/8)


A Preservadora
Transfira as Essências de todos os Viajantes mortos.
| Como você já está com as três essências Marzec no seu Filactério e já conseguiu a conquista relacionada a isso, seinta-se a voltade para tirar qualquer uma essência Marzec em troca da Unidade #ND-9937. |
Saia e verifique as celas abertas para conseguir alguns itens, volte e ente na cela com o túnel e siga em frente. Siga este túnel até o final para encontrar um portão com luzes verdes. Conforme você se aproxima disso, ele será bloqueado. Volte na direção de onde viemos até encontrar o chefe local.
Terror Duplo
Teremos de enfrentar dois inimigos em um cenário bem conhecido. Fique circulando pelo corredor usando os tambores explosivos para enfraquecer os inimigos, atirando em seus nódulos em seguida, até que explodam. Eles devem ficar aparecendo e se escondendo de você, além de usar tentáculos para tentar retardar você. Continue mantendo a estratégia, se ficar sem munição, quebre as caixas para achar munição o itens para fabricar. Quando vencer, a porta se abrirá novamente.
Após a porta se abrir, escute o Diário de Viagem: Tentativa Após Tentativa (26/27), você terá de usar o condutor para levar energia do terminal até o painel do outro lado da sala. Como a sala está cheia de aberrações, use a paredes, colunas chão e teto para conseguir chegar com a energia do lado oposto, confira abaixo.






Passando pela porta que se abriu após energizar o painel, você estará na sala onde deixou o Desbravador, verifique a porta nessa sala para iniciar uma cena. Quando estiver no controle, você estará em uma nova área, sendo essa, a parte final do jogo.








