Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasReview

Viscera | REVIEW

Lute através da lama e do sangue contra uma ameaça mutante e veja até onde você pode resistir!

Cada vez mais a narrativa é mais importante nos jogos, e não só contando uma história com texto, mas sim com imagens cada vez mais realistas e convincentes. Víscera é um jogo que aposta no inverso, colocando o jogador diretamente na ação em meio ao caos e um ataque alienígena devastador e apostando em uma jogabilidade isométrica e cheia de ação no melhor estilo arcade.

  • Jogo: Viscera
  • Desenvolvedora: Animation Logic Ltd
  • Publicadora: Animation Logic Ltd
  • Lançamento: 12 de novembro de 2024
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Shooter / Adventure
  • Plataformas: PC, Steam Deck
  • Site Oficial: Steam

Sobrevivendo a qualquer custo

Como disse anteriormente, Viscera é um game direto, não espere por uma grande história ou personagens com características complexas. Longe disso, estamos em uma terra destruída por uma invasão alienígena mutante. Nosso objetivo é apenas sobreviver às ondas de ataques enquanto atiramos e corremos entre o que sobrou do planeta. A premissa é bem simples, evidenciando a pegada árcade mais tradicional do jogo.

Inicialmente, podemos escolher uma fase de 4 disponíveis. Os comandos são bem simples e intuitivos, e a visão isométrica facilita muito as coisas. Nosso objetivo é descarregar nossa arma nas criaturas mutantes enquanto acumulamos pontos e subimos de nível. Cada vez que subimos de nível, podemos escolher uma melhoria, visando alcançar pontos. Essa pontuação melhora nossa posição no ranking do jogo, melhorando nossa posição na classificação geral do jogo, mais árcade que isso impossível.

Enquanto vamos destruindo os inimigos, subimos de nível, e isso faz com que fiquem mais fortes. Conforme esse ciclo se repete, nosso objetivo é ficar vivo o quanto pudermos. Nossa maior ajuda está nas melhorias que recebemos sempre que subimos de Level. Essas melhorias são diversas, incluído uma melhor cadência de disparos, mais velocidade de locomoção ou mais pontos de vida, por exemplo. O jogo tem uma pegada tão frenética que em vários momentos, apenas escolhi uma melhoria sem sequer ver do que se tratava apenas para voltar ao jogo.

Uma das coisas legais dessas melhorias, é o fato de podermos arriscar para ter uma melhor condição de pontuar. As melhorias não podem ser repetidas, então escolha com prudência, pois caso você se mantenha vivo por tempo suficiente, terá de fazer uma escolha dessas, como, por exemplo, dobrar seus ganhos na partida ou morrer.

O poder da destruição e da carnificina

Nosso objetivo no jogo é eliminar o maior número de inimigos e consequentemente, cumprir com o objetivo que nos leva a próxima fase. No momento em que escrevo essa review, Viscera tem 4 níveis disponíveis, sendo que só o primeiro está disponível desde o início. Os outros níveis são desbloqueados conforme conseguimos determinada medalha, esse é um processo meio confuso, pois não fica claro o que devemos fazer de fato para conseguir tal medalha, um check-list com algumas exigências seria mais divertido.

Os locais onde as batalhas acontecem são cheios de escombros e começam como se estivessem abandonados. Ademais, os inimigos surgem gradualmente, e conforme vamos eliminado esses inimigos, vamos conseguindo novas armas e itens. Teremos 50 armas a nossa disposição, ainda que pareça muito, poucas são realmente efetivas. Podemos carregar duas delas ao mesmo tempo, o que deixa o game com uma pegada estratégica. Além disso, podemos usar mais elementos durante as batalhas, esses, espalhados pelo cenário. Quando a batalha termina, o que resta no cenário são vísceras e pedaços de monstros para todos os lados.

Durante as batalhas, conforme mais e mais inimigos surgem sendo atraídos para nos matar, as coisas podem ficar confusas. Foram várias às vezes que eu apenas fiquei perdido por ter meu personagem misturado aos inimigos, a falta de uma identidade visual mais elaborada no campo de batalha, acaba atrapalhando. Nossa maior referência, é a origem dos disparos, e conforme mais inimigos surgem, as coisas só pioram. A leitura do nosso HP também pode ser confusa, pois se mistura ao cenário pode passar desapercebida, principalmente em telas menores.

Como um jogo que coloca muitos elementos na tela, ainda que comece rodando a 60FPS de maneira bem fluida, conforme mais inimigos surgem, bem como itens e gráficos mais detalhados, a taxa de quadros cai, e cai muito. Imediatamente a queda de quadros, o jogo fica lento e isso prejudica muito a gameplay. Note que estamos avaliando uma versão Beta, consequentemente, a Dev deve estar se atentando nisso até a versão final ser lançada.

Testamos o jogo no Steam Deck, caso você esteja pensado em jogar no PC de mão da Valve. O jogo se comportou muito bem, com os controles perfeitamente adaptáveis, bem como a mesma qualidade gráfica vista no PC. O detalhe fica por conta da tela menor, pois como temos muitos elementos na tela, pode ser ainda mais confuso se localizar no portátil, como já dissemos anteriormente.

Viscera — Vale a Pena?

Com uma pegada extremamente árcade, Viscera é um game divertido, principalmente por ser direto e sem frescuras, é rodar o jogo, entrar e jogar, testando suas habilidades e vendo por quanto tempo você consegue resistir sem ser abatido. Ainda que haja espaço para alguma estratégia, ela fica em segundo plano quando tudo que recebemos do jogo é criado randomicamente, por mais que você goste de uma arma e possa carregar duas delas, conforme as coisas vão acontecendo no jogo, você terá de se adaptar a outras situações.

O ponto negativo fica por conta dos gráficos em relação ao nosso protagonista, a desenvolvedora deveria ter pensado em uma solução para que conforme mais inimigos vão aparecendo, nosso personagem não ficasse perdido no meio da confusão. Não foram poucas às vezes que pereci apenas por não estar vendo meu personagem com clareza. Isso fica mais evidente se você está jogando no Steam Deck ou em um monitor menor.

Ainda que não atrapalhe na diversão, a adição de um modo mais estratégico poderia dar maior longevidade a cada partida, mas conforma vamos jogando, percebemos que essa não é a intenção do jogo. Viscera é um game divertido, onde tudo que devemos fazer é atirar em tudo enquanto nos defendemos de todos, e diversão descompromissada, simples e direta é sempre bom.

Viscera foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita fornecida pela Keymaler.

Viscera | REVIEW

Gráficos - 6
Jogabilidade - 6
Diversão - 6.5
Som - 6.5
Dificuldade - 6
Fator Replay - 7

6.3

Bom

Com uma proposta direta e divertida, Viscera é um game que não tenta enganar o jogador, não existem diálogos ou momentos de interação com outros personagens, é apenas atirar e matar enquanto recolhe seus upgrades. Os gráficos podem ser um pouco confusos e a jogabilidade repetitiva, mesmo assim, dilacerar inimigos e ver as vísceras no chão é divertido.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo