Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
NotíciasDestaquePC

Theropods | PREVIEW

Uma suave e desafiadora aventura point-and-click

Combinando diversos aspectos divertidos, com diversos quebra-cabeças e uma narrativa voltada para a época dos dinossauros, Theropods é um game point-and-click, com uma história cinematográfica e gráficos píxel-art. O jogo está previsto para chegar no final de 2025, entretanto, ganhou uma demo que revela um pouco do que encontraremos quando a versão definitiva chegar. Confira abaixo nossas impressões e o que a desenvolvedora Lost Token em parceria com a publicadora Dionous Games está preparando.

Uma narrativa desafiadoramente lúdica

A primeira vista, você pode imaginar Theropods como um jogo infantil, principalmente devido aos gráficos pixelados e vividamente coloridos. Mas não se deixe enganar, a introdução já evidencia que você está em uma época cheia de desafios e que cada um deles é a diferença entre viver ou morrer, não importando se você é apenas uma criança. Após o trágico acontecimento, o jogo começa de fato, em um acampamento, onde você começará sua vida e desafios de fato.

Os gráficos desenhados a mão são muito bem feitos, e o estilo pixelado ressalta ainda mais o trabalho manual. As animações são expressivas e conseguem passar de maneira efetiva todas as emoções do jogo, sejam em momentos de descontração ou os de tensão, como em uma caçada, por exemplo. A introdução já evidencia a qualidade gráfica e as sensações que ela passa devido a isso.

As cores foram bem escolhidas, conseguindo transmitir a sensação de poucas variações, como provavelmente era naquela época. Os tons são basicamente variações de verde e laranja, com outros tons que ressaltam a ambientação noturna, misteriosa e ameaçadora das situações que você viverá. O ponto negativo fica por conta da interação com os objetos, pois notar com o que você deve interagir, em muitos casos, pode ser difícil. A única referência com o que você deve interagir é a mudança de cor ao passar o cursor sobre ele, a inserção de algo que evidencie esse pontos de interação pode auxiliar os jogadores mais desatentos.

Ainda que o game seja basicamente um jogo 2D com variações verticais, os gráficos fazem um bom uso do parallax, técnica que cria uma ilusão de profundidade em cenas 2D, onde elementos em segundo plano se movem mais lentamente do que os elementos em primeiro plano. A diferença de velocidade nos planos foi bem aplicada, bem como as paisagens.

Um jogo que vai além dos diálogos

A desenvolvedora conseguiu criar um game com uma ambientação muito interessante, mantendo aspectos que nos remetem a idade em que o jogo se passa. Com a ausência de diálogos, sejam falados ou escritos, nenhum dos personagens pode se comunicar para além dos gestos. Isso faz com que o jogador precise manter a atenção estritamente nos personagens, pois não haverá nenhum tipo de dica além deles para que você resolva os quebra-cabeças.

Você poderá se movimentar livremente, usando o cursor e a clássica jogabilidade aponte e clique. Mesmo jogando com controles, você terá de agir como se estivesse com o teclado e mouse. Não notei nenhuma diferença em ambos os casos, com o cursor se movimentando de maneira suave e visível na maioria do tempo. A ressalva fica para os controles em PCs portáteis, eles podem precisar de algum ajuste devido à disposição dos comandos, ao menos, essa foi minha sensação no SteamDeck.

Explorando as áreas do jogo, você estará limitado, conseguindo avançar quando conseguir solucionar os quebra-cabeças dessa área. Essas situações podem variar bastante, exigindo que você verifique tudo na tela, principalmente devido ao motivo que citamos anteriormente, alguns elementos de correlação pode passar desapercebidos mesmo quando você passa o cursor sobre eles.

Como você está limitado a uma área de interação, e só poderá avançar após a conclusão do quebra-cabeça da área, o jogador pode se sentir entediado caso não consiga avançar. Essa sensação é potencializada pela falta de diálogos, ou seja, se você não compreender a mecânica para solucionar determinado quebra-cabeça, não há o que você possa fazer além de refazer seus passos até conseguir a solução, isso pode ser primitivo, mas acho que a ideia é essa mesmo.

Theropods — O que esperar

Com uma jogabilidade suave e uma maneira quase lúdica de apresentar a narrativa, Theropods é um jogo com elementos gráficos, sonoros e narrativos originais, o que por si só já mereça que você de uma chance ao jogo. A expectativa para o lançamento completo é positiva e deve agradar a qualquer jogador que procure por uma experiência original. A data prevista de lançamento de Theropods é para o 4º trimestre de 2025.

A Demo de Theropods foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita através da Keymailer.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo