Prepare-se para embarcar em uma aventura incrível pela mitologia chinesa. O sétimo jogo da franquia The Legend of Sword and Fairy veio repleto de novidades para conquistar um novo público. Será que a Softstar conseguiu o que era preciso para agradar ao público ocidental? É o que veremos ao logo da nossa análise.
- Jogo: Sword and Fairy: Together Forever
- Desenvolvedora: Softstar
- Publicadora: Eastasiasoft
- Lançamento: 04 de agosto de 2022
- Número de Jogadores: Single-Player
- Gênero: Action-RPG
- Plataformas: PS4, PS5, PC
- Site Oficial: Aqui
Da China para o Mundo
Aqui no Ocidente, muitas vezes ficamos limitados com relação a jogos e franquias do Oriente. Muitos de seus estúdios desenvolvem jogos considerados de nicho, voltados unicamente para os gostos do público de lá, e acabam por não ter o empenho ou a verba necessários para trazer essas séries ao Ocidente. A franquia The Legend of Sword and Fairy estreou em 1995, lá em Taiwan, e foi desenvolvida pelo estúdio de Taiwan, Softstar, para PC, MS-DOS e Sega Saturn. Desde então, a saga recebeu diversos jogos, incluindo uma continuação direta do 3 e uma prequela do 5, além de uma série televisiva. A série nunca tinha conseguido sair da China, até que a Eastasiasoft conseguiu os direitos de publicação do game no Ocidente. O primeiro jogo a conseguir vir ao Ocidente foi o jogo anterior a esse, o The Legend of Sword and Fairy 6, que lançou inicialmente em 2015 por lá para PC, e em 2017 no Ocidente. Uma versão para PS4 foi lançada em 2019, com lançamento simultâneo na China e aqui no Ocidente pela primeira vez na história da franquia.
Já esse jogo sendo avaliado, The Legend of Sword and Fairy 7, foi lançado em outubro de 2021 para PC, com apenas uma semana de diferença entre a versão chinesa e a versão ocidental. Agora, em 04 de agosto de 2022, o game chega ao Playstation 4, mais uma vez em lançamento simultâneo em todo o mundo. Para que todos não se confundissem ao ver o 7 no título e não entendesse nada (o que é comum em jogos trazidos para cá já tardiamente), o game foi renomeado como Sword and Fairy: Together Forever. Mas por dentro do jogo, ainda está escrito The Legend of Sword and Fairy 7.

Apresentação Quase Impecável
Os gráficos do game foram bem refinados, e pode-se perceber um grande capricho estético, principalmente nas cutscenes. É claro que não chega a se igualar aos grandes jogos de alto orçamento, mas é de se notar uma boa qualidade gráfica de modo geral. Os cenários são amplos, diversificados, muito bem detalhados e esbanjam charme e elegância. Uma coisa posso afirmar: não se sentirá entediado com o mundo à sua volta tão cedo. Sempre irá querer ver o próximo cenário lindíssimo que lhe aguarda na próxima esquina. Além disso, as cenas de luta do jogo são ótimas, de tirar o fôlego, e não devem nada para as grandes cenas de luta dos RPGs atuais do mercado.
Em contrapartida, detalhes das feições e da animação dos vários personagens poderiam ser melhores. A aparência lembra bonecos de cera em diversos momentos, e a animação parece estranha e pouco convincente durante as conversas. Poderia ter recebido uma atenção maior nesse aspecto. A qualidade das animações melhora drasticamente durante as cutscenes, que é quando o jogo esbanja capricho e qualidade gráfica. O jogo não chega a ficar feio, ele como um todo parece deslumbrante em diversos momentos, e muito disso se deve pela parte artística. Explorando muito bem a mitologia chinesa, o lado fantástico do jogo é muito bem trabalhado e misturado ao realismo do mundo real. Poderá fazer um bom proveito do excelente modo de fotografia do jogo e tirar muitas e muitas fotos lindas.
A trilha sonora do jogo também é absurdamente bela, orquestrada em alta qualidade e um dos pontos mais altos do game. Cada composição é mais impactante, bela e épica do que a anterior. Cada uma transporta o jogador para um mundo fantástico. Todas as músicas podem ser escutadas a qualquer momento em um menu interno do jogo, e valem a pena, pois transbordam de valor cultural, com valor estético acentuado que denota a personalidade de cada personagem para o qual aquela música em específico foi composta.
Vale mencionar que o jogo possui dublagem apenas em chinês mesmo, e legendas em chinês, japonês e inglês. Se não for muito bom pelo menos no inglês, não vai entender bulhufas do que está acontecendo.

Porta de Entrada da Franquia… Será?
Pode parecer um pouco intimidante começar uma franquia pelo sétimo jogo, é verdade. Mas Sword and Fairy: Together Forever faz um excelente trabalho em não deixar o jogador perdido, até porque a ideia do jogo é justamente servir como uma porta de entrada para milhares de novos jogadores que nunca ouviram falar da franquia. A história do jogo se passa vários anos após Sword and Fairy 6, e é uma história nova, mas não completamente independente, uma vez que diversos fatos que ocorrem no jogo decorrem de ações realizadas em jogos anteriores da franquia.
Eu mesmo nunca joguei um jogo da franquia chinesa Sword and Fairy. Pensando em jogadores como eu, a Softstar incluiu no jogo uma extensa biblioteca de textos e imagens que explicam com mais detalhes a mitologia chinesa e como ela influencia o mundo fantástico do jogo. É preciso conhecer um pouco mais o que os chineses entendem por deuses, demônios, entidades e monstros, e o jogo explica razoavelmente como tudo funciona para que o jogador não fique perdido nos termos específicos da mitologia.

Muita Ação entre Humanos e Entidades
Sword and Fairy: Together Forever é um RPG de ação ambientado em um mundo semi-aberto amplamente explorável. Enfrentará diversos inimigos enquanto explora cenários belíssimos e paisagens deslumbrantes ambientadas na mitologia chinesa. Como todo RPG moderno, pode esperar por conhecer vários personagens, e ver longas cenas com muitos diálogos. A história do jogo é o ponto forte, com muitos personagens ricos em personalidade e com histórias individuais interessantes. A história é bem narrada em longas cutscenes, mas tem muito a se descobrir fora da rota principal. Caso queira aprender mais sobre a história do jogo, ou sobre mitologia chinesa de modo geral, há vários textos e livros dentro do jogo que lhe deixarão profundamente imersos nesse universo.
Os cenários são vastos e repletos de inimigos, e as cidades são repletas de pessoas com quem pode interagir ou apenas conversar. Cada NPC possui algo interessante a dizer, vale a pena conversar com todos. Também há atividades extras e minigames que pode participar, tudo geralmente facilmente identificado no mapa. Há vários elementos culturais e mitológicos a se aprender, mas nada que chegue a assustar um jogador já acostumado a jogar RPGs japoneses, também fortemente influenciados pela cultura.
O jogo possui uma série de missões secundárias que são facilmente identificadas no mapa. Além de renderem diversos itens e benefícios, as missões também servem para situar o jogador dentro do universo estabelecido pelo jogo, pois muitas vezes demonstram costumes típicos chineses ou citam relações entre entidades e cultos. Na prática, diversas dessas missões secundárias são apenas ir buscar algo e voltar ou ir falar com alguém e voltar, o que pode vir a ser cansativo, mas sempre dá para aprender alguma coisa nova.

Trama e Personagens
O que é um RPG sem seus personagens, não é mesmo? E o time de personagens de Sword and Fairy: Together Forever não deixa a dever para nenhum outro RPG atual.
A protagonista principal é a belíssima Yue Qinshu, a discípula mais velha e descendente de um grupo de guerreiros místicos, domadores de espíritos celestiais que dedicam suas vidas a enfrentar demônios e proteger as pessoas. Acompanhada inseparavelmente pelo adorável espírito em forma de pássaro Qiaoling, o destino do mundo caberá em suas mãos.
Logo conhecerá também Xiu Wu, um deus guerreiro em forma humana que serve diretamente ao deus da lei, Aoxu, e viaja entre os mundos à procura de demônios poderosos para matar. O caminho de Qinshu e de Mu se cruzam de maneira inesperada, e seus destinos se entrelaçam de forma inseparável. Ambos precisarão trabalhar juntos para libertar o mundo de uma perigosa profecia catastrófica.
Com tempo, novos personagens se juntarão à história. Pode esperar uma trama envolvente e muito bem amarrada repleta de mistério e de reviravoltas.

Uma Nova Jogabilidade
Como já foi dito anteriormente, os jogos anteriores da franquia Sword and Fairy tinham o sistema de combate por turnos. Mas desde o jogo anterior, a franquia se adaptou para um sistema de jogabilidade completamente novo e mais desafiador: ação em tempo real. O sistema de combate lembra o conhecido sistema de outros RPGs de ação, como Nier Automata, por exemplo, mas menos frenético. Usará combos simples, que alternam golpes fracos com golpes fortes, e usará poderes especiais que gastam MP. Contra múltiplos inimigos, terá de fazer uso inteligente da esquiva e tentar realizar aparos perfeitos para obter vantagem contra os oponentes.
As lutas contra chefes, como deve imaginar, são o ponto alto do combate. Os chefes irão exigir bons reflexos e o uso correto das habilidades. de cada personagem. Cada personagem possui uma variedade de golpes únicos, e aprenderá novos golpes e novos combos conforme evolui o personagem, ou melhor, evolui seu espírito. O jogo nunca chega a ser realmente muito difícil, apenas levemente desafiador. Talvez morra algumas vezes, mas é apenas uma questão de aprender o padrão de ataques do chefe, é sempre simples de se prever os ataques. O jogo possui uma curva de aprendizado um pouco íngreme, mas nada que chegue perto de ser tão desafiador quanto um Soulslike, por exemplo.
Vencendo batalhas, os personagens ganham experiência e evoluem de nível, como na maioria dos RPGs. A Qinshu possui seus próprios atributos pessoais, que ainda podem ser incrementados por meio de equipamentos e acessórios. Irá obter novos equipamentos e acessórios matando inimigos, explorando e completando missões secundárias. A força da protagonista também vem da força do seu espírito guardião, representado pela Qiaoling, que pode ser alimentado com frutas espirituais para aumentar sua força e fortalecê-la para ajudar Qinshu nas batalhas com poderes maiores e mais poderosos. Além disso, para continuar fortalecendo seu personagem, o jogador pode aprimorar as armas, comprar habilidades, cozinhar receitas poderosas e fabricar itens.
Mas não passará o tempo todo lutando. Explorar os cenários envolve muitas vezes saltar e escalar, movimentos que não foram tão bem pensados quando os movimentos de luta. Escalar alguns cenários parece muito truncado, e a distância do salto não é muito intuitivo. Fica complicado realizar alguns saltos mais complicados principalmente por problemas de câmera. Há desafios específicos dentro do jogo, que obrigam o jogador a ir rapidamente de um lugar a outro, geralmente envolvendo uma série de saltos, e esses momentos são mais complicados do que deveriam ser por causa da imprecisão dos saltos.

Sword and Fairy: Together Forever – Vale a Pena?
Sword and Fairy: Together Forever foi uma grata surpresa para mim, sem dúvidas a maior surpresa do ano. O jogo é muito mais impactante do que eu imaginava. Recomendo fortemente para os fãs de RPG em busca por conhecerem um universo novo e único, não irão se arrepender. Essa franquia de 27 anos ainda consegue se reinventar e se manter moderno em um mercado competitivo. Não deixe esse excelente jogo chinês passar desapercebido.
Sword and Fairy: Together Forever foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Eastasiasoft – Agradecemos a cordialidade!
Confira também nossos outros reviews.
Sword and Fairy: Together Forever
Gráficos - 90%
Jogabilidade - 85%
Diversão - 95%
Som - 100%
Dificuldade - 85%
Fator Replay - 85%
90%
Sword and Fairy: Together Forever foi uma grata surpresa para mim, sem dúvidas a maior surpresa do ano. O jogo é muito mais impactante do que eu imaginava. Recomendo fortemente para os fãs de RPG em busca por conhecerem um universo novo e único, não irão se arrepender. Essa franquia de 27 anos ainda consegue se reinventar e se manter moderno em um mercado competitivo. Não deixe esse excelente jogo chinês passar desapercebido.