Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasReview

Cilla | REVIEW

Um soldado implacável em uma guerra qualquer que pode definir a humanidade

Continua após a publicidade..

Rolagem lateral, pixel art e muitos tiros, esse são os ingredientes que fazem do Shmup Cilla um jogo que agradará os fãs do gênero. O jogo da desenvolvedora Stamina Zero, apresenta uma história cativante, misturando o tema alienígena com forte apelo militar, tudo envolvido em uma jogabilidade dinâmica em 2D. Confiramos os principais detalhes do jogo abaixo:

  • Jogo: Cilla
  • Desenvolvedora: Stamina Zero
  • Publicadora: Stamina Zero
  • Lançamento: 2 de agosto de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Shoot’em Up
  • Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, Switch
  • Site Oficial: Stamina Zero

Em uma guerra como no mundo real

Cilla se passa durante uma avassaladora guerra, que como todos podem notar, poderia estar acontecendo no mundo real nesse exato momento. Cilla é uma entidade misteriosa lançada no coração da guerra. Ela é o Soldado* Perfeito. Desprovido de dor, medo e remorso, características que ficam bem evidenciadas conforme vamos nos familiarizando com o jogo.

Continua após a publicidade..

Sua jornada se entrelaça com o duro presente e o que parece ser um futuro inevitável, à medida que perdas intermináveis ​​e ameaças extraterrestres a perseguem a cada passo. Mas o que acontecerá quando Cilla enfrentar sua provação mais desafiadora – uma escolha que mudará tudo?

Como você pode notar pela história, o futuro de muitas coisas e pessoas estão em nossas mãos, ainda que não tenhamos a ideia exata do que está acontecendo. Para auxiliar a nos adaptarmos a essa nova realidade, o jogo oferece um breve tutorial, mas se você está minimamente familiarizado com jogos do gênero, não terá nenhuma necessidade de usar esse tutorial.

O jogo tem controles bem simples e poucas features com as quais contaremos durante nossa jornada. Cilla é um jogo muito próximo dos arcades dos anos 90, deixando o foco na diversão mais simples, evitando comandos complexos ou uma habilidade mais refinada do jogador para criar estratégias. Tudo se resume a destruir ou desviar de inimigos, atirando, recolhendo e usando power ups que recolhemos a cada inimigos destruído.

Falando sobre as melhorias que recebemos durante as fases, esses power-ups não são acumuláveis, e, além disso, tem um prazo determinado de duração, o que nos obriga a usar esses itens mesmo que não seja importante naquela ocasião. A verdade é que isso faz com que os itens não sejam de suma importância para continuarmos no jogo.

A verdade é que boa parte do nosso progresso não está relacionado a destruir os inimigos, mas também desviar desses inimigo, pois nossos projéteis em poucos momentos conseguem cobrir boa parte da tela. Felizmente, Cilla tem uma ótima jogabilidade, o que nos deixa livres para circular por toda a tela de maneira livre e muito agradável. Se o jogo fosse um pouco mais abrangente com os power-ups, a diversão seria ainda maior.

Gráficos e Sons

Graficamente falando, o jogo agrada com gráficos suaves e com profundidades muito bem aplicadas. As cores foram muito bem escolhidas e não atrapalham a dinâmica do jogo, ainda que nossa aeronave seja muito pequena, o que dificulta algumas manobras em momentos onde temos muitos elementos na tela.

Segundo a desenvolvedora, os gráficos foram todos desenhados a mão, o que torna o trabalho ainda mais admirável. Durante o jogo, passaremos por diversas locações, viajando entre locações áridas, florestas e metrópoles. Todas essas paisagens são detalhadas, umas mais que outras.

Infelizmente, os inimigos são muito repetitivos, o que é um problema, pois enquanto o jogo oferece uma boa variedade gráfica, tropeça na variedade de inimigos. Os chefes que deveriam ser o ponto mais forte do jogo, por algum motivo, foram construídos de maneira estranha, e não são como acontece na maioria dos jogos. Esses pequenos problemas não afetam na diversão, pois como o jogo é balanceado, tudo acaba se ajustando de maneira suave.

Sonoramente o jogo segura a onda, com músicas que transitam entre sonoridades que passam as sensações de mistério, adrenalina e tensão. Os efeitos sonoros não se sobressaem tanto, é apenas são satisfatórios. Vale ressaltar que o game está legendado para PT-BR, ainda que com alguns pequenos erros de texto. Ainda sim, ter o game localizado é um fator a se ressaltar.

Jogando em equipe

Ainda que Cilla seja um jogo single player, teremos alguma ajuda durante as fases. Em determinados momentos, nosso esquadrão entrará em combate para nos ajudar. A ideia de passar a sensação de que estamos em um multiplayer não funciona muito bem, isso porque nosso esquadrão pouco ajuda. A IA dos aliados não é boa, e a sensação que temos é que eles estão atirando aleatoriamente.

Outro fato curioso é que esses inimigos são sempre abatidos, mas inusitadamente, eles voltam a nos auxiliar nas fases seguintes, deixando a impressão que apesar das naves serem abatidas, eles não falecem. Em alguns momentos esses aliados acabam atrapalhando, pois as naves são muito parecidas e acabam confundindo o jogador, conforme inimigos, aliados e disparos enchem a tela.

Antes e durante as fases temos diversos diálogos. Sejam eles com nosso centro de controle ou com aliados, você estará sempre conversando com alguém, o que não é comum nesse tipo de jogo. Esses diálogos, ainda que bastante engessados, fazem com que não percamos o contexto da narrativa do jogo. Entretanto, quando eles surgem no meio de uma fase, acaba quebrando o ritmo do jogo, nos fazendo até mesmo pensar que a fase acabou, isso realmente me incomodou.

Cilla — Vale a Pena?

Com uma proposta de divertir, de maneira suave e descompensada, Cilla é um game que deve agradar tanto que curte games do gênero Shoot’em Up, bem como quer apenas passar algumas horas se divertindo. A pegada arcade com uma proposta menos difícil, é exatamente o que atrairá os jogadores casuais.

Cilla foi avaliado mediante uma cópia gentilmente cedida pela Stamina Zero — Agradecemos a cordialidade!


(*) Ainda que na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala existam, as Forças Armadas resolveram não as adotar, preferindo empregar o nome do posto, tanto para os homens como para as mulheres. A única diferenciação está na letra ”A” para definir o gênero.

Cilla | Review

Gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7
Som - 7
Dificuldade - 7
Fator Replay - 7.5

7.3

Bom

Cilla é um game divertido e com uma jogabilidade bastante agradável. Se você procura um Shoot'em Up com desafio moderado e foco na história, vale a pena conferir o jogo da Stamina Zero.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo