Desde que a Microsoft começou a adquirir grandes estúdios e desenvolvedoras de games, um assunto que nunca foi pautado antes (mesmo quando a Sony adquiria seus estúdios menores) finalmente veio a tona: estamos próximos de um monopólio no mercado de games?
Mesmo que isso pareça um devaneio para muitos, ao menos para quem entende um pouco sobre games, o assunto está em ampla discussão afora. Enquanto os órgãos reguladores de países como o Brasil examinam o acordo da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, a Sony está tentando argumentar que esse acordo seria anticompetitivo e poderia “influenciar os usuários na hora da escolha da compra de um console”. Isso nunca havia sido questionado pela Microsoft quando era a Sony quem comprava estúdios.
Em resposta, a Microsoft discorda veementemente (que surpresa), e foi ainda mais longe ao acusar a Sony de pagar prêmios aos desenvolvedores para que eles não coloquem seus novos jogos no Xbox Game Pass:
De fato, a capacidade da Microsoft de continuar expandindo o Game Pass foi obstruída pelo desejo da Sony de inibir tal crescimento.
A Sony paga por ‘direitos de bloqueio’ para impedir que os desenvolvedores adicionem conteúdo ao Game Pass e outros serviços de assinatura concorrentes.”
Em outros lugares, a Microsoft também apontou a dependência da Sony na exclusividade dos jogos:
“Considerando que as estratégias de exclusividade estão no centro da estratégia da Sony para fortalecer sua presença na indústria de jogos, e que a Sony é líder na distribuição de jogos digitais, a preocupação da Sony com a possível exclusividade do conteúdo da Activision é incoerente, para dizer o mínimo. .”
A ideia de que a Sony pagaria aos desenvolvedores um prêmio por exclusividade, ou mesmo apenas por mais controle sobre o conteúdo, não é nova. Isso é algo que conhecemos desde os documentos judiciais divulgados entre Epic vs. Apple. Vale ressaltar também que essa prática da Sony também já foi evidenciada na indústria do cinema.
Por fim, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft deve ser fechada, mesmo com críticas e trocas de acusações. Com certeza isso vai afetar diretamente todas as fabricantes e desenvolvedora de jogos, e isso engloba, mais do que qualquer outra, a Sony.