Ao mesmo tempo, em que o gênero visual novel é reservado a um público bem específico, os jogos voltados para esse público andariam uma legião de fãs extremamente fiéis, e devido a isso, jogos do gênero são lançados constantemente. Esse é o caso da tradicional franquia Steam Prision, que acaba de ganhar um novo lançamento. Steam Prison: Beyond the Steam continua a história da franquia, com boas surpresas, como veremos abaixo. Confira!
- Jogo: Steam Prision: Beyond the Steam
- Desenvolvedora: HuneX
- Publicadora: MangaGamer
- Lançamento: 27 de novembro de 2024
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Novel/Aventura/Otome
- Plataformas: Steam
- Site Oficial: Steam
Entre Reis e conflitos
A história dessa aventura se passa dois anos após o “Grand Ending” que acontece no Steam Prison original. Após os acontecimentos anteriores referentes a Ulrik, nosso grupo chega à nova terra de Cainabel, onde encontram dois reis. É nesse momento que nos situamos e que a história se desenrola.
As histórias de Ulrik, Adage e Fin acontecem ao lado do rei mais jovem Jevite nesta terra estranha. Enquanto isso, Eltcreed, Ines e Yune abrem caminho para o futuro de Cainabel com o rei mais velho Jereme. Você pode aproveitar este episódio e seus finais de dois pontos de vista, dependendo de qual membro do grupo a heroína viaja.
Steam Prison: Beyond the Steam é dividido em duas histórias, e mesmo que façam parte do mesmo jogo, eles possuem acontecimentos isolados. Caso você, assim como eu, não tenha jogado o game anterior, não se preocupe no que diz respeito ao entendimento da história. A desenvolvedora foi generosa e colocou uma pequena introdução que situa o jogador na história do game anterior, revelando os pontos mais importantes, tornando a história mais compreensiva para novos jogadores.
A história de Cainabel começa no Grand Ending no jogo original, apresentando dois novos personagens, cada um com seu próprio final! Não só isso, mas você pode se envolver com cada personagem no final de sua rota…?! Condenada às Profundezas, nossa heroína forja um novo caminho em Uma Nova Teoria.
A história gira em torno de Sachsen, o líder obstinado dos HOUNDS.
Você pode escolher várias rotas em ambas histórias, tornando o jogo mais diversificado, mas quem conhece games do gênero, sabe que tal possibilidade é tão comum que nem pode contar como ponto positivo. Além disso, temos alguns minijogos durante a narrativa, mas ainda que você participe deles, eu não notei diferenças ou recompensas relevantes por participar deles. A impressão que fica é que esses jogos servem como uma distração para o jogador, mas sem muito sentido, pois não temos mudanças no resultado.
Para quem curte uma boa investigação, essa nova entrada tem muito a oferecer. Essa possibilidade foi implementada sobre a narrativa de Cainabel, mostrando uma particularidade bastante interessante de ser explorada. Entretanto, talvez essas novas features da história não satisfaça o jogador mais exigente, pois enquanto oferece algumas novas possibilidades, Steam Prision: Beyond the Steam não consegue empolgar na narrativa, ficando apenas em uma história morna com poucos benefícios para envolver o jogador, seja durante ou no pós-jogo.
Sonoramente falando, o jogo tem belas músicas e efeitos sonoros, dando um destaque a direção artística, principalmente nos momentos mais dramáticos ou emocionantes. Infelizmente o jogo não tem dublagem para Português brasileiro, por outro lado, está perfeitamente jogável no Steam Deck, sendo uma boa opção para quem gosta de jogar um novel durante aquela viagem de fim de ano, seja no carro, aeroporto ou no hotel.
Steam Prision: Beyond the Steam — Vale a Pena?
Avaliar games do gênero Novel não é uma tarefa fácil, pois muito do jogo se baseia na narrativa, é falar sobre ela sem revelar muito do jogo não é fácil. De qualquer forma, Steam Prision: Beyond the Steam é um jogo que agradará essencialmente fãs da franquia que acompanham fielmente os lançamentos. A inserção de uma introdução a história é um ponto positivo e mantém o jogador que não teve contato com o gama anterior por dentro da narrativa atual.
Com poucas novidades e uma narrativa sem muitas aberturas para o jogador desenvolver novos caminhos, o jogo acaba ficando repetitivo. Os jogo tem momentos divertidos, principalmente quando entramos nos minijogos. Ademais disso, o jogo parece ser curto, principalmente por não trazer grandes mudanças ou sequer agraciar o jogador com um pós-jogo generoso. No final, Steam Prision: Beyond the Steam é um jogo que apenas existe para agradar os fãs mais dedicados, passando desapercebido para a maioria dos jogadores.
Steam Prision: Beyond the Steam foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita fornecida pela Keymailer.
Steam Prision: Beyond the Steam | REVIEW
Gráficos - 7
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 6.5
Som - 7
Dificuldade - 6.5
Fator Replay - 6.5
6.7
Bom
Oferecendo duas visões da mesma história, Steam Prision: Beyond the Steam promete ampliar os acontecimentos do jogo anterior, oferecendo, dentre poucas novidades, um mini-game que é o principal destaque do jogo. Ademais, o jogo agrega pouco e deve agradar os fãs mais devotos da franquia e do gênero.