Dead Space sempre fpuma aposta da EA para faturar rios de dinheiro. Os dois primeiros jogos foram um sucesso, criando ainda mais expectativas referente ao terceiro jogo. Entretanto, a aposta em um jogo cooperativo não agradou os fãs, e segundo revelado, essa foi uma aposta pessoal da EA.
Chuck Beaver, produtor da Visceral Games, recentemente participou de uma entrevista com o canal CaptainBribo onde comentou a respeito dessa mudança drástica que o estúdio fez na época. Essas mudanças visavam atingir um público maior.
Segundo revelado, a EA acreditava que o jogo estaria limitado a vender para “cerca de 2 milhões de pessoas”, algo que a EA almejava aumentar. Com isso, foi implementado maior foco na ação e a introdução de um modo cooperativo. No entanto, o produtor afirma que com isso o jogo perdeu o que os fãs mais gostavam no jogo, o terror e suspense.
Ademais a Visceral estivesse com os riscos calculados, os funcionários ainda assim estavam magoados, já que o estúdio não recebeu “permissão para fazer um jogo de terror desde o início”. De acordo com Beaver, o diretor criativo Ben Wanat não sabia bem que tipo de jogo fazer na época, o resultado já conhecemos.
Fonte: Game Developer