Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Busway Islands | REVIEW

Continua após a publicidade..

A Rising Moon Games desenvolveu em abril de 2023, para Steam, um cativante jogo de quebra-cabeça. Agora a QUByte Interactive traz esse jogo aos consoles da nova geração, para os fãs de quebra-cabeças.

  • Jogo: Busway Islands
  • Desenvolvedora: Rising Moon Games
  • Publicadora: QUByte Interactive
  • Lançamento: 11 de julho de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Quebra-cabeça
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox S/X, Switch e PC
  • Site Oficial: Aqui

Organizando a Cidade

Busway Islands é um jogo simples de quebra-cabeças. Muito semelhante aos jogos de queba-cabeça disponíveis para celular, a ideia aqui é montar um quebra-cabeça, de modo a estruturar um percurso. Cada ilha funciona como uma fase, no qual temos de traçar um percurso que permita ao ônibus passar por todos os pontos para recolher os passageiros e então chegar ao ponto final.

Continua após a publicidade..

Para isso, terá de mover uma espécie de mouse, um cursor na tela, para selecionar os fragmentos do cenário em forma de grid. Todos os elementos estão presentes na tela, mas totalmente embaralhados. É preciso pegar os elementos, girá-los e colocá-los no local correto, formando o trajeto necessário.

Dificuldade Crescente

A ideia é simples, mas se torna cada vez mais complexa, conforme novos elementos começam a surgir. Começará a ter de traçar o percurso de diversos ônibus ao mesmo tempo, de modo que cada um cumpra seu trajeto com perfeição. Terá de posicionar semáforos em pontos estratégicos para que eles não se choquem entre si. Futuramente, terá também de se posicionar trilhos de trem para formar o trajeto de um trem até a estação final, passando por todas as estações pelo caminho, ao mesmo tempo em que tem de formar o trajeto dos ônibus também. Outro fator de dificuldade é a elevação do percurso. Em fases com níveis de altitude diferentes, será preciso construir elevações para poder formar túneis e interconectar trajetos.

São várias coisas para se atentar, e é normal se sentir um pouco mais perdido no início, mas quando se “entende” o jogo, fica bem mais fácil prosseguir. Conforme avança, a quantidade de informação se torna consideravelmente grande, e o jogo carece de recursos que auxiliem os novatos. É bem fácil errar por besteira, por realmente não perceber que o ônibus se chocaria com o trem naquela curva, por exemplo, ou que a peça estava na posição certa, porém girado na direção errada.

Busway Islands não é muito difícil, mas a dificuldade é crescente e algumas fases finais podem exigir um bom planejamento. Enquanto o jogador se concentra em resolver o quebra-cabeça, uma música relaxante toca e deixa o clima bem mais propício para se pensar. Busway Islands é bem relaxante, sem pressão de tempo ou limite de vidas, basta olhar calmamente para o mapa e identificar o problema a ser solucionado. É possível olhar o mapa de diversos ângulos, sem pressa, e pensar no que fazer.

Relaxante e Viciante

Busway Island possui um total de 35 fases, com 5 cenários diferentes, que representam diferentes localidades e estações do ano. São cenários simples, mas coloridos e estéticos. O jogo está disponível em 9 idiomas, incluindo o nosso português brasileiro, se bem que há muito pouca presença de texto no jogo. Mesmo assim, é sempre legal poder ler os textos em nosso idioma.

Como pontos negativos, é possível perceber picos confusos de dificuldade. Eu, pessoalmente, achei algumas fases do meio do jogo bem mais complexas do que as fases finais do jogo, por exemplo. Às vezes eu ficava um pouco empacado em uma fase apenas para avançar as próximas três sem qualquer dificuldade, por serem bem mais simples. Isso acontece bastante com jogos de quebra-cabeça, e quebram um pouco o ritmo.

Outro ponto negativo é que o jogo não é nem um pouco amigável com novatos do gênero. Seu tutorial é simplista demais e deixa de explicar elementos e mecânicas importantes do jogo, deixando tudo a cargo do jogador descobrir por conta própria. Não é difícil entender o que é preciso fazer, mas se o tutorial do jogo fosse mais completo, seria mais fácil indicar o jogo para jogadores sem muita paciência. Novatos terão um trabalhinho a mais para entender alguns conceitos, como o da elevação de cenário e como funcionam as interseções direcionadas.

Busway Islands – Vale a Pena?

Busway Islands é um jogo de quebra-cabeças simples e relaxante. Quem quiser experimentar um jogo para se concentrar em organizar um grid todo bagunçado, enquanto ouve uma música tranquila sem pressão, esse é o jogo certo. O jogador irá se divertir bastante enquanto monta cada quebra-cabeça, ao longo das cerca de quatro horas de conteúdo disponível.

Busway Islands foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela QUByte Interactive – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Busway Islands

Gráficos - 8
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9.5
Som - 8.5
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 8.5

8.6

Busway Islands é um jogo de quebra-cabeças simples e relaxante. Quem quiser experimentar um jogo para se concentrar em organizar um grid todo bagunçado, enquanto ouve uma música tranquila sem pressão, esse é o jogo certo. O jogador irá se divertir bastante enquanto monta cada quebra-cabeça, ao longo das cerca de quatro horas de conteúdo disponível.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo