Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewXbox

ANÁLISE | Tormented Souls

A demo do jogo Tormented Souls chegou para PlayStation 4 e PlayStation 5. O game do estúdio PQube, desenvolvido pela Dual Effect junto à Abstract Digital foi muito bem recebido pelos jogadores. Vamos aqui dar uma avaliada nessa demo, e tentar vislumbrar o que podemos esperer de Tormented Souls.

Tormented Souls

  • Jogo: Tormented Souls
  • Desenvolvedora: Dual Effect, Abstract Digital
  • Publisher: PQube
  • Lançamento: 08/08/2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Terror
  • Plataformas: PlayStation 4 / Playstation 5 / Xbox Series X / Nintendo Switch / Microsoft Windows

Uma historia de terror

Tormented Souls é um game tipicamente de terror e suspense, e como esse é um gênero que já vem sendo explorado de todas as maneiras possíveis, um enredo que surpreenda não é algo fácil, portanto não espere uma historia surpreendente, por exemplo.

Tem algo cruel à espreita em Winterlake. Enquanto investiga o desaparecimento das gêmeas em Winterlake, algo terrível aconteceu com Caroline Walker. Na solidão da noite, nua em uma banheira e conectada a um equipamento médico antigo, Caroline tem que lutar pela vida conforme explora os cômodos de uma mansão abandonada.

Tormented Souls – Jogo Lembra os clássicos games de terror

Inspirado nos melhores games do gênero

Inspirado por jogos como Resident Evil (Psone), Silent Hill (Psone), e principalmente Alone in the Dark (PS3), Tormente Souls é um game cheio de terror focando na sobrevivência. O jogo tenta trazer tudo que fez dos games citados um sucesso, mas com uma roupagem bem mais moderna. Usando de um plano fixo o game oferece um esquema de controle modernizado, além de uma câmera mais dinâmica.

O jogo não se importa em praticamente copiar muitas das formulas dos games de terror que fizeram sucesso a cerca de 30, 20 anos atrás. Em alguns momentos parece que estamos realmente jogando um Resident Evil ou um Alone in the Dark. De certo modo isso não é ruim, mas confesso que em alguns momentos, o esquema datado dos controles e câmeras do jogo, acabam por atrapalhar.

Se você gosta de um bom jogo de terror, e não se importa em viver uma experiência datada, você com certeza vai gostar do game, mas como dissemos anteriormente, Tormented Souls é um game tipicamente influenciado nos jogos da década de 90.

Ademais, confira abaixo nossa gameplay completa da demo disponível para PlayStation 5 na PlayStation Store:

Gameplay e Jogabilidade

Apesar da demo de Tormented Souls trazer um bom jogo a primeira vista, a jogabilidade datada do game pode ser um problema. Com câmeras fixas, iguais as dos jogos antigos da série Residente Evil por exemplo, o game as vezes fica um pouco confuso. Em alguns momentos acabamos por ficar perdidos dentro de algum local, simplesmente por que a câmera não ajuda.

Ao combater um inimigo por exemplo, em alguns momentos não conseguimos visualizar aonde estamos atirando pelo fato de a câmera não propiciar a visão. O fato de não poder mexer a câmera para ter uma visão exata do que esta acontecendo, pode acabar sendo um pouco frustrante para jogadores acostumados a uma visão mais ampla.

Outra fator que nos remete a games mais antigos são os diálogos. Caso nada mude, você tem de ficar confirmando os diálogos para que eles avancem. Se durante uma conversa, você não confirmar, a mensagem fica estática na tela e não avança. Isso era algo bem típico nos primeiros games do gênero, isso não jega a ser um defeito, mas o dialogo automático ajudaria muito na fluidez do jogo.

Vamos torcer para que seja colocada uma opção para diálogos automáticos.

Tormented Souls – Jogo tem menus pouco intuitivos

Por fim o menu do jogo. E esse também não trás nada de modernidade. O menu do jogo não ajuda e é praticamente todo manual, nada acontece de maneira natural, tudo deve ser escolhido e colocado exatamente no local aonde deve ser usado.

Nossa protagonista não consegue carregar dois tens amo mesmo tempo. Se você estiver usando a arma do jogo, você não consegue usar o isqueiro. Resta se em algum momento do jogo isso pode mudar. com algum upgrade ou algo do tipo.

Ao abrir uma porta por exemplo, você deve selecionar o item a ser usado, levar ele até a fechadura da porta para que ela seja aberta. Não adianta apenas chegar até a porta, e ao perceber que ela esta aberta, selecionar a chave no menu, você tem de “levar” a chave até a fechadura. Quer algo mais Resident Evil que isso?

Gráficos e sons

Graficamente falando, a demo de Tormented Souls não trás nada de espetacular. O game como todos os jogos do gênero abusa do escuro e das sombras. Vale ressaltar que nossa protagonista não opode ficar muito tempo no escuro, portanto esse advento não esta lá por acaso.

Ademais, o game tanta surpreender com alguns jogos de luzes, principalmente com velas e algumas lâmpadas, mas nada que surpreenda. Os ambientes são bem construídos e com uma ótima riqueza de detalhes, infelizmente a câmera não ajuda lhe ajuda a ter uma melhor exploração do cenário.

Não temos qualquer indicador na tela, ao menos não na demo. Você não tem medidor de saúde, arma ou munição. Tudo deve ser acompanhado no menu do jogo. Com isso, a cada dano sofrido você deve entrar no menu para acompanhar o nível da sua saúde.

Tormented Souls Demo – Resident Evil, é você?

Sonoramente falando o jogo não fica devendo nada aos jogos do gênero mais atuais. o sons do jogo são tipicamente tradicionais e tentam passar um clima de tensão, por exemplo.

Nos momentos mais cruciais, os sons mudam e tentam passar um nervosismo. As vezes até funciona, mas nem tanto por causa do que esta acontecendo, mas sim pelo fato de as vezes mal sabermos o que esta acontecendo, já que a câmera esconde os inimigos.

Resumo

Ademais, Tormented Souls tem tudo para ser um bom jogo, mas não espere por algo mirabolante, ou uma superprodução. O jogo promete propiciar aos fãs do gênero de terror uma experiência típica do gênero. Tormented Souls não inova em nada e trás os mesmo pontos positivos e negativos dos melhores games de terrORO.

particularmente gostei do jogo, e com um polimento que deve acontecer na versão final do jogo, ele com certeza vai ficar bem melhor, e vai agradar os fãs de games de terror e suspense. No geral, por ser uma demo gratuita, não tem por que você não dar uma chance para o jogo.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial