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Whisper Mountain Outbreak | REVIEW

Uma dose necessária de diversão, tensão e coadjuvação inspirada em Resident Evil

Misturando ação, terror, sobrevivência e um modo cooperativo divertido, Whisper Mountain Outbreak está em acesso antecipado na Steam e promete agradar os fãs do gênero survivor horror que pretendem ir além dos jogos mais conhecidos, como Resident Evil, Silent Hill e outros. Confira abaixo nossas impressões do jogo desenvolvido pela Toge Productions e conheça mais dessa aventura aterrorizante e violenta.

Uma neblina amaldiçoada e uma sigla

Usando uma ambientação que coloca o jogador sobre tensão há todo momento nos mais variados locais, Whisper Mountain Outbreak, usa uma narrativa pouco criativa, mas que funciona bem com a estética e mecânicas do jogo. O estilo píxel-art também ajuda a manter o clima de tensão. A narrativa se passa em 1998, quando durante uma operação de mineração no Monte Bisik, inadvertidamente desencadeou um horror antigo quando perturbou uma ruína enterrada nas profundezas da montanha.

As pessoas começaram a ouvir sussurros e ver monstros quando uma névoa misteriosa apareceu de repente e cobriu a área ao redor da montanha. Agora, você e seus amigos estão presos no amaldiçoado Monte Bisik. Você assume o papel de um agente do Bureau de Pesquisa e Investigação Metafísica (B.R.I.M.), enviado à área para investigar essa estranha infestação. Jogando sozinho ou em modo cooperativo PvE com seus aliados, sua missão é sobreviver à neblina amaldiçoada, enquanto enfrenta as ondas de monstros e criaturas das trevas, tentando desvendar os segredos ocultos no Monte Bisik e escapar dessa aterrorizante maldição.

Vale ressaltar que a própria equipe de desenvolvimento, incluindo o fundador e CEO, Kris Antoni, se declaram fãs de jogos do gênero survival horror, especialmente clássicos como Resident Evil e Silent Hill. Segundo eles, essas inspirações foram a base para o desenvolvimento de Whisper Mountain Outbreak.

Os pixels a favor do terror

Na maioria dos jogos feitos com gráficos píxel-art, encontramos temas mais aventurescos e paisagens coloridas. Whisper Mountain Outbreak é a prova que esse estilo gráfico também pode ser usado para criar ambientes aterrorizantes, intimidadores e cheios de violência explicita. Toda criatividade do jogo é voltada para criar um clima de tensão sobre o jogador, com muitos detalhes e cores escuras, criando um clima de filme de terror pixelado.

A ambientação coloca o jogador em diversos locais, você terá de explorar desde um hospital até uma área residencial. Essas locações são muito bem detalhadas, com diversas salas e ambientes para explorar, além de oferecerem alguns quebra-cabeças, usados tanto para concluírem sua missão, ou darem acesso a salas com suprimentos que fazem sua missão ficar um pouco mais fácil. A câmera isométrica ajuda o jogador a ter uma visão completa da sala, mas ainda, sim, ela também pode ser um fator irritante, que colabora com a dificuldade do jogo.

Você estará constantemente em áreas escuras, onde será atacado e terá de movimentar a câmera enquanto revida, foge e desvia dos objetos espalhados. Os ambientes são ricamente detalhados, com cadeiras, vasos, máquinas, etc. Você não pode sair pulando as coisas, isso dificulta muito quando você está tentando se livrar de um monstro qualquer, caso a câmera esteja em uma posição desfavorável, você muito provavelmente ficará preso.

Como um jogo de terror, Whisper Mountain Outbreak tem ambientes que não privilegiam a luz, isso faz parte do contexto da narrativa. Entretanto, alguns desses ambientes são bem escuros, isso pode atrapalhar o jogador menos atento, principalmente na hora de coletar itens e se livrar de obstáculos em uma fuga. Isso poderia ser resolvido com uma configuração de brilho, mas esse recurso não está disponível, infelizmente. Vale ressaltar que Whisper Mountain Outbreak está perfeitamente jogável no Steam Deck.

Entretanto, jogar em dispositivos móveis pode ser um problema, devido à riqueza de detalhes e os ambientes escuros. Como você está jogando em uma tela menor, os itens podem passar desapercebidos e caso esteja jogando em um ambiente mais iluminado, as coisas ficam ainda mais complicadas. De qualquer forma, o jogo fica muito bonito na tela do Steam Deck.

Quando tudo funciona bem, até dar errado

Assim que você inicia Whisper Mountain Outbreak, você estará em uma base, onde poderá se preparar para sair e cumprir sua missão, assim que escolher a profissão do seu personagem. Para deixar as coisas mais emocionantes, as três profissões disponíveis a cada partida são dispostas de maneira aleatória. Essas profissões possuem armas e habilidades distintas, saber escolher a profissão pode fazer toda diferença conforme você avança no jogo. Se estiver jogando no modo multijogador, cada um terá de escolher sua profissão.

O jogo conta com um sistema de gerenciamento e criação de itens. Você coletará recursos durante as partidas e na base, poderá criar munições, armas e suprimentos de vida. Ademais, o processo é bem simples e intuitivo, além disso, você poderá guardar seus itens em um baú no melhor estilo Resident Evil. Após sair para uma missão, você só retornará após cumprir seus objetivos, cada missão tem itens únicos para serem saqueados, bem como armas, inimigos e quebra-cabeças.

No caso dos quebra-cabeças, eles podem ser confusos, principalmente se o jogador não estivar familiarizado com o gênero. Senti falta de alguma dica que prepare o jogador. Ainda que não sejam complexos, o jogador mais casual pode se sentir desmotivado ao se deparar com um enigma cujo qual nunca foi mencionado no jogo. Você não pode usar o inventário ou solucionar o jogo livre dos inimigos, qualquer interação mantém a ameaça constante. Se você abrir o inventário durante um combate para se curar, muito provavelmente será atacado.

Essas mecânicas foram desenvolvidas para o jogo multiplayer. Quando um jogador está resolvendo um quebra-cabeça ou se curando, os outros jogadores devem protegê-lo, criando possibilidades e estratégias diferentes, já sozinho, as coisas ficam mais complicadas. Inicialmente, você terá um inventário muito limitado, tendo que gerenciar tudo com muita precisão, pois alguns itens são obrigatórios para que você abra uma porta, carregue um fusível ou gemas parar abrir um portão.

As opções de itens de consumo e armas são generosas, você terá itens de cura, tônicos, bem como granadas e escopetas, metralhadoras e mais. Entretanto, boa parte das suas ações consumiram sua barra de estamina, você não pode continuar atacando os inimigos ou correndo infinitamente, pois sua barra de estamina esvaziará e você ficará alguns segundos vulnerável. Os controles em alguns momentos são truncados, direcionar o personagem, movimentar a câmera enquanto ataca ou foge, pode ser um pouco complicado. Em alguns casos, a câmera não ajuda e isso é algo irritante, principalmente quando você sofre algum dano, a sensação que tive é que ela faz parte do processo para dificultar sua vida no jogo.

Cada corrida em Whisper Mountain Outbreak é uma aventura de sobrevivência diferente, pois além de ter de lidar com as profissões mudam a cada corrida, os mapas são randômicos. Ainda que eles sejam familiares, você iniciará em um ponto diferente e os itens também vão estar em pontos diferentes. No modo multiplayer, os itens também são randômicos, ainda que você esteja jogando no mesmo mapa que seu(s) amigo(s), vocês não estarão vendo o mesmo item, mesmo que ele esteja no mesmo local do mapa para ambos.

Sobre a campanha solo, a falta de um modo de salvamento é um problema considerável, e pode afastar boa parte dos jogadores. Não poder salvar seu progresso após passar horas jogando é algo impensado para os jogadores atualmente, pois você pode querer parar de jogar a qualquer momento, e se isso acontecer, você perderá seu progresso. Outro fator problemático é que a desenvolvedora não deixa explicito que o jogo não tem um modo de salvamento, eu mesmo só fui notar a ausência do recurso após duas ou três corridas.

A falta de um modo de salvamento faz a diversão Whisper Mountain Outbreak quase que desaparecer após algumas campanhas, pois terminar todos os mapas em somente uma corrida exige horas de gameplay. Alguns mapas são complexos e como são randômicos, não poder salvar seu progresso é extremamente frustrante.

Whisper Mountain Outbreak — Vale a Pena?

A qualidade e criatividade de Whisper Mountain Outbreak salta aos olhos e fica evidente nos primeiros minutos de jogo, revelando uma gameplay divertida e com a dose de violência e tensão certa. Inserir hordas no jogo foi uma das melhores sacadas da gameplay, por manter o jogador em constante atenção na busca por suprimentos e itens que além de preparar para o próximo ataque, leve o você ao fim da missão. O sistema cooperativo multiplayer funciona muito bem, principalmente quando trabalhar em cooperação tornam as coisas mais fáceis. O sistema de recompensa desse modo é evidente.

Whisper Mountain Outbreak seria um game acima da média, por ser balanceado em termos gráficos, jogabilidade, gameplay e recursos, mas tudo deixa de ser divertido quando você não pode salvar seu progresso, mesmo no modo solo. Ainda que estejamos analisando e jogando Whisper Mountain Outbreak no Acesso Antecipado, não poder salvar seu progresso é frustrante e limita muito a diversão a médio/longo prazo, esse é um recurso que deve ser implementado o mais rápido possível.

60
Whisper Mountain Outbreak

Bom

Whisper Mountain Outbreak tem todos os fatores que tornam um jogo divertido, bons gráficos, uma jogabilidade intuitiva, bem como uma série de recursos para manter o jogador interessado. A gameplay cativa pela tensão e o modo multijogador é recompensante. Entretanto, tudo se esvai quando você nao pode salvar seu progresso, uma pena.

Pontos positivos.

  • Gráficos detalhados
  • Clima de tensão constante
  • Modo multiplayer divertido

Pontos negativos.

  • Não poder salvar seu progresso
  • Câmera pode atrapalhar em alguns momentos
  • Falta de balanceamento nos mapas
— Jogo foi avaliado mediante cópia cedida pela Keymailer

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

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